PSA Peugeot Citroën acelera sua estratégia para veículos elétricos
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PSA Peugeot Citroën acelera sua estratégia para veículos elétricos

A PSA Peugeot Citroën acelera seus projetos de desenvolvimento de propulsão elétrica baseando-se em parcerias específicas. O objetivo é propor uma primeira oferta de veículos elétricos Peugeot a partir do final de 2010

Fonte: Imprensa PSA Peugeot Citroën

Como parte dessa estratégia, um novo acordo de colaboração foi assinado com a Mitsubishi em 2 de março de 2009. As duas montadoras procederão ao desenvolvimento conjunto de um veículo elétrico para a Europa, baseado no i MiEV da MMC. Esse veículo será vendido com a marca Peugeot, paralelamente com o modelo europeu do i MiEV comercializado pela Mitsubishi. Ademais, a Citroën tem em vista conceitos inovadores de veículos elétricos, como demonstrado pelo carro-conceito C-Cactus elétrico.

Antes disso, em março de 2008, a PSA Peugeot Citroën havia decidido participar, juntamente com seu parceiro Venturi, na licitação dos Correios da França (La Poste) para um mercado piloto de 500 veículos elétricos para uso específico. Foi proposto o veículo Citroën Berlingo First elétrico, atualmente em fase de avaliação pelos Correios franceses.

Além disso, o Grupo concluiu com a EDF, em outubro de 2008, uma parceria sobre as tecnologias de baterias, os sistemas de carga e a interface veículo-infraestrutura assim como a definição dos modelos econômicos associados.

Em complemento, o Grupo orienta sua pesquisa para o desenvolvimento de um veículo elétrico polivalente de tipo híbrido « plug-in ». Trata-se de um veículo elétrico do qual se retira uma parte das baterias para permitir a inclusão de um pequeno motor térmico de baixo consumo. Sua autonomia elétrica será de cerca de 50 km, compatível com quase todas as utilizações
quotidianas e com a possibilidade de recarga do veículo quando o mesmo estiver parado (trabalho, domicílio, estacionamentos, centros comerciais).

Esse tipo de veículo híbrido « plug-in » proporcionará uma utilização polivalente incomparável graças ao emprego do motor térmico complementar nas distâncias mais longas. Essa solução tem o mérito de eliminar não apenas os problemas de autonomia do veículo elétrico puro, mas também aqueles relacionados com o tempo de recarga da bateria ou com a existência
de uma rede de pontos de recarga.

Paralelamente com essa estratégia de veículos elétricos, a PSA Peugeot Citroën confirma suas opções prioritárias voltadas para tecnologias promissoras, como o sistema Stop & Start de 2a geração que equipará em larga medida seus veículos a partir de 2010 e o desenvolvimento de veículos híbridos a diesel, com vários modelos Peugeot e Citroën, especialmente os futuros Citroën DS5 HYbrid4 e Peugeot 3008 HYbrid4, com lançamento previsto para 2011.

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