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MOTOR HÍBRIDO DIESEL-ELÉTRICO: QUANDO O PARA-E-ANDA DA CIDADE VIRA UMA FONTE DE ENERGIA
A Iveco já vende caminhões híbridos na Europa. A Coca-Cola e a Fedex são algumas das empresas usuárias do sistema, que une a eficiência de um motor diesel ao inteligente uso de um gerador-acumulador elétrico, que recupera energia cinética das freadas (um sistema muito similar ao KERS popularizado pela Fórmula 1). Na FENATRAN 2009, a Iveco apresenta um conjunto motor híbrido diesel-elétrico para melhor demonstrar a operacionalidade do sistema. E para apresentar mais uma alternativa sustentável ao transportador que carrega a redução no consumo de óleo diesel e a preocupação ambiental em seu DNA.
O conjunto motor híbrido exposto na FENATRAN 2009 é formado por um motor Iveco-FPT F1A de 115 cv, acoplado a uma caixa automatizada ZF Agile, entre os quais está instalado um gerador-acumulador elétrico. Esse equipamento tem duas funções: enquanto o motor diesel está em funcionamento, transforma a energia mecânica em energia elétrica para alimentar as baterias; por ocasião das frenagens, o conversor transforma a energia cinética em energia elétrica, mais uma vez alimentando as baterias.
Na prática, na cidade, o sistema funciona assim: ao sair da imobilidade, o veículo utiliza somente a energia elétrica. A partir de determinada velocidade, entra em funcionamento o motor diesel, que comanda a ação até que, forçado pelas circunstâncias do trânsito, o veículo pare novamente. O ciclo se repete indefinidamente ou até que haja eletricidade nas baterias.
Em testes que vêm sendo realizados pela Fedex com 10 furgões Iveco Daily híbridos em Milão e Turim (Itália), que utilizam o conjunto motor descrito acima, constatou-se uma redução média de 26,5% no consumo de óleo diesel, com consequência direta e proporcional na emissão de gases poluentes.
A Coca-Cola está testando em Bruxelas (Bélgica) uma versão híbrida do Iveco EuroCargo europeu, com um motor Iveco-FPT NEF de 6 cilindros e 160 cv, acoplado a um motor elétrico de 60 cv. As baterias de 1.9 são de lítio e íon, o que confere leveza e eficiência ao conjunto. O câmbio é automático de 6 marchas. Similarmente ao Iveco Daily da Fedex, o Iveco EuroCargo da Coca-Cola sai da imobilidade com o motor elétrico – que também ajuda nas acelerações e subidas – e o sistema de freios é regenerativo. A expectativa é reduzir em até 30% o consumo de diesel e as emissões de poluentes durante o teste.
Um veículo dotado de motor híbrido tem uma fundamental vantagem prática sobre o modelo que usa apenas o motor elétrico: maior autonomia de circulação. O veículo exclusivamente elétrico tem seu alcance limitado à duração da carga nas baterias e não é em todo lugar que o motorista encontra uma tomada disponível para a recarga (como se virar numa estrada, por exemplo). Já o híbrido, como um carro flex, pode usar o diesel e a eletricidade de forma combinada e circular mesmo com a bateria descarregada e sem restrição de quilometragem (desde que haja óleo diesel no tanque).