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Fábrica da Volkswagen do Brasil em São Bernardo do Campo completa 50 anos

Presidente Juscelino Kubitscheck acena a trabalhadores da Volkswagen na inauguração da fábrica, sendo conduzido pelo presidente da Volkswagen do Brasil na época, F. W. Schultz-Wenk, ao lado do então diretor mundial da empresa, Prof. Dr. Heinz Nordhof

Texto e Fotos: Imprensa Volkswagen

A fábrica da Volkswagen do Brasil em São Bernardo do Campo (SP) completou na última quarta-feira (18/11) aniversário de 50 anos. Com mais de 11 milhões de veículos produzidos (o equivalente a um terço da frota circulante do Brasil), a fábrica é o maior ícone da indústria automotiva brasileira. Ao inaugurar a unidade, em 1959, o então presidente Juscelino Kubitscheck anunciou o nascimento de um Brasil moderno e industrializado.

Responsável por 60% da produção da Volkswagen do Brasil, a fábrica da Anchieta ajudou a construir a imagem da marca no País, com a introdução de várias inovações o Brasil como a injeção eletrônica, os freios com sistema ABS e a tecnologia Total Flex, por exemplo.
“Ao longo dos anos, a primeira unidade industrial tem sido continuamente modernizada e renovada, posicionando-se entre as mais versáteis, produtivas e flexíveis do Grupo Volkswagen no mundo”, afirmou o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.
Com 12,5 mil colaboradores, operando em 3 turnos, a fábrica da Anchieta faz diariamente 1.300 veículos de 9 modelos diferentes: Novo Gol, Nova Saveiro cabine simples, Nova Saveiro cabine estendida, Polo, Polo Sedan, Gol G4, Parati, Kombi Furgão e Kombi Standart. Em seus 50 anos, a unidade produziu 22 modelos que marcaram época, como a “trabalhadora” Kombi, o “lendário” Fusca, o “inovador” Passat, o “luxuoso” Santana e o “esportivo” SP2.
Além de sede da Volkswagen do Brasil, a Anchieta abriga o primeiro centro tecnológico de criação de automóveis do Hemisfério Sul. Desde a década de 60, a unidade desenvolve veículos genuinamente brasileiros, com a melhor tecnologia automotiva. Em sua constante atualização tecnológica, a unidade recebeu em 2008 um avançado Centro de Realidade Virtual (VRC), onde são criados os novos veículos da marca dentro dos mais avançados processos de design e desenvolvimento.

Linha de produção do Fusca nos Anos 70

Já na sua construção, a Anchieta opera com respeito ao meio ambiente. A arquitetura da fábrica já previa, na década de 50, sistemas de retenção de óleo para a preservação do solo. Atualmente, com a certificação ISO 14.001, a unidade faz também a reciclagem de água e de resíduos industriais.

Por meio da Fundação Volkswagen, a empresa desenvolve vários projetos sociais em São Bernardo do Campo. As ações são focadas na qualidade da educação, no apoio às organizações sociais e na geração de emprego e renda.
Primeira fora da Alemanha

Nos últimos 10 anos, a Anchieta passou por duas grandes transformações, recebendo novas máquinas, tecnologias e processos de produção. A mais profunda mudança ocorreu no ano 2000, quando foram investidos R$ 2 bilhões para a produção do Polo e a fábrica passou a ser chamada de Nova Anchieta. Mais recentemente, em 2007, a unidade passou por mais uma renovação, recebendo a produção do Novo Gol e da Nova Saveiro.
A decisão de construir a fábrica Anchieta foi tomada logo depois do início das operações da Volkswagen do Brasil, em 1953, quando a empresa ainda ocupava um galpão alugado no Ipiranga, em São Paulo. Motivada pelo sucesso imediado da marca no País e pelos incentivos do governo brasileiro, a Volkswagen começou a construir ao lado da rodovia Anchieta a sua primeira fábrica fora da Alemanha em 1956.
O munícipio escolhido foi São Bernardo do Campo, por estar próximo do porto de Santos, que recebia as máquinas de produção vindas de navio da Alemanha, e da cidade de São Paulo, o maior mercado consumidor. Na época, já se previa um crescimento acelerado da indústria automotiva brasileira, da ordem de 10% ao ano. O então presidente da República Juscelino Kubitscheck havia sido eleito com a promessa de fazer o Brasil crescer “50 anos em 5”.
Foi o próprio Kubitscheck, fundador de Brasília, que inaugurou a fábrica Anchieta em 18 de novembro 1959, desfilando dentro da unidade, entre aos colaboradores, num Fusca conversível. Ao lado de Friedrich Wilhelm Schultz-Wenk, presidente da Volkswagen na época, ele foi o protagonista de uma das mais marcantes cenas da história da indústria no Brasil.
Centro de tecnologia

Além das atividades de estampagem, armação da carroceria, pintura e montagem final, as instalações da Anchieta também abrigam a única ferramentaria plena da América Latina, que desenvolve meios de produção para várias fábricas do Grupo Volkswagen.
No ponto mais alto do terreno da fábrica, está situado o primeiro centro de pesquisa, planejamento, design e desenvolvimento de veículos do Brasil, instalado nos anos 60. Na Anchieta, foram “inventados” os primeiros carros brasileiros, com a tecnologia mundial Volkswagen.

Moderna e flexível, a fábrica da Anchieta faz hoje 9 modelos diferentes

Foi também na Anchieta que os engenheiros da Volkswagen introduziram importantes inovações no Brasil como a injeção eletrônica, os freios com sistema ABS, a tecnologia Total Flex e o carro BlueMotion. Na unidade, foi implantado ainda o primeiro laboratório de crash-tests do País, em 1971.

O investimento tecnológico mais recente ocorreu em 2008, com a inaguração do avançado Centro de Realidade Virtual (VRC – 3D Virtual Reality Center), que permite a concepção e o desenvolvimento simulado de novos produtos em todos os seus detalhes por meio de tecnologia tridimensional.
Foco na sustentabilidade
Desde quando a fábrica Anchieta foi projetada, a Volkswagen já demonstrava cuidados com a preservação da natureza. As áreas com potencial de gerar algum impacto ambiental foram construídas no primeiro e no segundo andares, para que eventuais resíduos escorressem naturalmente para áreas de contenção ou por meio de tububações até a ETEI ( estação de tratamento de efluentes industriais), evitando assim a contaminação do solo.
Hoje a fábrica tem um sistema de tratamento e reutilização de água do processo industrial, trata o esgoto sanitário, utiliza gás natural para o sistema de aquecimento e adota medidas para prevenir a poluição do ar. Resíduos como borra de tinta, rebarbas e sobras de aço, paletes de madeira e papel são reciclados. A qualidade do Sistema de Gestão Ambiental da fábrica credenciou a Anchieta a receber o certificado ISO 14.001.
A Volkswagen é a maior empregadora e fonte de receita de São Bernardo do Campo. Além disso, a empresa desenvolve projetos sociais no município, como o “Programa Jovem Cidadão: Meu Primeiro Emprego”, que oferece estágio para estudantes carentes, e o “Costurando o Futuro”, por meio da Fundação Volkswagen, que proporciona trabalho e renda par mulhers da comunidade. Também por meio da instituição, a Volkswagen contribui para a melhoria do ensino público na cidade e patrocina projetos sociais.