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Audi lança dois novos modelos que vão de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos

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Seis segundos é muito ou pouco?
Texto e Fotos: Imprensa Audi

A resposta pode ser tão complexa quanto à própria relatividade do tempo. Depende de variantes como o referencial, a intenção e o objetivo que se pretende alcançar. Se a missão é acelerar de 0 a 100 km/h em no máximo seis segundos, a Audi tem o orgulho de apresentar dois bons motivos para turbinar a discussão: o Audi S3 Sportback e o novo TTS, versões Coupé e Roadster.

Ambos vêm equipados com o já consagrado motor 2.0 TSFI, mas com padrões de funcionamento e desempenho diferentes, de forma que o propulsor do S3 desenvolve 256 hp (259 CV) de potência, enquanto do TTS, ainda mais esportivo, chega a impressionantes 272 hp (275 CV) de força bruta.

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É só escolher a melhor forma de desfrutar do tempo com esportividade, estilo, conforto e sofisticação.

TTS Coupé e Roadster: os puros-sangues estão de volta
A dinastia TT, que há 10 anos surpreendeu o mercado com um verdadeiro ícone de design, esportividade e tecnologia, o Audi TT, volta à cena para apresentar a evolução da espécie: geração TTS, versões Coupé e Roadster (conversível). A essência dos modelos, que agora começam a ser vendidos no Brasil, com motorização 2.0 TFSI é oferecer uma experiência única em dirigibilidade esportiva. O prazer ao volante de um Audi TTS é reforçado pelos 272 cavalos de potência que, com auxílio do turbocompressor, fazem o bólido acelerar de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos na configuração coupé e 5,4 segundos na versão cabriolet.

Leandro Scatena Radomile, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Venda da Audi Brasil, sabe que tem em mãos uma jóia para poucos. O TTS chega para disputar o rarefeito segmento dos esportivos de alta performance. “É um automóvel de apelo puramente emocional, para exclusivistas. Nosso foco são os consumidores que gostam de esportividade nas retas e curvas, mas que não abrem mão do impacto do design” afirma.

O design do TTS se destaca pela silhueta encorpada, de ares um tanto agressivos. Volumes em proporções ideais e ângulos orgânicos, sem cantos vivos, emprestam ao esportivo TTS uma personalidade inconfundível e imponente. Destaque para as grandes entradas de ar no pára-choque dianteiro, denunciando a sede de desempenho do motor turbo FSI.

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A sutileza aparece em toques de refinamento como o filete cromado contornando a grade e os faróis bi-xenon com faixa horizontal e LEDs incorporados. Na lateral chamam atenção as rodas 18 polegadas esculpidas em alumínio.

A traseira musculosa e a generosa cobertura de vidro moldam o ângulo mais característico do conceito Audi de esportividade, reforçada pelas saídas de escape duplo e pelo spoiler. Trabalhando a serviço da aerodinâmica, o equipamento é do tipo retrátil, que se eleva automaticamente a partir de 120 km/h e se retrai suavemente quando a velocidade cai para 80 km/h. Por este conjunto equilibrado e bem resolvido o cupê TT, que origina este esportivo, já foi apontado como o carro mais bonito do mundo.

Um show de motor

Levando ao pé da letra o conceito Audi Vorsprung Durch Technik (Avanço Através da Tecnologia), o motor TFSI do Audi TTS combina os benefícios da injeção direta com a ação do turbocompressor. Com essa arquitetura, além do impressionante resultado de aceleração, os quatro cilindros em linha entregam torque máximo de 350 Nm, numa rotação entre 2.500 e 5.000 rpm. Tanto o Coupé quanto o Roadster são equipados com limitador de velocidade de 250 km/h.

Para equipar o TTS, o motor 2.0 passou por uma profunda reengenharia. Ganhou mais potência em relação à versão anterior, graças à reprogramação do gerenciamento eletrônico e a reforços e alterações no bloco do motor, no comando de válvulas, biela e pistões. Com essas mudanças o turbocompressor foi redimensionado para 1.2 bar, pressão suficiente para otimizar o fluxo na câmera de combustão. Apesar da performance tipicamente esportiva, durante toda a etapa de desenvolvimento do produto, o consumo de combustível e o sistema de escape mereceram atenção especial. A média de consumo combinado (cidade e estrada) do TTS Coupé é de 12,6 km por litro.

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Garantir o máximo proveito de todas as potencialidades do motor é uma das atribuições da transmissão selecionada para o Audi TTS, a S Tronic. Atuando com duas embreagens alternadamente, o sistema é perfeito para trabalhar em regime de alta rotação. São seis marchas de mudanças automáticas que podem ser trocadas também ao simples toque da alavanca do câmbio ou nos paddles no volante, como num carro de corrida.

Suspensão

Tanto desempenho pede uma estrutura de segurança e rigidez. A Audi escolheu a suspensão dianteira McPherson com braços triangulares para o TTS. O conjunto é feito em alumínio para reduzir a massa e o peso. A traseira Fourlink tem uma especial habilidade para lidar com as forças longitudinais e laterais separadamente. Todos os anéis são feitos com aço de alta resistência, enquanto os rolamentos foram modificados para enfatizar a rigidez do TTS.

Evitar a perda de potência na estrada é tarefa para outro item de série exclusivo dos modelos Audi: o sistema quattro® de tração, que faz o TTS retomar fôlego rapidamente e com maior estabilidade do que a maioria dos esportivos. Se necessário, a força pode ser redirecionada quase completamente das rodas dianteiras para as rodas traseiras em questão de milésimos de segundo.

Para suportar o alto torque produzido pelo motor TFSI, o TTS dispõe ainda do sistema magnetic ride nos amortecedores como item de série. A inteligência do módulo interpreta sinais de aceleração, da aerodinâmica e outras informações vindas do motor e então decide a viscosidade do fluido que vai dentro dos pistões para proporcionar um rodar mais macio ou mais rígido. O sistema também decide o melhor movimento para a suspensão, que pode ser rebaixada em até 10 mm, com o objetivo de proporcionar mais estabilidade e segurança em alta velocidade.

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Outro recurso de segurança vem do sistema de freio de alta performance com disco de 17 polegadas. Discos largos são usados tanto nas rodas dianteiras quanto traseira, sendo os discos dianteiros ventilados.

Toda essa tecnologia ganha mais significado quando combinada à carroceria do TTS. A construção híbrida conjuga o uso de aço e alumínio em proporções ideais para reduzir o peso total e aumentar a rigidez estrutural. O aço é usado na traseira, enquanto a frente é moldada em alumínio. Além disso, a melhor distribuição de carga nos eixos reduz o peso do conjunto.

Com essas características, a carroceria é uma das mais leves entre os esportivos, pesa apenas 206 quilos (versão Coupé) , sendo 140 kg de alumínio e 66 kg de aço. No caso do TTS Roadster, cujo corpo incorpora reforços especiais, o peso total é de 251 kg. Em números absolutos a relação peso/potência é vantajosa : a versão manual do Coupé pesa apenas 1,395 kg, ou 5,1 kg por cv, enquanto o Roadster tem 1,455 kg, sendo 5,4 kg por cv de potência.

As medidas também são bem apropriadas a um modelo que quer surpreender pelo alto desempenho e boa dirigibilidade. Tanto o Coupé quanto o Roadster medem 4,198 mm de comprimento e 1,842 mm de largura, e 1,345 mm de altura. O Roadster possui teto solar eletrohidraulico que abre e fecha em apenas 12 segundos, mesmo com o carro em movimento, sempre em velocidade inferior a 50 km/h. A capota incorpora um grande vidro traseiro e se fecha em forma de Z.

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Interior

No interior, os bancos dianteiros têm ajustes elétricos e vêm de série com acabamento em couro e Alcântara na cor preta, contrastando com a costura em prata.

O cockpit do TTS acomoda o motorista como uma célula de conforto e conveniência. É limpo, com design esportivo e com a qualidade de construção que a marca Audi inspira. O painel de instrumentos tem fundo cinza com ponteiros em branco, pedais de metal, painel em alumínio, e volante de desenho esportivo em couro.

O sistema de informação e assistente de viagem funcionam com display de alta-resolução e concentram todas as informações que o motorista necessita, incluindo até mesmo a função cronômetro, capaz de marcar os recordes de tempo nas pistas de corrida. O som Bose é item série.

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O porta malas tem capacidade de 250 litros. Os bancos traseiros dobráveis na versão Coupé, permitem aumentar a capacidade de carga de 290 para 700 litros.

10 anos do Audi TT – uma saga em alta velocidade
O lançamento da família TTS é um marco nos 100 anos da Audi: apresentado 10 anos atrás o Coupé TT foi rapidamente promovido à categoria de carro-ícone.

O protótipo fez sua avant premiere no Salão de Frankfurt em setembro de 1995 e roubou a cena, pelo design inovador e sofisticação dos materiais aplicados à sua construção. A nova receita para iniciar uma família de esportivos puro-sangue buscou inspiração nos fundamentos da Escola Bauhaus, ícone do design alemão para esculpir um autêntico clássico.

O Audi TT impressionou basicamente pelo estilo limpo, formas robustas, pela adoção de pneus grandes e por detalhes aparentemente simples, como a tampa do reservatório em alumínio. Com essas credenciais o TT causou furor no mercado e marcou o início de uma nova fase para a Audi, como a marca da inovação tecnológica. Algumas semanas depois, a versão Roadster apareceu no Tokyo Motor Show e também virou sensação. A produção em série do Audi Coupé começou em 1998. A do Roadster um ano depois.

A plataforma do Audi A3, numa versão mais compacta, mostrou-se a base ideal para o nascimento do carro. Sobre este chassi foi acomodado o motor 1.8, quatro cilindros, em duas diferentes versões: a básica 180 hp e a top 225 hp. A Audi expandiu a oferta em 2001, com outra versão do motor 1.8 de 150 cv, até disponibilizar em 2003, o motor 3.2 V6 de 250 hp, que podia ser combinado à transmissão S Tronic de embreagem dupla como opcional. A produção do Coupé do Roadster, nas primeiras versões do TT, terminaram em 2006 e 2007, respectivamente.

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Preço público sugerido: Audi TTS Coupé, R$ 283.750,00 e Audi TTS Roadster, R$ 299.000,00

Audi S3 Sportback une o melhor de dois mundos
Trazer de volta a mística da linha S, da Audi, e estabelecer novos referenciais de desempenho e tecnologia entre os compactos esportivos do mercado brasileiro. É a missão do S3 Sportback, versão cinco portas, que começa a ser vendido nos concessionários Audi ainda neste ano. Os 256 cv de potência fazem este Sportback atingir 250 km/h de velocidade máxima (controlada eletronicamente) e acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos, o novo referencial da categoria.

Tanto desempenho é destinado a um perfil de consumidor bastante específico: homens, de estilo de vida jovem, amantes de velocidade e de tecnologia. Além do diferencial de qualidade e do desempenho superior, o novo modelo tem preço de R$ 208 mil reais, uma excelente relação custo/benefício entre os concorrentes diretos.

Numa definição bem prática, o trabalho dos engenheiros e designers da Audi no desenvolvimento do Sportback consistiu em adicionar às linhas elegantes do A3 um composto tecnológico de última geração, que incluiu o redimensionamento do turbo compressor, transmissão S Tronic reescalonada e inovações aerodinâmicas. Tudo isso combinado ao consagrado sistema quattro de tração, equipamento de série no S3. De frente, chama a atenção a grade de alumínio sobre a grande entrada de ar que refrigera o potente motor com tecnologia TFSI. A imponência do conjunto frontal é reforçada pelos faróis com iluminação bi-xenônio com leds integrados e faróis auxiliares com função anti-neblina.

A inspiração esportiva se estende pelo perfil lateral, com destaque para os defletores de ar instalados acima da soleira das portas. A inscrição S-line funciona como um sobrenome do DNA Audi, remetendo a atributos como força, alta performance, sofisticação. O toque de requinte fica por conta dos retrovisores com moldura de alumínio e indicador de direção integrado.

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Fazendo a ponte entre a vocação esportiva e o prazer em dirigir, o teto solar panorâmico Open Sky, de série no S3 Sportback, funciona como mais um recurso a serviço do design, da fluidez de formas e como elemento de junção que se estende quase até o aerofólio traseiro. Sob o porta-malas, mais uma conjunção bem resolvida: spoilers com dutos de escape integrados.

Desempenho e força

Mas é sob o capô que repousa a verdadeira “alma” esportiva do S3 Sportback. Aclamado em vários prêmios da imprensa internacional como o “motor do ano”, o 2.0 TFSI é um dos mais leves conjuntos da categoria. São apenas 152 kg gerando 256 cv de potência e torque máximo de 330 Nm, que se mantém constante entre 2.500 e 5.000 rpm. Com essa configuração, combinada à transmissão S Tronic, o conjunto motopropulsor oferece tudo o que se pode esperar de um autêntico esportivo: força, rapidez e excelente relação peso/potência.

Adicione-se ao conteúdo um turbo compressor maior, capaz de alcançar pressão de 1,2 bar, e um novo intercooler e tem-se um motor flexível, dotado de musculatura para atingir excelentes marcas com total resistência. A longevidade é assegurada pelo uso de materiais nobres, como aço e titânio, aplicados na confecção dos pistões e cabeçote. E apesar de entregar tanto desempenho, o consumo surpreende. Nos testes da Audi, o S3 Sportback registrou média de 15 km por litro de combustível no ciclo rodoviário e 8,4 km/l no ciclo urbano, o que resulta no consumo médio de 11,7 km/l no uso misto.

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O câmbio de seis marchas traz relações curtas, como convém a um carro de característica tipicamente esportiva. Muito mais ágil do que o sistema manual, a transmissão S Tronic coloca duas embreagens para trabalhar de forma alternada. Enquanto a primeira entrega a marcha, a segunda já engata a seguinte, que é disparada no ponto de melhor rendimento possível. Tudo calculado eletronicamente em milésimos de segundo. Nunca um engate manual permitiria tamanha rapidez e precisão. Apresentado pela Audi mundial em 2004, o S Tronic chegou ao Brasil em 2006 e inovou o conjunto propulsor dos esportivos.

Fiel à tradição da marca, o S3 Sportback vem de série com sistema quattro de tração integral. Um controle instalado no eixo traseiro distribui o esforço de acordo com informações recebidas dos sensores. A inteligência do sistema “cruza” dados transmitidos pelas rodas, amortecedores, motor e barra da direção e atua de forma a equilibrar a energia de propulsão. Com eixos dianteiros e traseiros de alumínio, braços triangulares e four-link, o conjunto ganhou molas e amortecedores mais rígidos e rebaixou a estrutura em 25 mm em relação ao A3. Também contribuíram para reduzir a distância livre do solo as rodas de liga leve de 18 polegadas e os pneus 225/40.

Interior

Conforto, ordem, bem-estar e tecnologia ao alcance das mãos. É esse o ambiente no cockpit do S3 Sportback. Revestido com materiais nobres, como couro e alumínio, o interior tem inspiração clara nos bólidos de competição, a começar pelo banco esportivo que envolve o motorista, ampliando a sensação de conforto e segurança. A melhor posição ao dirigir pode ser conseguida a partir de ajustes elétricos de altura, inclinação e distância. Ainda em nome do conforto e da segurança está o sistema Audi Backguard, de proteção ativa de cabeça para os bancos dianteiros.

O modelo vem com ar-condicionado dual zone e computador de bordo com display de alta resolução com funções de medição de consumo médio de combustível, tempo de viagem, velocidade média, autonomia, temperatura externa e aviso de abertura de portas e porta-malas. O volante multifuncional esportivo no padrão S-line de três raios é revestido de couro e incorpora sistema de troca de marchas por shift paddles.

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A esportividade é reforçada nos detalhes em alumínio escovado fosco, presente, por exemplo, no jogo de pedais. E para encantar definitivamente quem vai a bordo do S3 Sportback, a aposta da Audi é o sistema de som Bose, com adaptador para iPod e dispositivo de comunicação através de telefone celular bluetooth. O conjunto é complementado por dez auto-falantes e subwoofers estrategicamente localizados.

Preço público sugerido – R$ 208.000,00

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