Outros
Equipes de Minas e Brasília testam os carros para a Baja SAE BRASIL-PETROBRAS
A equipe Piratas do Cerrado, da Universidade de Brasília (UnB), testará o carro nos próximos dias, na expectativa de ficar entre as 15 primeiras colocadas na competição. Para atingir a posição, a equipe investiu em sistema de aquisição de dados, para gerenciar e armazenar informações sobre consumo de combustível, temperatura do motor e velocidade do carro. Os dados são transmitidos ao box por rádio acoplado no capacete do piloto.
Brasiliense ecológico
Minas Gerais será representado por sete equipes e é o segundo estado em participação, após São Paulo. As equipes são do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Itajubá, Universidade Federal de Uberlândia, Centro Universitário do Sul de Minas, Universidade Federal de São João Del Rei e Universidade Federal de Viçosa.
Itajubá
A geometria de suspensão (bandeja dupla na dianteira e McPherson na traseira), a caixa de embreagem e a relação de transmissão são os pontos fortes do carro, que pesa 170 kg e teve a maioria dos componentes fabricada pela equipe. “O projeto tem ainda muito para melhorar, mas ele é muito bom”, comenta o capitão da equipe Saci, Thiago de Oliveira.
Além de Brasília e Minas Gerais, a competição reunirá equipes da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Para disputar a competição, realizada pela SAE BRASIL, as equipes foram desafiadas a projetar, buscar patrocínios e construir carros off-road, denominados Baja SAE, para serem testados por especialistas da indústria da mobilidade.
Além da avaliação de projeto, por meio de relatórios e apresentação, em Piracicaba, os Baja SAE serão submetidos a testes de tração, aceleração, velocidade máxima e um enduro com quatro horas de duração, em pista de terra cheia de obstáculos, na qual carros são desafiados no aspecto resistência.
EUA
Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.
You must be logged in to post a comment Login