Connect with us

Outros

CRESCIMENTO E INVESTIMENTOS NOS 91 ANOS DA FORD NO BRASIL

Published

on

Texto: Imprensa Ford

Os dias 24 de abril e 1º de maio estão marcados na história da Ford e da indústria automobilística brasileira. Nestas datas, respectivamente, em 1919, o fundador da empresa Henry Ford propôs a criação de uma subsidiária brasileira e o presidente da República do Brasil, Epitácio Pessoa, autorizou a sua instalação. Hoje, aos 91 anos de operação ininterrupta, a Ford Brasil passa por um dos melhores momentos no mercado nacional, com investimentos, vendas crescentes e uma completa e renovada linha de produtos.

No primeiro trimestre de 2010, a Ford atingiu o recorde de 88.049 veículos emplacados e aumentou a sua participação no concorrido mercado brasileiro. Esse crescimento é resultado de um amplo trabalho que inclui altos investimentos, o desenvolvimento de novos produtos, novos padrões de qualidade, pilares da atual estratégia global da marca, o fortalecimento da rede de distribuidores e ênfase no atendimento pós-venda.

Advertisement

A operação brasileira tem atuação importante na estrutura mundial da Ford. A recente visita de Alan Mulally, presidente e CEO da Ford Motor Company, reafirmou essa importância, notadamente, com a ampliação dos investimentos no País da ordem de R$4,5 bilhões no período de 2011 a 2015.

Produtos modernos

A linha de veículos Ford é uma das mais modernas do País. Entre as estrelas, está o Novo Focus, com suas famílias de motores Flex Sigma 1.6 e Duratec 2.0. O EcoSport 2011, que a partir de 2012 terá produção global, é outro exemplo de criação da engenharia brasileira: líder absoluto em sua categoria e o veículo mais perseguido pelos concorrentes.
Advertisement

Campeã de vendas da marca, a linha Novo Fiesta, nas versões Hatch e Sedan, agora renovada, é uma das mais vendidas do mercado. Também na linha de carros compactos, o Novo Ka é outro destaque de vendas, que trouxe um apelo jovial e moderno no segmento de populares.

Nos veículos de luxo, a marca é representada pelo Novo Fusion, que ampliou a proposta com a versão V6, e o Edge, um crossover com estilo e sofisticação. Na linha de picapes, a Ford é a única montadora presente nos três segmentos, com a compacta Courier, a média Ranger e a grande F-250.

A montadora também atua com destaque no segmento de veículos comerciais, onde está entre as três maiores do mercado nacional. A Ford Transit, com três opções (Van de Passageiros, Furgão e Chassi) é outra das grandes novidades da marca, com um padrão diferenciado de qualidade e tecnologia neste setor. A linha de caminhões Ford é uma das mais completas do País, com veículos de 3,5 a 45 toneladas de carga.

Advertisement

“Em todos os segmentos, o foco principal do nosso trabalho é atender as necessidades do consumidor e desenvolver produtos que os clientes realmente desejam. Ou seja, que ofereçam a melhor segurança da categoria, qualidade, economia de combustível, design inteligente e valor agregado”, diz Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul.

Criatividade

Primeira montadora instalada no Brasil, a Ford tem uma história de sucesso e os recentes lançamentos mostram a evolução da marca. O anúncio da transformação do EcoSport em um produto mundial é um exemplo da criatividade da engenharia brasileira da Ford. O seu desenvolvimento a partir do Centro de Engenharia de Camaçari, na Bahia, reforça a importância da subsidiária brasileira.
Advertisement

“Temos aqui um dos cinco centros mundiais de criação e desenvolvimento de veículos. Contamos com uma equipe competente, motivada e engenharia com experiência global. Estamos preparados para crescer e continuar a oferecer opções inovadoras para os consumidores, tanto do Brasil como de outros mercados”, destaca Marcos de Oliveira.

Advertisement