Brazil Classics Fiat Show 2010 reuniu raridades e apaixonados em Araxá
Outros

Brazil Classics Fiat Show 2010 reuniu raridades e apaixonados em Araxá

A edição deste ano comprovou a importância do evento para a história do antigomobilismo mundial

Texto: Imprensa Brazil Classics Fiat Show

Paixão! Não tem palavra melhor para resumir o Brazil Classics Fiat Show 2010.
Durante os quatro dias de evento (02 a 05 de junho) na cidade de Araxá, o que se viu foi uma exposição dos mais sofisticados e raros automóveis do mundo. E o que faz esse evento ser o mais significativo da América do Sul é justamente essa paixão pelo antigomobilismo.

Mais de 40 mil visitantes entre apaixonados pelo antigomobilismo e público em geral puderam ver e rever no pátio do Tauá Grande Hotel Termas e Convention, os modelos que fizeram parte da história mundial. “O que faz deste evento o mais importante da América do Sul é a nossa paixão pelo antigomobilismo. Temos mais de 100 anos de história contados aqui através dos automóveis expostos”, comenta o presidente do Veteran Car Clube, o jornalista Boris Feldman.

O evento, organizado pelo Veteran Car Club – MG e patrocinado pela Fiat Automóveis, recebeu cerca de 320 automóveis dos mais valiosos e clássicos de coleções brasileiras e internacionais. “Grande parte da história do automóvel encontra-se aqui. A evolução em design, funções e tecnologia. É uma grande honra para a Fiat ser patrocinadora deste evento”, enfatizou o Presidente da Fiat Automóveis América Latina, Cledorvino Belini, durante a abertura da exposição.

Realizado há 26 anos, o Brazil Classics Fiat Show nesta edição surpreendeu mais uma vez, trazendo raríssimos automóveis, alguns deles expostos pela primeira vez, e colecionadores dos Estados Unidos, Argentina e Colômbia, firmando a internacionalização do evento. “Vários modelos que trouxemos para o evento são inéditos. E são esses modelos que valorizam e tornam o Brazil Classics mais especial e valioso a cada edição”, diz o vice-presidente do Veteran Car Clube, Otávio Carvalho.

Leilão de Automóveis Antigos

Único da categoria realizado no Brasil, o leilão do Brazil Classics Fiat Show, que começou na 15ª edição, aconteceu na noite de sexta-feira, reunindo mais de 1.000 pessoas entre colecionadores, compradores, admiradores e curiosos.

Dos 65 automóveis cadastrados, 36 foram leiloados, movimentando R$ 2 milhões e 500 mil reais. O automóvel com o lance mais alto foi um Jaguar MK X de 1965, vendido por R$ 290 mil. O mais baixo foi um Chevrolet Chevette, 1976, arrematado por R$ 20 mil.

Curiosidades: o carro mais caro e o mais barato foram arrematados pelo mesmo antigomobilista. E a Ferrari 365 GTB4 Daytona 1974 que causou grande alvoroço dentre os presentes não foi arrematada, pois não atingiu o valor de reserva.

A cada edição o leilão de automóveis antigos ganha mais prestígio e espaço. Para o organizador do leilão, Sérgio Valente, o Brazil Classics é um dos eventos mais importantes no mundo do antigomobilismo. “É competitivo com qualquer outro evento mundial devido à alta qualidade de suas marcas e modelos. E o leilão complementa essa qualidade e importância”, avalia.

Passeio de Automóveis Antigos e Mercado das Pulgas

O já tradicional passeio de automóveis antigos pelas ruas de Araxá organizado pelo Brazil Classics agitou a manhã de sexta-feira (03/06/10). Mais de 50 raridades saíram do pátio da exposição e fizeram um percurso grandioso pelas históricas ruas.

Outro destaque foi o movimentado Mercado das Pulgas. No pátio do hotel foi montada uma grande estrutura onde os colecionadores puderam encontrar de tudo relacionado ao antigomobilismo: peças novas e usadas, acessórios e ornamentos para o carro antigo, além de literatura e miniaturas.

Mas não só os colecionadores apreciaram o mercado, o público em geral encontrou ali vários objetos vintage de decoração, vestuário, acessórios e muito mais.

Premiações

A solenidade de premiação, ocorrida na noite de sábado (05 de junho), foi outro grande momento do evento. O desfile contou com a presença de 82 raridades sendo 65 delas premiadas, comprovando o charme do Brazil Classics Fiat Show.

Na passarela de premiações o público se encantou com o desfile de 8 Ferraris, além de um Show Car Ferrari – protótipo de um carro de Fórmula 1.

Outro destaque foi o desfile de um Aston Martin DB6, modelo posterior ao usado por James Bond, no filme 007 contra Goldfinger.

Também desfilaram pela passarela: Fords Thunderbirds, Cadillacs, Rolls Royces, Porches, Jaguar, Lamborghinis, Mercedes, entre outros.

Nesta edição houve várias premiações especiais:

Troféu Rally – O 68º Rally de Regularidades que começou em São Paulo teve sua noite de premiações em Araxá. O grande vencedor foi um Jaguar MK II de 1967, de propriedade de Ricardo e Roberto Prado; em 2º lugar uma BMW CS de 1972, de propriedade de Carlos e Rafael Antunes, e em 3º lugar um MGB Roadster de 1975, de propriedade de Marcelo Mantelli e Simone Bumbel.
Premiação Alfa Romeo – Em homenagem aos 100 anos de Alfa Romeo e aos 50 anos da marca no Brasil. Foram premiadas duas Alfas Romeo, uma internacional, a italiana Giulia Spider de 1963, e a nacional Fúria GT de 1972.
O melhor automóvel nacional, o antigomobilista que mais se destacou nos últimos dois anos e o automóvel mais raro do Brazil Classics Fiat Show 2010 foram as premiações mais aguardadas da noite:
Troféu JK – O Troféu JK premia o melhor automóvel nacional que foi destaque durante o Brazil Classics. Nessa edição o grande vencedor e merecedor foi o FIAT 147 de 1977, do antigomobilista Sérgio Lima Silveira.
Troféu Lalique – O Troféu Lalique é transitório e é dado a uma personalidade que se destacou no trabalho de crescimento e reconhecimento do antigomobilismo. Na edição 2010 o antigomobilista premiado foi Fábio Steinbruch.
Troféu Roberto Lee – A premiação mais aguardada da noite, o Troféu Roberto Lee, que premia o automóvel mais raro e valioso da exposição, foi para a Mercedes Benz 540k Special Roadster, de 1936, de propriedade de Antônio Wagner Henriques.

Destaques do Brazil Classics Fiat Show

Willys Capeta 1965
Único no mundo. Foi lançado em 1964 no Salão do Automóvel de São Paulo e o modelo foi desenvolvido pelo centro de estilo da Willys e construído com carroceria de fibra de vidro. Desempenho esportivo devido ao motor de 148 cv.

Mercedes-Benz
Um dos grandes destaques do Brazil Classics Fiat Show foi a exposição de três raridades da Mercedes-Benz: a vedete da exposição e ganhadora do Troféu Roberto Lee, a Mercedes-Benz 540k Special Roadster, além das não menos raras e charmosas Mercedes-Benz 320 Roadster Manheim e Mercedes-Benz 380 k.

Exposição 100 anos de Alfa Romeo

A exposição foi organizada para comemorar os 100 anos da Alfa Romeo e os 50 anos da marca no Brasil. Essa é a primeira ação do tipo da Alfa Romeo no país, que trouxe diversos carros importados e nacionais da marca para contar sua história nesses 100 anos. Esteve exposto o primeiro Alfa Romeo fabricado no Brasil em 1960, na Fábrica Nacional de Motores (FNM), em Duque de Caxias (RJ), que na ocasião recebeu o nome de JK 2000, em homenagem a Juscelino Kubitschek.

Ferrari 500 Superfast
Foram fabricados 36 automóveis, sendo dois deles destruídos. As 34 Ferraris 500 Superfast que restaram permanecem em uso. Muitas estão com o primeiro proprietário ou com o mesmo dono há muitos anos. A Ferrari 500 Superfast foi oferecida para suprir o desejo de uma clientela exclusiva e cuidadosamente selecionada. O carro custava o dobro do preço de qualquer outra Ferrari de linha. Entre os proprietários estavam o ator britânico Peter Selles, o príncipe Bernardo, da Holanda, e o Agha Khan, ou Xá da Pérsia, que tinha dois automóveis da série.
Peugeot 1903 e Fiat 1912
As duas raridades vieram do Museu Eduardo André Matarazzo, da cidade de Bebedouros (SP). Foi a primeira vez que os automóveis saíram do museu para participarem de uma exposição.
Cadillacs
As famosas banheiras americanas estavam presentes no evento com diversos exemplares que marcaram épocas, com rabos de peixe e também desenhos que revolucionaram os designs da época.
Rolls-Royce Corniche
A reunião de automóveis Rolls-Royce das décadas de 20, 30, 50 e 60 jamais foi vista em outras exposições brasileiras e deram o ar de sofisticação ao evento.

Deixe um comentário