dunlop
Connect with us

Outros

Com a falta de pneus cresce importância da reforma

Published

on

Setor de transportes, que já dependia da reforma de pneus para reduzir custos, agora precisa do serviço para, literalmente, continuar andando

Texto: Imprensa Vipal

Para o setor de transportes, os pneus são muito mais do que os componentes responsáveis pelo contato do veiculo com o pavimento, pela manutenção da trajetória nas retas e curvas e pela frenagem nas mais diversas condições.

Advertisement

Significam o segundo maior custo dos transportadores de carga, atrás somente do combustível. Ou seja a reforma dos pneus, além de sua inegável importância ambiental, contribui para o desempenho do setor. Afinal, pneus reformados são mais baratos e reúnem as mesmas características de segurança e desempenho dos novos. Para se ter uma idéia, o custo do quilometro rodado pode ser reduzido em mais de 50% com o uso dos pneus reformados.

Mas, hoje, além das questões ambientais e de redução dos custos, a reforma é uma importante aliada também para que o setor de transportes não sofra com a falta de pneus que atingiu o mercado brasileiro.

Só no primeiro semestre deste ano, a venda de caminhões cresceu mais de 50%. Como o atendimento às montadoras tem prioridade em relação ao mercado de reposição, a escassez de pneus atinge transportadores de todo o Brasil.

Advertisement

IMPORTÂNCIA AMBIENTAL

Os benefícios da reforma de pneus para o meio ambiente são inquestionáveis. Cada pneu reformado economiza, em média, 57 litros de petróleo. Ao levarmos em consideração que o petróleo é um recurso natural caro e não renovável eis aqui mais um grande benefício da nossa atividade: economizar o chamado “ouro preto”.

O mesmo vale para a redução do consumo de energia elétrica. A reforma proporciona uma economia de 80% de energia e matéria-prima em relação à produção de pneus novos.

Advertisement

VIPAL: A LÍDER DO SETOR EM VENDAS E INOVAÇÃO

Fundada em 1973, em Nova Prata, no Rio Grande do Sul, a Borrachas Vipal é uma das mais importantes fabricantes mundiais de produtos para reforma e reparos de pneus e câmaras de ar e deu origem ao Grupo Vipal.

A pequena fábrica de manchões, que marcou o início dessa trajetória de sucesso, tornou-se referência não só em seu segmento, mas de todo o setor produtivo por conta do seu rápido crescimento, qualidade dos seus produtos, ética nos processos de gestão e esforços em prol da sociedade e do meio ambiente.

Pioneira na tecnologia de vulcanização a frio no Brasil, a Vipal desenvolveu ao longo dos anos maquinários e sistemas exclusivos de testes e adequação dos produtos aos mais diferentes mercados, o que a projetou internacionalmente. A Vipal emprega cerca de 3.000 colaboradores.
Para atender à demanda nacional e a expansão no exterior, possui duas fábricas em Nova Prata, no Rio Grande do Sul, e uma em Feira de Santana (BA), totalizando mais de 160 mil metros quadrados de parque fabril, com capacidade produtiva de 18 mil toneladas de borracha/mês. Conta ainda com centros de distribuição localizados nos principais estados brasileiros, países da América do Sul, América do Norte e Europa.

Advertisement

Foi a primeira empresa também, por exemplo, a lançar bandas que economizam combustível. Denominadas ECOTREAD (Vipal) e GREENTREAD (Tortuga), as novas bandas pré-moldadas fazem parte do Projeto Sustentabilidade do Transporte da Vipal. São produtos que vão muito além da economia com a reforma: contribuem também com o meio ambiente e com sucesso da atividade do transporte.

Identificadas com uma linha tracejada verde e uma etiqueta com os nomes ECOTREAD ou GREENTREAD são bandas que proporcionam menor resistência ao rolamento, menor consumo de combustível e maior rendimento quilométrico. “Nossos estudos apontavam que o sulco menor garantia a economia. Nós somamos a esta informação compostos e desenhos exclusivos, e chegamos a bandas que reduzem ainda mais o consumo. Com a utilização dessas bandas, a economia de combustível é de até 10% e o aumento de rendimento quilométrico chega a 6%”, destaca Eduardo Sacco.

A empresa conta ainda com um sistema único de garantia. O RQG é um sistema pioneiro que foi desenvolvido em parceria com a rede de Reformadores Autorizados Vipal para oferecer aos transportadores a garantia do produto e do serviço até a terceira reforma. Hoje são 290 reformadores espalhados por todo o Brasil, que tornaram possível a conquista da marca de 3,5 milhões de pneus reformados com o selo RQG.

Advertisement

“Este é um número histórico e ratifica a qualificação da nossa rede e o nosso compromisso em oferecer soluções pioneiras para benefício do transportador. Graças à condição técnica diferenciada dos nossos Reformadores Autorizados asseguramos a reposição imediata em caso de falha de produto ou de processo, tanto para os processos a frio ou a quente, cobrindo a maioria dos pneus radiais e convencionais disponíveis no mercado. Garantimos não somente a reforma, mas também a carcaça”, explica Eduardo Sacco.

Sempre atenta aos mais exigentes padrões internacionais de qualidade, a Vipal foi a primeira empresa brasileira do setor certificada pelo ISO 9002, ostentando ainda a ISO9001:2000 e o certificado de verificação de desempenho para sua linha de bandas de rodagem pelo INMETRO/IFBQ.

O Grupo Vipal é composto pelas empresas Borrachas Vipal, Vipal Financeira e Plásticos Vipal. Possui também participação nas empresas Duroline (lonas para freio) e Fate (pneus novos). Junto com a argentina Fate está constituindo a primeira indústria binacional de pneus, que estará gerando 1.000 novos empregos em Guaíba na produção de pneus de passeio e agrícolas.

Advertisement

Mais informações: 111.5502-5440.

Advertisement