Outros
Com a falta de pneus cresce importância da reforma
Para o setor de transportes, os pneus são muito mais do que os componentes responsáveis pelo contato do veiculo com o pavimento, pela manutenção da trajetória nas retas e curvas e pela frenagem nas mais diversas condições.
Significam o segundo maior custo dos transportadores de carga, atrás somente do combustível. Ou seja a reforma dos pneus, além de sua inegável importância ambiental, contribui para o desempenho do setor. Afinal, pneus reformados são mais baratos e reúnem as mesmas características de segurança e desempenho dos novos. Para se ter uma idéia, o custo do quilometro rodado pode ser reduzido em mais de 50% com o uso dos pneus reformados.
Mas, hoje, além das questões ambientais e de redução dos custos, a reforma é uma importante aliada também para que o setor de transportes não sofra com a falta de pneus que atingiu o mercado brasileiro.
Só no primeiro semestre deste ano, a venda de caminhões cresceu mais de 50%. Como o atendimento às montadoras tem prioridade em relação ao mercado de reposição, a escassez de pneus atinge transportadores de todo o Brasil.
IMPORTÂNCIA AMBIENTAL
Os benefícios da reforma de pneus para o meio ambiente são inquestionáveis. Cada pneu reformado economiza, em média, 57 litros de petróleo. Ao levarmos em consideração que o petróleo é um recurso natural caro e não renovável eis aqui mais um grande benefício da nossa atividade: economizar o chamado “ouro preto”.
O mesmo vale para a redução do consumo de energia elétrica. A reforma proporciona uma economia de 80% de energia e matéria-prima em relação à produção de pneus novos.
VIPAL: A LÍDER DO SETOR EM VENDAS E INOVAÇÃO
Fundada em 1973, em Nova Prata, no Rio Grande do Sul, a Borrachas Vipal é uma das mais importantes fabricantes mundiais de produtos para reforma e reparos de pneus e câmaras de ar e deu origem ao Grupo Vipal.
A pequena fábrica de manchões, que marcou o início dessa trajetória de sucesso, tornou-se referência não só em seu segmento, mas de todo o setor produtivo por conta do seu rápido crescimento, qualidade dos seus produtos, ética nos processos de gestão e esforços em prol da sociedade e do meio ambiente.
Pioneira na tecnologia de vulcanização a frio no Brasil, a Vipal desenvolveu ao longo dos anos maquinários e sistemas exclusivos de testes e adequação dos produtos aos mais diferentes mercados, o que a projetou internacionalmente. A Vipal emprega cerca de 3.000 colaboradores.
Para atender à demanda nacional e a expansão no exterior, possui duas fábricas em Nova Prata, no Rio Grande do Sul, e uma em Feira de Santana (BA), totalizando mais de 160 mil metros quadrados de parque fabril, com capacidade produtiva de 18 mil toneladas de borracha/mês. Conta ainda com centros de distribuição localizados nos principais estados brasileiros, países da América do Sul, América do Norte e Europa.
Foi a primeira empresa também, por exemplo, a lançar bandas que economizam combustível. Denominadas ECOTREAD (Vipal) e GREENTREAD (Tortuga), as novas bandas pré-moldadas fazem parte do Projeto Sustentabilidade do Transporte da Vipal. São produtos que vão muito além da economia com a reforma: contribuem também com o meio ambiente e com sucesso da atividade do transporte.
Identificadas com uma linha tracejada verde e uma etiqueta com os nomes ECOTREAD ou GREENTREAD são bandas que proporcionam menor resistência ao rolamento, menor consumo de combustível e maior rendimento quilométrico. “Nossos estudos apontavam que o sulco menor garantia a economia. Nós somamos a esta informação compostos e desenhos exclusivos, e chegamos a bandas que reduzem ainda mais o consumo. Com a utilização dessas bandas, a economia de combustível é de até 10% e o aumento de rendimento quilométrico chega a 6%”, destaca Eduardo Sacco.
A empresa conta ainda com um sistema único de garantia. O RQG é um sistema pioneiro que foi desenvolvido em parceria com a rede de Reformadores Autorizados Vipal para oferecer aos transportadores a garantia do produto e do serviço até a terceira reforma. Hoje são 290 reformadores espalhados por todo o Brasil, que tornaram possível a conquista da marca de 3,5 milhões de pneus reformados com o selo RQG.
“Este é um número histórico e ratifica a qualificação da nossa rede e o nosso compromisso em oferecer soluções pioneiras para benefício do transportador. Graças à condição técnica diferenciada dos nossos Reformadores Autorizados asseguramos a reposição imediata em caso de falha de produto ou de processo, tanto para os processos a frio ou a quente, cobrindo a maioria dos pneus radiais e convencionais disponíveis no mercado. Garantimos não somente a reforma, mas também a carcaça”, explica Eduardo Sacco.
Sempre atenta aos mais exigentes padrões internacionais de qualidade, a Vipal foi a primeira empresa brasileira do setor certificada pelo ISO 9002, ostentando ainda a ISO9001:2000 e o certificado de verificação de desempenho para sua linha de bandas de rodagem pelo INMETRO/IFBQ.
O Grupo Vipal é composto pelas empresas Borrachas Vipal, Vipal Financeira e Plásticos Vipal. Possui também participação nas empresas Duroline (lonas para freio) e Fate (pneus novos). Junto com a argentina Fate está constituindo a primeira indústria binacional de pneus, que estará gerando 1.000 novos empregos em Guaíba na produção de pneus de passeio e agrícolas.
Mais informações: 111.5502-5440.