/home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 92
">
Warning: Undefined array key 0 in /home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 92
Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/amp-single.php on line 92
Volkswagen do Brasil patrocina a 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Fundação Volkswagen lança oficialmente seu perfil no Twitter: @fundacaovw
Texto: Imprensa Volkswagen do Brasil
A Volkswagen do Brasil é novamente patrocinadora da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a segunda maior feira do setor do mundo e a maior da América Latina, reafirmando seu compromisso social de incentivo à leitura. Em sua 21ª. edição, a feira acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, entre os dias 12 e 22 de agosto.
Por intermédio da Fundação Volkswagen, responsável pelas ações socioeducativas da empresa, e também desenvolvedora de importantes projetos de incentivo à leitura, a Volkswagen preparou uma programação diária variada, focada na cultura, na educação, na informação e no entretenimento. As atividades contam com a participação de autoridades no assunto, como o professor doutor e curador do Prêmio Jabuti, José Luiz Goldfarb, a escritora, Ivana Arruda Leite, e o educador e escritor, César Obeid.
O espaço de 150 m² da Volkswagen no Anhembi será descontraído, interativo e motivador para oferecer aos visitantes da Bienal uma experiência diferenciada, especialmente para motivar os mais jovens e as crianças no hábito da leitura. A programação diária – serão 80 eventos, ao longo dos dez dias da feira – terá atividades do projeto “Entre na Roda”, da Fundação Volkswagen, que capacita professores e voluntários com técnicas de contação de histórias. Estão previstas 30 apresentações aos visitantes, com presenças renomadas como Zenaide Paludo e Fabio Lisboa.
A programação conta, ainda, com 11 saraus, 36 rodas de leituras, oficinas sobre Twitter, com José Luiz Goldfarb, e três sessões de encontros com “twitteiros” culturais, com transmissão em tempo real pelo próprio microblog. Os visitantes concorrerão a livros em sorteios e receberão material institucional da entidade. “Ao apoiar a Bienal do Livro, a Volkswagen do Brasil reafirma o compromisso com a qualidade da educação, o acesso à cultura e a difusão da leitura no país”, afirma Dr. Josef-Fidelis Senn, vice-presidente de recursos humanos da Volkswagen do Brasil e presidente da Fundação Volkswagen.
A entidade aproveitará a Bienal do Livro para lançar oficialmente seu perfil no Twitter, o @fundacaovw. “Mostraremos o uso prático da linguagem como ferramenta da educação e da comunicação da humanidade, começando com a mais antiga forma de narrativa, que é contação oral de histórias, e chegando até a mais moderna, que é postar mensagens por meio do Twitter”, explica Conceição Mirandola.
O estande da Volkswagen receberá a visita de “twitteiros” famosos na área cultural, como é o caso dos secretário de educação das cidades de São Paulo, Alexandre Schneider, e do Rio de Janeiro, Cláudia Costin.
Sobre a Fundação Volkswagen
Com 30 anos de trabalhos no Brasil, Fundação Volkswagen realiza e incentiva práticas sociais voltadas seus colaboradores e à comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação pública e o desenvolvimento social de pessoas de baixa renda. Entre os diversos projetos da Fundação destaca-se o Entre na Roda, que capacita professores e voluntários das comunidades para a utilização de técnicas de contação de histórias. A Fundação doa um baú com cerca de 200 títulos aos participantes. O objetivo é atrair o público infanto-juvenil e disseminar o hábito pela leitura. A iniciativa está presente não só em escolas, mas também em presídios, comunidades quilombolas, escola de samba e hospitais.
A entidade ainda desenvolveu o Brincar, que forma educadores para aprimorar o desenvolvimento de atividades lúdicas, expressivas e recreativas com as crianças, e o Estudar pra Valer, que promove encontros de formação de educadores, acompanha atividades em sala de aula e fornece material de apoio para professores e alunos do 1º ao 9º ano – em 2003, foi reconhecido pela UNESCO como uma das cinco inovações em educação na América Latina e Caribe. O Coral da Gente é formado por crianças de baixa renda da comunidade de Heliópolis (SP) e DER (São Bernardo do Campo), e foi criado por iniciativa do maestro Sílvio Baccarelli. Por meio de aulas de música, as crianças são convidadas a ampliar seu universo cultural, complementando a educação que recebem no convívio com a família e na escola.
A Fundação Volkswagen também cuida também do Pró-Educar Brasil e do Costurando o Futuro. O primeiro oferece bolsas de estudos para a formação universitária de professores da região de Arcoverde, no sertão de Pernambuco, buscando a eficácia no atendimento à comunidade beneficiada com o objetivo de promoção social por meio de uma educação de qualidade. O Costurando o Futuro oferece alternativa de geração de trabalho e renda por meio de uma oficina de costura na qual a matéria-prima básica é composta por uniformes sem condições de uso descartados pelos colaboradores da Volkswagen do Brasil.
Entre as mais recentes ações da Fundação Volkswagen com foco no incentivo à leitura estão as bibliotecas implantadas nas fábricas de São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Pinhais (PR) para estimular a leitura entre os colaboradores. Em locais modernos, os espaços contam com equipamentos novos e bibliotecários treinados para oferecer o melhor atendimento. Funciona também como um local de promoção de eventos culturais e rodas de leitura. A unidade de São Bernardo do Campo conta com um acervo de mais de 6.500 títulos, entre temas técnicos, de interesse geral e best-sellers.