Fundação Volkswagen promove prêmio de cidadania
“Prêmio Construindo a Nação” foi criado pelo Instituto da Cidadania Brasil
Texto: Assessoria de Imprensa
A Fundação Volkswagen, o Instituto da Cidadania Brasil e parceiros promovem o “Prêmio Construindo a Nação 2010/2011”. A cerimônia de premiação da etapa paulista será na segunda-feira (14 de março), às 15h, na Sala São Paulo (Estação Júlio Prestes, s/nº, São Paulo).
Essa é a 10ª edição no Estado de São Paulo, que reconhecerá os 12 melhores projetos de cidadania realizados no ano passado por professores e estudantes de 316 escolas paulistas públicas e privadas. As iniciativas, já colocadas em prática, propõem melhorias que envolvam as instituições de ensino e as comunidades. Serão três premiados em cada uma das quatro categorias: Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos).
“A Fundação Volkswagen reconhece a importância do ‘Prêmio Construindo a Nação’, que valoriza iniciativas de estudantes e professores na solução de problemas que podem envolver as comunidades. O prêmio reforça o amplo papel das instituições de ensino, que vai além da grade curricular, formando o cidadão também para trabalhar por um mundo melhor”, diz a diretora da Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola.
Idealizada pelo Instituto da Cidadania Brasil, a premiação também é oferecida em outros 23 Estados brasileiros. Em 2010, a iniciativa abrangeu 344.935 estudantes, que participaram dos projetos sob coordenação dos professores.
No evento, o Instituto da Cidadania Brasil lançará a 11ª edição do prêmio. A Fundação Volkswagen prossegue com a parceria, assim como a CNI (Confederação Nacional da Indústria), o SESI (Serviço Social da Indústria) e demais apoiadores.
Volkswagen na Comunidade
A Fundação Volkswagen – que coordena e executa há mais de 30 anos os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil – também reconhece projetos sociais por meio do concurso “Volkswagen na Comunidade”, que segue para a 4ª edição. Os vencedores recebem prêmio em dinheiro para implementar projetos de desenvolvimento comunitário. Todos os finalistas são agraciados com curso de Gestão de Projetos.
Desde 2008, quando teve início, o concurso “Volkswagen na Comunidade” soma 2.399 beneficiários diretos, tendo premiado 20 ONGs (Organizações Não Governamentais). As três edições contaram com 814 projetos inscritos e 753 ONGs participantes. Em comum, os projetos concorrentes contam com ajuda, inclusive voluntária, de colaboradores da Volkswagen.
Educação
Os projetos educacionais da Fundação Volkswagen beneficiaram 700 mil estudantes, 9.400 educadores e 242 municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná entre os anos de 2003 e 2010. A instituição oferece formação para profissionais da educação pública, líderes comunitários e voluntários, em parceria com secretarias municipais de Educação e Cultura.
No ano passado, os projetos “Brincar”, “Entre na Roda” e “Estudar pra Valer!” beneficiaram 204 mil estudantes, número 92% maior do que em 2009, e 1.700 educadores tiveram formação pedagógica complementar. No ano passado, 94 cidades foram atendidas pela instituição, registrando crescimento de 15%.
O projeto “Aprender com a Pinacoteca” proporcionou a 1.500 estudantes e 44 professores de São Bernardo do Campo aulas de arte na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2010. A iniciativa foi reconhecida no 11º Congresso Internacional de Cidades Educadoras, na Cidade do México.
Social
A Fundação Volkswagen também investe em projetos que visam melhorar a qualidade de vida de comunidades em situação de vulnerabilidade social. O “Costurando o Futuro” capacita moradores do entorno da fábrica de São Bernardo do Campo em oficinas de corte, costura e empreendedorismo. No ano passado, foram 123 beneficiados, 207% a mais do que em 2009. Nas máquinas de costura, uniformes e tecidos automotivos, que seriam descartados, são transformados em objetos como porta-cão, sacola e porta-notebook.
Em parceria com a rede de concessionários Volkswagen, o Pró-Educar Brasil oferece bolsa de estudos para graduação de professores que têm apenas o magistério, em cidades com baixo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). O programa atende 30 educadores da região de Arcoverde, em Pernambuco.
A Volkswagen do Brasil é uma das mantenedoras do Instituto Baccarelli, que oferece aulas de música a moradores da comunidade Heliópolis, em São Paulo. Em 2010, o Coral da Gente teve participação de 892 crianças e jovens (213% a mais do que em 2009). A Orquestra Sinfônica Heliópolis, que fez sua primeira turnê europeia em 2010, contou com 333 participantes no ano, número 44% maior do que no ano anterior.