Iveco
Connect with us

Outros

Curitiba reservou muitas surpresas para os aventureiros do Mitsubishi Outdoor

Published

on

Rali de estratégia agitou a região sul do país neste sábado
Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
A cidade de Curitiba recebeu mais de 300 competidores para a segunda etapa do Mitsubishi Outdoor (rali de estratégia), que aconteceu neste sábado. Apesar do friozinho da manhã, a prova transcorreu sem chuvas e os competidores puderam apreciar todas as belas paisagens da região. É a quinta vez que prova acontece na região.
A competição foi realizada em uma área de 632 km2, passando pelos municípios de Campo Largo, Balsa Nova e Palmeiras, em uma região com muitas montanhas, estradas estreitas e um relevo muito bonito e preservado. Alguns trechos exigiram muito dos navegadores, que tiveram trabalho para encontrar o melhor caminho e realizar o maior número de tarefas. Muitos trechos exigiram toda a força e resistência dos verdadeiros veículos 4×4 da Mitsubishi. Foi uma etapa com muitas tarefas de conteúdo histórico e cultural.
“Essa prova une a família e agrega. É muito bom estar com os filhos, filhas, namorados… Traz a família para o seu lado, ao invés de deixar levarem eles. Todo mundo adora, o visual é deslumbrante e os carros adesivados ficam muito bonitos”, disse Claudio Teixeira, de Ponta Grossa (PR), que participou da prova na categoria Extreme pela primeira vez.
Tarefas
Nos Postos de Controle (PCs) de Aventura, os competidores realizaram diversas atividades, como a bike, com um single track de 2,5 quilômetros em meio à mata (Extreme), e um outro percurso com seis quilômetros com travessia de rios, lajes de pedra dentro de uma fazenda. Para a categoria Extreme, foi montada uma escalada de 5º grau (nível intermediário) e os participantes podiam até usar sapatilhas especiais. Nesta prova, o campeão Brasileiro de Escalada Esportiva, Cesar Grosso, foi o responsável por instruir e dar todas as dicas aos participantes.
Em outra atividade destinada a todas as categorias, os participantes realizam uma divertida caminhada na mata, às margens de um rio. As equipes receberam um GPS da organização e deveriam se orientar para completar o percurso.
Já nos PCs de Tarefa, os competidores passaram por uma colônia alemã, construída em 1948. Lá realizaram uma prova de artesanato típico da colônia Witmarsum, dentro da casa da moradora. A prova consistia em pintar um ovo de marreco de acordo com as tradições de Páscoa. O percurso também passou pelo Caminho de Viamão, por onde passavam os tropeiros. Lá, os participantes realizaram uma atividade colocando a sela nos cavalos. Para aumentar ainda mais o clima típico da região, um violeiro tocava canções típicas, enquanto as equipes realizavam a tarefa.
E não podia faltar provas para pegar os competidores pelo estômago. Na Gastronomia, as equipes tinham que experimentar nove tipos de queijo com os olhos vendados, e acertar o nome das variedades. Os iguaria foram produzidas em uma cooperativa local.
A prova dos Flinstones foi uma das mais comentadas pelos participantes. Em um local que já foi habitado por um grupo de russos que trabalhava com machetaria (arte de cortar pedras), as equipes precisaram cortar um paralelepípedo de granito conforme a técnica ensinada. “O mais emocionante foi ver minha irmã quebrando aquela pedra. A equipe toda vibrou”, disse Guilherme Valladares, da equipe Na Fera.
Vencedores
A equipe Futura Tintas voltou a vencer na categoria Extreme, após ter ficado com a segunda colocação na primeira etapa. “A prova foi muito legal em uma região que não conhecíamos, com uma diversidade muito grande de tarefas. Em uma prova técnica de bicicleta, nos divertimos tanto que fizemos com dois competidores, disputando entre nós quem chegava primeiro”, comentou Júlio Gabriolli, que destacou os trechos 4×4 à bordo dos veículos Mitsubishi como o grande diferencial da etapa de Curitiba. “Os trechos off-road exigiram habilidade dos pilotos. É uma aventura você estar em um carro 4×4, com uma paisagem diferenciada, uma natureza maravilhosa em um clima de prova, onde a gente precisa ir bem, conduzir o carro em um terreno desafiador. Toda a equipe está junta, se ajudando em cada trecho.”
Na primeira colocação da categoria Fun, a equipe Fera vibrou muito, contagiou a todos que assistiam à premiação, mas demorou para acreditar na vitória. “Não dá para falar, estou tremendo e muito feliz”, comentou Egle Oliveira logo após receber o troféu de campeã. “Quando terminamos a prova, esperávamos ficar entre os 10 e, de repente, chamaram a gente para o pódio e foi uma explosão de alegria”, completa. Ainda vibrando e comemorando muito, Camila Lindone também não tinha palavras para expressar a alegria da vitória. “Isso é um sonho. Estou sonhando e ainda não acordei.”
Uma das novidades da 8ª temporada do rali é o Quiz, no qual os competidores respondem perguntas relacionadas à prova. As equipes têm até dez participantes, divididos em dois carros. São duas categorias: Fun (tarefas de nível fácil) e Extreme (de nível avançado). Ao final da etapa, vence a equipe que somar mais pontos. A próxima etapa da disputa acontece em Brasília, no dia 4 de junho.
Solidariedade
A preocupação com a cidadania e o espírito de solidariedade também fazem parte das competições da marca, por meio do Mitsubishi Pró-Brasil. Na inscrição do Mitsubishi Outdoor, os participantes devem doar 30 quilos de alimentos não perecíveis e mais um kit de produtos higiênicos, que são encaminhados a entidades filantrópicas da região. Na etapa de Curitiba, foram arrecadados mais de 10 toneladas de mantimentos, que foram destinadas a instituições da região.
O Mitsubishi Outdoor tem o patrocínio de Itaucard, Gol, Centauro, Clarion, Mira Transportes, Castrol, Mapfre, Cisa Trading, Pirelli, Blindex, Dupont e apoio da Artifix. Mais informações no site www.mitsubishimotors.com.br
Resultado Mitsubishi Outdoor – 2ª Etapa Curitiba (PR)
Categoria Extreme
1º Futura – Ricardo Stielpcich / Paula Emilia Zanelli Cordeiro – 3.859 pontos
2º Papaleguas – Tercio Amaral de Camargo / Antonio Carlos Grocoske – 3.146 pontos
3º Zusammen Fahren – Elcio Campeiro Morelli / Ricardo do Moraes – 2.888 pontos
Categoria Fun
1º Na Fera – Egle Oliveira / Rosana da Silva Nascimento – 2.500 pontos
2º Boomerang Carioca – José Luiz de Souza /Marco Miola – 2.445 pontos
3º Somirp – Claudio Jerson Weiter Junior / Christopher Giese – 2.419 pontos
Advertisement