Outros
Disputas de carro do 1º Rally Transbahia prometem muitas emoções
Cerca de 50 duplas são esperadas na competição que será realizada de 30 de junho a 2 de julho, entre Salvador e Porto Seguro
A disputa das categorias destinadas aos carros do 1º Rally Transbahia, que será realizado entre os dias 30 de junho e 2 de julho, ligando Salvador a Porto Seguro, promete muitas emoções e equilíbrio técnico para os participantes. Esta é a opinião de José Carlos Conceição, o Zé do Rádio, idealizador da competição e já confirmado como diretor de prova do mais novo grande evento do esporte nacional. Também estão programadas as modalidades moto e quadriciclo.
A Adrenalina Eventos, empresa promotora do rali, abre espaço para três categorias para carros: Graduados, Turismo e Expedition. A expectativa de Zé do Rádio é que cerca de 50 duplas se inscrevam para participar do evento, que é comemorativo aos aniversários de 188 anos da Independência Baiana e de 50 anos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). “O número de participantes já supera as nossas mais otimistas perspectivas”, comemora o diretor de prova.
Até o momento, pilotos e navegadores de 15 estados já se inscreveram na competição. Na principal categoria em disputa dos carros, a Graduados, já são 24 equipes confirmadas. “Aí vai ser briga de cachorro grande, pois teremos muitas duplas de alto nível, com a presença de campeões das mais importantes competições do off-road nacional. O grid esta muito bom e não dá para apontar favoritos. Por isso, quem errar pouco durante a prova, terá mais chances de sair vencedor”, salienta Zé do Rádio.
Entre os participantes esta a dupla baiana Daniel Lima Júnior/Diogo Lima, campeã Graduados do Baiano e da Copa Troller Nordeste 2009; a formada pelos potiguares Jeferson/Flávio França, primeira colocada Máster na Copa Troller Nordeste 2010, e a dos mineiros Wandinho/Wagão, que subiram ao degrau mais alto do pódio na Graduados do Piocerá 2011. Outro nome de peso é o piloto Antônio Cesarone, da Bahia, que tem no currículo o título baiano 2010 e da Copa Troller Nordeste 2010. Ele ainda não definiu seu navegador.
Logo nas primeira e segunda etapas do rali, entre Salvador e Santo Antônio de Jesus, os competidores já terão a oportunidade de ver que o nível técnico de disputas foi privilegiado. “Todos devem ficar bem atentos, pois, no primeiro dia, são mais de cem páginas de planilha e diversos ‘balaios’ (pegadinhas) durante o percurso. Os terrenos são mistos, para testar o conhecimento dos pilotos, e a navegação será bem divertida”, avisa Zé do Rádio. O organizador diz que, para compensar o grande esforço do dia anterior, a segunda parte do rali, que chegará à histórica Ilhéus, não exigira muito dos concorrentes.
Já o terceiro dia promete ser bastante complexo, com muitas mudanças de direção e longos terrenos em declive, nos primeiros quilômetros de trilhas e estradas secundárias. “Neste trecho todos poderão ver de perto um pouco da cultura agrícola da Bahia, passando por extensas plantações de café, açaí, banana e cajá”, ressalta Zé do Rádio. O clímax do rali acontece quando os carros alcançarem às paradisíacas praias do litoral Sul da Bahia, com chegada na praça do Relógio, no Centro de Porto Seguro.
Inscrições
As inscrições para a primeira edição do Rally Transbahia, que terá percurso de 1.000 Km de trilhas e estradas, terminam na próxima segunda-feira, dia 27 de junho. Os interessados em participar do mais novo grande evento do calendário esportivo nacional devem garantir a vaga no site www.transbahia.esp.br.
Após a conclusão do cadastro de pilotos e navegadores será enviada uma mensagem de confirmação, informando o login e a senha de cada inscrito, e outro comunicado de “boas vindas” com o caminho a ser percorrido para ser feito o pagamento da taxa de participação e demais dados.
Podem participar do evento todo cidadão brasileiro inscrito em qualquer federação brasileira que seja filiada ou à Confederação Brasileira de Automobilismo ou à Confederação Brasileira de Motociclismo. Ou seja, todas participantes devem obrigatoriamente ser filiados à CBA ou à CBM. Pilotos e navegadores da categoria Expediton de carros não precisam pagar a filiação junto a entidade máxima do automobilismo nacional.
O 1º Rally Transbahia 2011 terá supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é da Volkswagen do Brasil com a pickup Amarok (carro oficial do evento), do Governo do Estado da Bahia – através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) – e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).
A competição tem ainda o apoio da Secretaria de Turismo, da Bahiatursa, da Prefeitura Municipal do Salvador e da Saltur, além das Prefeituras Municipais de Ilhéus, de Porto Seguro e de Santo Antônio de Jesus. O evento conta também com a TMAR Transportes de Veículos como transportadora oficial do evento, e com a colaboração da Embasa, DUO Criatividade e do Complexo Toa Toa.