Iveco
Connect with us

Outros

Luciano Burti ganha a etapa de Campo Grande da Stock Car

Published

on

O pole Allam Khodair chegou em segundo e Marcos Gomes completou o pódio

Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: José Mário Dias/Vicar

Luciano Burti (Itaipava Racing Team) não teve adversários na disputa da quinta etapa da temporada da Copa Caixa Stock Car. Com uma estratégia perfeita, ele largou em segundo, assumiu a liderança ainda na primeira curva e não correu riscos desnecessários para vencer a segunda em sua carreira na categoria. Em segundo, chegou o pole position Allam Khodair (Blau Vogel Motorsport). Marcos Gomes (Medley FullTime Sports) completou o pódio no Autódromo Internacional de Campo Grande (MS). Com o abandono de Átila Abreu no início da prova, a liderança da classificação voltou para Thiago Camilo (Ipiranga RCM), o quarto colocado. O público estimado no evento na capital sul-mato-grossense foi de 30 mil pessoas.

“Nas duas últimas corridas (Ribeirão Preto e Velopark) as coisas não deram nada certo para mim, mas aqui em Campo Grande a equipe me deu um carro muito bom, a estratégia foi perfeita e a minha largada foi decisiva. É óbvio que vencer tem um sabor especial. Estou muito contente”, comemorou Burti, que na terceira etapa, na pista de rua de Ribeirão, largou na pole, liderou boa parte da prova, mas foi punido. Na quarta corrida, no Rio Grande do Sul, abandonou ainda no início.

Advertisement

O pole position Allam Khodair perdeu a liderança na primeira curva, enfrentou problemas nos freios e teve de fazer uma corrida cautelosa, pensando em garantir um lugar na Mobil Super Final. “Achei que demorou muito para dar a largada, eu já tinha apertado o push-to-pass e por isso não consegui aproveitar a boa condição que tinha ali até então. Depois, tive problemas nos freios da frente, começou a travar e decidi pensar no campeonato e manter a segunda posição. Na parte final da prova eu acho que meu carro até era mais rápido que o do Burti, mas não dava para arriscar”, declarou o japonês voador.

Marcos Gomes foi o terceiro colocado, subiu na tabela de classificação e afirmou que a prova foi desgastante. “Sem dúvida tive uma corrida muito difícil, como todo mundo deve ter percebido”, disse o piloto que largou da terceira posição, mas teve de batalhar muito para manter o resultado ao final das 31 voltas em Campo Grande. “No começo, meu carro estava saindo muito de frente, então resolvemos trocar apenas os pneus traseiros. Só que o carro ficou inguiável depois disso e os dianteiros começaram a acabar. Fiz o máximo para segurar a posição pensando na Superfinal”, declarou Marquinhos.

Após o pódio, Burti admitiu que correr em Campo Grande é diferente da maioria das pistas do calendário, por conta da preocupação com o desgaste excessivo dos pneus e da sujeira que se forma fora do traçado. “Se você sai um palmo fora do caminho, parece que está em cima de bolinhas de gude. Desde o início eu sabia que o desafio era buscar o acerto para ter um carro constante e equilibrado, além de não poder errar de jeito nenhum”, explicou Burti. Com a vitória, o piloto da Itaipava Racing Team pulou da 13ª para a sexta posição no campeonato, com 41 pontos.

O líder da temporada 2011 da principal categoria do automobilismo brasileiro voltou a ser Thiago Camilo, que em Campo Grande usou a cautela. Ele foi aos 81 pontos e partirá mais tranquilo para a sexta etapa da Copa Caixa Stock, dia 3 de julho, no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. “Eu fiquei sabendo pelo rádio que o Átila (Abreu, antigo líder) tinha abandonado, então mudou um pouco a minha estratégia. Por isso, preferi não arriscar e administrar a colocação”, contou o novo líder. Átila Abreu (AMG Motorsports) aparece em segundo lugar (71 pontos) mesmo após ter parado por conta da bomba de combustível queimada ainda na terceira volta.

Resultado da quinta etapa da Copa Caixa Stock Car

Advertisement

1) Luciano Burti, Itaipava Racing Team (Peugeot) – 31 voltas, em 47min48s608
2) Allam Khodair, Blau Vogel Motorsport (Chevrolet) – a 4s059
3) Marcos Gomes, Medley FullTime (Peugeot) – a 15s448
4) Thiago Camilo, Ipiranga RCM (Chevrolet) – a 16s197
5) Felipe Maluhy, Officer ProGP (Chevrolet) – a 17s491
6) Ricardo Maurício, Eurofarma RC (Chevrolet) – a 17s564
7) Popó Bueno, Comprafacil.com/A.Mattheis (Chevrolet) – a 20s309
8) Valdeno Brito, Esso Mobil Super Racing FTS (Chevrolet) – a 21s984
9) Max Wilson, Eurofarma RC (Chevrolet) – a 24s216
10) Xandinho Negrão, Medley FullTime (Peugeot) – a 25s013
11) Duda Pamplona, Officer ProGP (Chevrolet) – a 28s401
12) Giuliano Losacco, Hot Car Competições (Chevrolet) – a 33s010
13) Cacá Bueno, Red Bull Racing (Peugeot) – a 34s201
14) Alceu Feldmann, Comprafacil.com/A.Mattheis (Chevrolet) – a 34s801
15) Daniel Serra, Red Bull Racing (Peugeot) – a 36s008
16) Ricardo Zonta, RZ Crystal Racing Team (Chevrolet) – a 40s472
17) Eduardo Leite, Hot Car Competições (Chevrolet) – a 43s770
18) Lico Kaesemodel, RCM Motorsport (Chevrolet) – a 1min07s770
19) Tuka Rocha, BMC Vogel Motorsport (Chevrolet) – a 1min08s041
20) Rodrigo Navarro, Qualicorp JF Racing (Peugeot) – a 1min10s128
21) Nonô Figueiredo, Esso Mobil Super Racing FTS (Chevrolet) – a 1min15s777
22) Sérgio Jimenez, RZ Crystal Racing Team (Chevrolet) – a 1min18s617
23) Diego Nunes, Bassani Racing (Peugeot) – a 1min30s064
24) Alan Hellmeister, Scuderia 111 (Peugeot) – a 3 voltas

Não completou 75% (23 voltas)

25) Denis Navarro, Bassani Racing (Peugeot) – a 10 voltas
26) Júlio Campos, Scuderia 111 (Peugeot) – a 14 voltas
27) David Muffato, Itaipava Racing Team (Peugeot) – a 14 voltas
28) Rodrigo Sperafico, JF Racing (Peugeot) – a 20 voltas
29) Átila Abreu, AMG Motorsports (Chevrolet) – a 28 voltas
30) Serafim Jr., AMG Motorsports (Chevrolet) – a 29 voltas

Volta mais rápida: Luciano Burti, 1min26s759 (média: 145.8 km/h), na volta 7

Advertisement
Advertisement