Outros
Volkswagen expõe Amarok e Saveiro Cross na 17ª Feicorte, em São Paulo
Air bags dianteiros, ESP e ABS Off-Road estabelecem novo nível de segurança no segmento de pick-ups médias
Texto e Imagem: Volkswagen do Brasil
A Volkswagen do Brasil participa da 17ª Feicorte (Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne), de hoje até sexta-feira, das 9h às 20h, no Centro de Exposições Imigrantes (Km 1,5 da Rodovia dos Imigrantes), em São Paulo. A pick-up Amarok é uma das atração do evento, exposta na versão Highline. A Saveiro Cross também participa da Feicorte.
A Feicorte é o maior evento indoor da cadeia pecuária de corte do mundo e se destaca pela qualidade, pesquisa, tecnologia, equipamentos, produtos e serviços. Com 50 mil m² de área, a Feicorte 2011 deve receber mais de 25 mil visitantes, entre pecuaristas, profissionais e estudantes.
Serão 250 empresas expositoras e mais de 4.000 animais, de 20 raças, entre bovinos, caprinos e ovinos. A programação conta com 120 eventos paralelos, entre reuniões, seminários, workshops, conferências, palestras e cursos, além de leilões de várias raças bovinas, com oferta de genética de ponta. A entrada para a feira é gratuita.
A pick-up Amarok
A pick-up Volkswagen Amarok conta com cinco versões. A versão de entrada é equipada com o motor 2.0 TDI Turbo Diesel de 4 cilindros e 16 válvulas, com sistema de injeção Common Rail de alta performance, o mesmo propulsor da versão Highline (a opção topo de linha da pick-up), porém com um único turbo compressor, capaz de atingir potência máxima de 122 cv a 3.750 rpm.
Essa motorização traz o conceito de “downsizing”, com motores de baixa cilindrada mas com alta potência e torque. Trata-se de um propulsor moderno, econômico e com baixo índice de emissões. A versão de entrada da Amarok Cabine Dupla tem preço sugerido de R$ 88.990 com tração 4×2 traseira e de R$ 92.990 para a opção com tração 4×4.
As versões 4×2 e 4×4 trazem de série ABS para off-road, que otimiza a ação do ABS em solo solto (por exemplo, pedriscos e areia), proporcionando maior eficiência de frenagem. Outro item de segurança oferecido de série na Amarok de entrada é o Bloqueio Eletrônico do Diferencial (EDL), que aciona o freio da roda que ficou sem tração em baixa velocidade, evitando que a pick-up patine. O Sistema de Controle de Tração (TCS) permite arrancadas sem que a roda patine, auxiliando na superação de aclives, mesmo com baixa aderência.
O Sistema de Assistência à Frenagem (BAS) amplia o esforço do pedal para garantir a máxima pressão, antecipando o início da frenagem e reduzindo a distância até a parada total. O Distribuidor Eletrônico da Força de Frenagem (EBD) divide eletronicamente a pressão de frenagem entre os eixos em função da carga transportada, garantindo eficiência e controle da frenagem com a pick-up vazia ou mesmo com sua carga máxima. O Controle Eletrônico de Frenagem (EBC), por sua vez, distribui a força de frenagem entre as rodas de acordo com o peso e o atrito do veículo com o solo.
Versões Trendline e Highline
A linha Amarok também conta com as versões Trendline (R$ 102.990) e Highline (R$ 119.490). Ambas são equipadas com o motor 2.0 TDI Bi-Turbo Diesel, 4 cilindros e 16 válvulas, com 163 cv (a 4.000 rpm). A Amarok traz as maiores medidas de seu segmento nas dimensões do habitáculo e da caçamba. Internamente, a pick-up oferece conforto máximo para transportar cinco ocupantes.
A Amarok também distingue-se pelo elevado conceito de segurança, que define novos padrões em sua classe. Conta com airbags para motorista e passageiro dianteiro e cintos com pré-tensores nos bancos dianteiros. A Amarok também apresenta de série em todas as versões comercializadas e como item exclusivo na categoria o ABS “off-road”, que aperfeiçoa a ação do ABS em solo solto (por exemplo, pedriscos e areia) em velocidade até 130 km/h, proporcionando maior eficiência de frenagem.
A Amarok traz ainda sistemas de auxílio ao motorista como o BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), TCS / ASR (Sistema de Controle de Tração) e EDL/EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial), além do ESP – Programa Eletrônico de Estabilidade, um sistema inédito entre as pick-ups médias do mercado brasileiro. Juntamente com o opcional ESP, a Amarok dispõe para o motorista os exclusivos sistemas HDC (Controle Automático de Descida) e HSA (Assistente para Partida em Subida).
Amarok: pick-up premiada
A pick-up Volkswagen Amarok conquistou alguns dos principais prêmios do setor automotivo, comprovando seu reconhecimento pela imprensa especializada e pelo público. Neste mês, a Amarok venceu a categoria Picape Média da edição especial “Qual Comprar 2011”, da revista Autoesporte, da Editora Globo. A publicação reforça que a Amarok é a mais moderna de seu segmento, com destaque para o conjunto mecânico. Essa é a segunda vez que a Amarok vence a categoria da avaliação “Qual Comprar”.
Neste ano, a Amarok também foi escolhida como a Melhor Picape Médio/Grande na 13ª Eleição dos “Melhores Carros”, realizada pelo Best Cars Web Site. A votação foi feita por internautas de todo o Brasil, entre outubro e dezembro de 2010, e revela as preferências do consumidor. Na premiação, a Amarok recebeu 22,3% dos votos de sua categoria.
Em 2010, o ano de lançamento da Amarok, a pick-up conquistou três importantes prêmios da mídia especializada. Foi eleita “Picape do Ano 2011”, pela revista Autoesporte, da Editora Globo. A pick-up também foi a escolha do público no site da revista Autoesporte, com 62% dos votos. A Amarok também conquistou o título de “Melhor Pick-Up” no prêmio “O Melhor de Auto Press 2011” e o título de “Veículo Comercial Leve” do prêmio AutoData 2010.
No exterior, a Amarok conquistou a primeira edição do “International Pick-Up Of The Year 2011” durante o 63º Salão Internacional de Veículos Utilitários de Hannover, na Alemanha, em setembro de 2010. Esse prêmio é organizado pela VDA, a associação que representa a indústria automotiva alemã.
Saveiro Cross: versão aventureira
A Saveiro Cross se caracteriza por aliar o caráter aventureiro e o visual robusto a um nível de equipamento, conforto e qualidade de acabamento incomuns no segmento. Seguindo as diretrizes dos utilitários esportivos da marca produzidos na Europa, os designers da Volkswagen do Brasil se preocuparam em ir além de criar um carro voltado especificamente ao lazer, inclusive fora de ambientes urbanos.
A Saveiro Cross é oferecida exclusivamente com cabine estendida, possibilitando maior conforto aos ocupantes e a possibilidade de transportar bagagem em seu interior.
A Saveiro Cross utiliza o consagrado motor EA-111 VHT 1.6 Total Flex e a transmissão MQ200 manual, com cinco marchas, conjunto já consagrado no mercado brasileiro. Aliada a suspensão RCS (Robust Cargo Suspension), essa combinação assegura um excelente nível de desempenho e dirigibilidade, capacidade de carga e alta confiabilidade.
SERVIÇO
Feicorte 2011 – 17ª Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne
Data: 13 a 17 de junho de 2011
Horário: Das 9h às 20h
Local: Centro de Exposições Imigrantes – Km 1,5 Rodovia dos Imigrantes – São Paulo
Entrada: gratuita