Outros
Alpha Notícias: Edição 2012 da M&T Expo movimentou R$ 1,2 bilhão em negócios
Feira atraiu um público de 54.597 visitantes de todos os estados brasileiros e 71 países
Texto: Assessoria de Imprensa
A M&T Expo 2012 – 8ª Feira Internacional de Equipamentos para Construção e 6ª Feira Internacional de Equipamentos para Mineração, considerada a maior edição de todos os tempos, se constituiu numa vitrine para lançamentos e inovações tecnológicas em equipamentos para o setor e palco de grandes negócios. A edição histórica da feira movimentou cerca de R$ 1,2 bilhão, considerando os negócios realizados. Esse montante corresponde a aproximadamente 10% do total faturado anualmente pelo segmento e representa uma alta de 20% ante a edição de 2009.
A estimativa de bons negócios consagra a M&T Expo 2012, realizada de 29 de maio a 2 de junho, como um termômetro para o mercado de equipamentos para construção e mineração, uma vez que parte dos compradores preferiu aguardar a realização da feira para conhecer as novidades dos fabricantes e, também, para negociar a compra de novos equipamentos ou finalizar negócios já iniciados. Em 2009, a feira já havia sido um divisor de águas para o segmento ao alcançar um montante de R$ 1 bilhão em negócios, revertendo os reflexos da crise econômica que afetou na ocasião, diversos países.
Nesta edição, a realização de negócios também foi expressiva, reforçando o papel da M&T Expo como ponto de encontro para os executivos que decidem as compras e profissionais do setor da construção e mineração. A Case Construction Equipment, por exemplo, finalizou a feira com cerca de 500 pedidos, o Grupo Wirtgen ultrapassou em 90% a meta de vendas, que foi considerada bem ousada, e o número de equipamentos vendidos nesta edição teve um crescimento de mais de 500% em relação a 2009, a New Holland Construction também atingiu seus objetivos de venda com sucesso, além de ter vendido na feira seus lançamentos em motoniveladoras e manipuladores telescópicos. A GTM Máquinas e Equipamentos, distribuidor oficial XCMG, conseguiu mais de R$ 5 milhões em negócios, a Randon Veículos fechou a venda de 43 máquinas entre caminhões e retroescavadeiras, a Manitowoc vendeu 13 equipamentos para Odebrecht e uma grua automática hidráulica para a Central Locadora, que também assinou uma carta de intenção que prevê a compra de outras dez unidades.
“Esses exemplos ratificam o papel da M&T Expo como gerador de negócios para as empresas fabricantes e revendedoras de equipamentos, fomentando a competitividade e o desenvolvimento econômico-financeiro e tecnológico de todo o setor da construção e mineração”, afirma Afonso Mamede, presidente da Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, idealizadora e organizadora da feira.
Esse volume de negócios pode ser explicado pelas expectativas de investimento em infraestrutura no Brasil até 2016 e, também, pela qualidade dos visitantes da M&T Expo 2012. No total, foram 54.597 pessoas, sendo 2.053 estrangeiros, originários de 71 países. Essa quantidade de público é 32% superior a 2009 e 21% maior do que o esperado pela Sobratema antes da realização da feira. Considerando apenas os visitantes nacionais, este ano, a feira contou com a presença de profissionais procedentes das 26 unidades federativas e do Distrito Federal. Houve, ainda, um aumento de 5% da visitação de outros estados, com exceção de São Paulo. “Essa capilaridade reforça o posicionamento da feira para os empresários de Norte a Sul do País”, explica Mamede.
Formado por decisores de compra, profissionais e técnicos de empresas ligadas ao setor, incluindo empreiteiras, construtoras e mineradoras, os visitantes estavam interessados nas mais de 1000 marcas e nos cerca de 3500 equipamentos em exposição no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. “Em 62.057 m² de exposição, esses visitantes puderam conhecer uma grande variedade de equipamentos para terraplanagem, pavimentação, içamento, perfuração de rochas, mineração, entre outros, além de motores, material rodante e demais peças e componentes”, conta Mamede. Dois destaques dessa edição foram os equipamentos compactos, que podem fazer serviços em locais com espaço reduzido, e os simuladores para capacitação e treinamento, cada vez mais modernos, que levam os operadores a ter as mesmas sensações de uma operação real.
Em termos de empresas participantes, a M&T Expo contou com 494 expositores, sendo 270 nacionais, vindos de nove estados brasileiros, e 224 internacionais, vindos de 15 países. Para eles, além dos negócios, a feira também mostrou a realidade do mercado brasileiro de equipamentos para construção e mineração. “O desenvolvimento tecnológico aplicado nas máquinas, a competitividade entre as empresas do setor, a entrada de novos players no País e a procura por equipamentos que aumentam a produtividade e, ao mesmo tempo, reduzem o impacto ambiental são quatro exemplos do que havia na feira e podem ser encontrados no dia a dia de nosso setor”, ressalta Mamede. A feira contou ainda com pavilhões internacionais de quatro países: China, Coreia do Sul, Espanha e Reino Unido.
Era eletrônica
Além de realizar sua edição histórica, a M&T Expo 2012 inaugurou uma nova era em feiras de grande porte no Brasil. Pela primeira vez no País, uma feira utilizou o credenciamento eletrônico por chip para obter, em tempo real, o número exato e a localização dos visitantes que participaram do evento.
“A utilização pioneira da tecnologia RFID equiparou a M&T Expo ao que há de mais moderno e inovador em termos de tecnologia nos eventos internacionais realizados na Europa, Ásia e Estados Unidos. Além disso, a captação e transmissão de dados em tempo real elevaram, ainda mais, a qualidade da informação para o expositor, visitante e mercado em geral”, ressalta Mamede.
Os portais, situados em todas as entradas e saídas dos pavilhões do Centro de Exposição Imigrantes, captaram as informações dos chips das credenciais, por meio da tecnologia RFID (identificação por radiofrequência). A contagem e localização das pessoas foram exibidas em painéis eletrônicos, localizados em diversos pontos, como por exemplo, a praça de alimentação e o lounge do Sobratema Congresso. Os dados foram mostrados por meio do mapa da feira, com a quantidade de pessoas e seu posicionamento nos pavilhões cobertos e nas áreas externas.
A M&T Expo ainda contou com outras novidades na área tecnológica. A planta interativa, por exemplo, permitiu que o profissional participante do evento planejasse melhor sua visita à feira, ao montar um roteiro com os estandes que pretendia conhecer.
Outra novidade para os visitantes que usam smartphones foi o aplicativo para celulares dotados de sistemas operacionais Android e iOS (Apple), que ainda pode ser encontrado nas lojas virtuais Google play e iTunes. O mtexpomobile conta com todas as informações da feira, tais como: lista de expositores, planta, notícias, entre outros.
Sustentabilidade
A sustentabilidade também foi foco da M&T Expo 2012. O plano ambiental contou com uma série de iniciativas sustentáveis. Dentre as ações programadas, a principal foi a concessão de um selo ambiental para expositores que comprovaram a prática de ações para diminuir a emissão de poluentes decorrentes das atividades realizadas antes, durante e após o evento. O selo é fruto de uma parceria entre a Sobratema, o Instituto Totum, organismo certificador de ações ambientais, e a Fundação SOS Mata Atlântica.
Como promotora do evento, a Sobratema também se comprometeu a obedecer a uma série de medidas em prol da sustentabilidade. Entre as ações, destacou-se a coleta e destinação correta de todo o material resultante da montagem e desmontagem do evento. Nos cinco dias da feira, ocorreu um sistema de coleta seletiva dos resíduos gerados pela visitação, assim como a destinação adequada desse material.
A Sobratema ainda fará um balanço das ações adotadas pela entidade e pelos expositores, calculará o volume de emissões de CO2 que a feira provocará, descontará as medidas compensatórias que foram adotadas e fará o plantio de árvores necessário, consolidando a M&T Expo 2012 como um evento “carbon free”.
Sobratema Congresso
Paralelamente à M&T Expo 2012, aconteceu o Sobratema Congresso, nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho. Com uma programação completa com mais de 15 palestras, dois seminários, uma conferência, um workshop técnico e um minicurso, o evento teve como objetivo debater os principais assuntos do mercado de construção pesada, infraestrutura e mineração.
De acordo com Mamede, o Sobratema Congresso foi uma oportunidade única para empresários, engenheiros e profissionais envolvidos direta e indiretamente com esses setores obtivessem informações sobre uma variedade de assuntos relevantes relacionados com o setor. “Além disso, os participantes também puderam trocar experiências e conhecer tendências e perspectivas mercadológicas, técnicas e tecnológicas, que, certamente, servem de base para tomada de decisões em suas empresas”, explica.
O Congresso contou com apresentações de dois programas da Sobratema, o Instituto Opus e a Inteligência de Mercado. O Opus trouxe três renomados especialistas, sendo um especialista internacional, para falar sobre tecnologia aplicada à construção. Já a Inteligência de Mercado mostrou dois estudos: Frota Brasileira em Atividade e Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção. A entidade ainda ministrou palestras, com o tema formação de mão de obra.
Além da Sobratema, o Congresso abriu espaço para doze entidades parceiras abordarem assuntos pertinentes para o crescimento e desenvolvimento do segmento de construção e mineração. Nesta edição, foram doze entidades participantes: ABCIC – Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto, ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland, ABENDI – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, ABIFER – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, ABRAMAN – Associação Brasileira de Manutenção, ABRATT – Associação Brasileira de Tecnologia Não Destrutiva, ALEC – Associação Brasileira das Empresas Locadoras de Bens Móveis, CBT – Comitê Brasileiro de Túneis, DEC – Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro, FECAMVENEZ – Federação de Câmaras de Comércio e Indústria Venezuela-Brasil, IBEC – Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos, e a SINDIPESA – Sindicato Nacional das Empresas de Transporte e Movimentação de Cargas Pesadas e Excepcionais.
Depoimentos
Marco Antônio Galvão – Diretor Comercial da Astec Agregados e Mineração do Brasil
“A ASTEC Brasil é uma empresa recém-criada no país, portanto, é a primeira vez que estamos participando da M&T Expo. Esta feira é a maior da América Latina em nosso segmento e a frequência é de altíssima qualidade: trata-se de um público especializado, dirigido, com a presença de tomadores de decisão, o que é de extrema importância para quem expõe. Os fabricantes investem pesado na feira justamente por confiarem muito no potencial deste evento. Eu conheço outras feiras pelo Brasil e, de longe, posso afirmar que é a mais rica e bem estruturada. Foi o melhor debut que a ASTEC poderia ter no Brasil: cumprimos o objetivo de divulgar a marca, criar relacionamentos e expandir mercado”.
Felipe Cavalieri – Presidente da BMC – Brasil Máquinas de Construção
“Em 2009 a M&T Expo foi um divisor de águas, consolidando o fim do pós-crise. Pelo movimento gerado neste ano, posso dizer que a feira é ‘pé quente’. A quantidade de negócios gerados durante o evento superou nossas expectativas mais otimistas. Vendemos nos primeiros quatro dias da feira o movimento esperado para o mês inteiro. E pelos contatos realizados durante o evento estamos esperando um segundo semestre ainda melhor”.
Roque Reis – Diretor Geral da Case Construction Equipment
“Como aconteceu nas edições anteriores, a M&T Expo foi muito produtiva para nós da Case Construction. Houve uma grande visitação em nosso estande. Notadamente, o público visitante estava interessado em negócios e em conhecer nossos lançamentos e a variedade de equipamentos ofertados e apresentados. Consequentemente, foi possível realizar ou iniciar negócios. Conseguimos fechar 500 pedidos na feira e esse montante supera 2009”.
Bernadette Manso – Region Industry Manager – Caterpillar Global Construction & Infrastructure Brazil and Southern Cone Districts
“A M&T Expo foi ótima. O número de visitantes foi espetacular. Nosso estande esteve sempre lotado, muito bem visitado e fizemos ótimos negócios. Excedemos nossas expectativas. A M&T Expo é uma excelente oportunidade de estarmos todos juntos – fábrica, revendedor, banco Caterpillar, loja de aluguel, suporte ao produto, área de energia, entre outros –, demonstrando e oferecendo nossas melhores soluções ao nosso principal e único foco: nosso cliente”.
Luiz Marcelo Tegon – Presidente da Ciber Equipamentos Rodoviários, marca que faz parte do Grupo Wirtgen
“A feira foi muito boa. Atingimos nossa meta de vendas e ela era bastante agressiva: queríamos vender cinco vezes mais do que na edição anterior. Percebemos que o público veio esperando fazer negócios e isso foi possível graças às boas condições oferecidas na feira. Ficamos tão satisfeito que planejamos expandir em 50% o tamanho do nosso estande para a próxima edição”.
Frederico Martins – gerente de Marketing da Doosan
“Para nós da Doosan, a M&T Expo 2012 foi uma feira fantástica. Tanto a localização do centro de exposições, quanto o apoio recebido da Sobratema possibilitaram uma excelente participação nossa no evento. Também nossa escolha estratégica de montar nosso estande num local de intensa passagem de visitantes potencializou nossa exposição. Como nossos 1.420 m2 de área total de exposição formou uma espécie de boulevard que ligava a área externa com a interna, muita gente pode conhecer nossa linha de produto e também saber um pouco mais da história da empresa e dos nossos planos para o Brasil. Como resultado, conseguimos fechar vários negócios e fizemos centenas de contatos novos. Para nós a feira foi fantástica”.
Joel Ferreira Lima – Gerente Comercial da Gascom
“Esta edição da feira foi uma grata surpresa, está bem movimentada, grande número de visitantes e bem qualificados. Geramos muitos orçamentos, efetivamos bastantes negociações, muito motivadas pelo bom momento do setor. E já confirmamos a nossa presença na próxima M&T Expo”.
Gilvan Medeiros Pereira – Diretor do Grupo Ammann
“A feira foi muito boa. Tivemos uma qualidade elevada de visitação e, para nós da Ammann a M&T Expo 2012 funcionou realmente como uma porta de entrada. Ajudou também na ampliação da visibilidade da marca nos mercados onde atuamos. A feira foi um ponto culminante para negócios e, com certeza, estaremos de volta na próxima edição”.
Deivid Garcia – Superintendente Comercial da GTM – Máquinas e Equipamentos / XCMG
“A M&T Expo 2012 foi, para nós, uma grande feira de oportunidades. Mais até do que esperávamos. Tínhamos a expectativa de vendermos quatro equipamentos por cada uma das nossas linhas de produtos e conseguimos uma média de venda de oito equipamentos por linha. Dobramos nossa previsão de vendas. Participamos de todas as edições anteriores e esta foi, sem dúvida, a mais positiva em termos de negócios e também de novos contatos. Foi a que trouxe melhores resultados em termos de negócios”.
Nei Hamilton – Diretor Comercial da JCB
“A Feira superou nossas expectativas, tanto em relação ao número de clientes circulando, como em negócios fechados. Embora o mercado não esteja tão aquecido, a JCB fechou negócios significativos. A Feira mostrou a força do setor com a presença de grandes players internacionais, principalmente os asiáticos que estão investindo no mercado brasileiro”.
Marcio S. Cardoso – Diretor de Vendas da JLG Latino Americano
“Me surpreendi com a quantidade de oportunidades geradas pela feira. Desde o primeiro dia, tivemos um volume constante de clientes em potencial, além de mantermos uma série de contatos com representantes de empresas que já são nossas parceiras. Este ano superou todas as nossas expectativas. Tivemos uma média de 600 a 700 pessoas passando, diariamente, pelo nosso estande. Diante do sucesso da edição deste ano da M&T Expo, me arrependo de não ter participado da edição de 2009”.
Roberto Marques – Gerente de Vendas da John Deere Construção
“A feira foi muito boa e conseguimos atingir nosso objetivo principal, que era aproveitar a realização da M&T Expo para nos apresentarmos como nova opção no segmento de construção. Recebemos a visita de vários clientes que puderam verificar de perto a qualidade e a funcionalidade dos nossos equipamentos. Conseguimos, com isso, passar uma mensagem muito clara do tipo de relacionamento que queremos manter com os clientes brasileiros da área de construção. A grande maioria dos que passaram por nosso estande foi de profissionais qualificados e que possuem decisões de compra nas suas organizações”.
Aguinaldo Lopes – vice-presidente da Komatsu
“Estivemos presentes em todas as edições anteriores da M&T Expo. Notamos que a cada ano que passa, ela ganha em qualidade de visitação. A deste ano confirmou que a feira já tem hoje uma projeção nacional. Não é apenas uma feira regional, restrita a São Paulo. Tanto que pelo nosso estande passaram clientes e distribuidores de todas as regiões do país. Para nós da Komatsu, a feira foi especialmente boa para mostrarmos nossa nova escavadeira híbrida, um a novidade em termos mundiais, nosso sistema de monitoramento via satélites e expomos 17 equipamentos. Além disso, mantivemos contato com nossos clientes, prospectamos novos compradores e revemos vários amigos. Já estamos programando nossa participação na próxima edição”.
Edward Gerber – Gerente Geral da LBX do Brasil – Link-Belt Escavadoras
“O lançamento que fizemos de várias máquinas tem sido bastante proveitoso na M&T Expo 2012. Notamos que o público que passou pela feira é bastante técnico. Estimamos que 60% das pessoas que passaram pelo nosso estande sabiam o que estavam perguntando em relação aos nossos produtos. Vários deles eram compradores nas empresas onde atuam, o que facilitou a negociação com nosso pessoal de vendas. Fizemos vários negócios”.
Mauro Cesar Barbosa – Gerente Comercial da LDA
“Em relação à edição de 2009, a M&T Expo deste ano cresceu muito, tanto em quantidade de expositores quando na qualidade deles e do público. A feira mostrou um vigor muito grande, as pessoas vieram focadas para fechar negócio, diferente do que costuma acontecer em outros eventos, em que predomina a captação de informações. Além disso, a expectativa para o pós-feira é muito boa, tendo em vista os negócios alinhavados no evento”.
Moisés Moreira – Marketing da Liebherr
“Foi ótima a feira para nós porque trouxemos várias novidades que foram aprovadas por quem nos visitou. Tivemos chance de contatar os clientes e prospectar novos compradores, finalizamos também algumas vendas. Além disso, esperamos fechar novos negócios em decorrência de contatos feitos na feira”.
Corey M. Rogers – Gerente de vendas para América Latina da Link-Belt Cranes
“A M&T Expo foi excelente para nós. Conseguimos alcançar nosso objetivo principal que era mostrar as máquinas e também comunicar oficialmente ao mercado nosso novo representante, a BMC. Todos os comentários sobre as novidades que trouxemos para a feira foram positivos. A frequência de público foi boa, assim como o tipo de visitante. Nossos clientes nos procuraram e a expectativa de negócios que devem ser gerados a partir da feira é muito boa”.
Marcos Oliveira – Coordenador de Marketing da Madal Palfinger
“De maneira geral, foi muito positiva nossa participação na M&T Expo. Conseguimos alcançar os objetivos que nos trouxeram para a feira, tanto para estreitar o relacionamento com os nossos clientes, quanto para conseguir novos contatos. Além disso, fechamos bons negócios. O investimento feito aqui já teve um retorno positivo. É um evento que nós sempre participamos. Além da M&T, nós também participamos da M&T Peças e Serviços, além de outras feiras ligadas ao setor, mas a M&T Expo é, atualmente, a feira mais importante para o nosso segmento”.
Leandro Moura – Gerente de Administração de Vendas da Manitowoc
“Em termos de oportunidades de negócios, a M&T Expo 2012 foi excelente, superando nossas expectativas. O público, tanto em quantidade como qualidade, foi bom. Fizemos contatos com empresas de todos os portes e com grandes projetos em andamento, em um curto espaço de tempo. Foi uma ótima oportunidade para divulgar a produção, em nossa fábrica em Passo Fundo (RS), de um produto inovador na área de guindastes. A feira se consagrou como ponto de encontro para o setor”.
Renison Moreira – Gerente Comercial da Mecan
“Foi muito importante para a Mecan participar da M&T Expo. Por ela ser de nível internacional, reuniu um público de interesse da empresa, que tem atuação em todo o Brasil e na América Latina. Foi uma surpresa muito agradável a atenção e aceitação de todo o público quanto ao QuikDeck, uma plataforma de trabalho suspensa. Por ser um produto novo, temos grandes expectativas de negócios após a feira. A procura foi enorme e o nosso estande foi visitado todo o tempo por pessoas em potencial e que desejavam saber mais sobre o equipamento. Estamos muito satisfeitos com o sucesso da feira, os resultados que obtivemos e confirmamos a nossa participação na próxima edição, em 2015”.
Mercedes-Benz
“A empresa recebeu em seu estande representantes das grandes empresas do setor de construção e mineração, fortalecendo o relacionamento com esses clientes e dando continuidade a negociações já em andamento. Juntamente com os concessionários de São Paulo, a Mercedes-Benz também atendeu aos demais clientes e visitantes, apresentando detalhes da linha 2012 e da tecnolgia BlueTec 5, que agregou mais valor, vantagens e benefícios para as atividades de transporte, assegurando a rentabilidade operacional para os clientes. A M&T Expo 2012 chamou a atenção pela grande presença de público. Por se tratar de uma feira eminentemente técnica, voltada a profissionais e especialistas do setor, isso aumentou a importância do evento para a Mercedes-Benz em seu objetivo de apresentar uma nova linha de caminhões e novas tecnologias, esclarecendo as dúvidas dos visitantes”.
Alfredo Maia – Comercial da Metso
“A M&T Expo 2012 foi além das expectativas. A visitação foi maior que a de 2009 e os profissionais presentes estavam interessados efetivamente em conhecer lançamentos, produtos e fazer negócios. Conseguimos, nesta edição, concretizar mais negócios do que a feira anterior. O público que passou em nosso estande era diverso, de Norte ao Sul do País, além de vários empresários de britagem de países sulamericanos, em especial, da Argentina, Venezuela, Bolívia e Paraguai”.
Nicola D’Arpino – Gerente de Marketing para América Latina da New Holland Construction
“Com certeza, os resultados da feira superaram nossas expectativas, o que é bastante positivo, sobretudo considerando o atual momento vivido pela economia brasileira. Tanto em relação ao movimento de visitantes no nosso estande, quanto na alta qualificação dessa visitação. Todos os lançamentos feitos durante a M&T Expo, três modelos de motoniveladora e dois de telehanders, já tiveram vendas efetivadas durante o evento”.
Luiz Mesquita de Arruda Camargo – Diretor Comercial da Noma do Brasil
“Nós sempre participamos de outras feiras mais direcionadas ao setor de transporte e o que percebermos em nossa primeira participação na M&T Expo é que o público que nos visitou não veio só para conversar ou conhecer os nossos produtos. Recebemos muita gente realmente interessada em saber detalhes técnicos dos produtos, sobre capacidade de carga, ou seja, é potencial comprador mesmo. Tivemos uma visitação bastante seletiva”.
Abram Goldberg – Diretor Geral da Proton Primus Máquinas e Equipamentos
“Participamos há muito tempo da M&T Expo por acreditar que a feira é um importante canal de divulgação da empresa, da marca e, sobretudo, dos novos produtos, de forma que o mercado tome conhecimento deles. Não temos o objeto de vender na feita, mas neste ano, para nossa surpresa, foram feitos vários negócios durante o evento, superando todas as nossas expectativas”.
Romano Rosa – Diretor Geral da Putzmeister
“A feira foi muito boa. A visitação no estande foi constante. No primeiro dia da feira, por volta das 13h05, cinco minutos após a abertura da feira, estávamos com nosso primeiro cliente. Além de quantidade, tivemos uma frequência bastante qualitativa no nosso estande: eram representantes de grandes construtoras e gente com poder de decisão de compra. A perspectiva de fechar negócios é grande. Foi bem melhor do que esperávamos e, com certeza, estaremos de volta em 2015”.
Alvonir Andrade – Gerente Executivo da Randon Veículos
“A Randon Veículos contabilizou bons resultados nesta edição da M&T Expo, tanto em negócios fechados como em visitação de público especializado, que superou a 1000 visitantes/dia. Fechamos a venda de 43 máquinas entre caminhões e retroescavadeiras, além de termos tido muita boa receptividade aos demais lançamentos como o rompedor hidráulico para retroescavadeiras e o óleo lubrificante RandonLub. Atribuímos este bom desempenho tanto às mais de 20 inovações introduzidas especialmente na linha de retroescavadeiras e também à promoção de vendas durante a feira e, ainda, à confiança de nossos clientes que têm nos prestigiado ao longo de nossa trajetória de 35 anos.”.
Alexandre Camargo Gomes – Gerente de Engenharia da Rohr
“A M&T Expo 2012 foi muito positiva porque conseguimos fazer muitos contatos. Nossos lançamentos foram bem recebidos pelo público visitante, bem seletivo, condizente com a feira. Além disso, as obras que gostaríamos de atender estiveram presentes na feira e em nosso estande. Com isso, fizemos o primeiro contato com esses tomadores de decisão. O objetivo principal de nossa participação era ter, ainda mais, visibilidade no mercado de construção pesado”.
José Carlos Romanelli – Diretor da Romanelli
“Foi muito boa nossa participação na M&T Expo 2012. Atingimos nossos objetivos de venda e também de público nos nossos dois estandes montados na feira. Participamos de todas as edições da feira, desde sua criação e ao longo desses anos todos percebemos que ela sempre é muito prática. O padrão de público também vem sendo melhorado ao longo do tempo. Na deste ano, além de uma frequência qualificada de público de empresas que atuam no Brasil, houve um aumento significativo também na visitação de pessoas de fora do País, que é muito importante para nós em termos de negócios e da busca de novos mercados. Do nosso lado, podemos dizer que tudo caminhou dentro dos conformes”.
Daniel Angelo Rossetti – Gerente de Marketing da Rossetti Equipamentos Rodoviários
“É a melhor feira de equipamento de mineração e construção, muito dedicada a profissionais e executivos que tem poder de decisão na empresa. Essa é a razão da nossa participação e de nosso investimento desde a edição passada. E estamos bastante motivados em relação aos comentários dos nossos clientes, dos futuros negócios, e estamos muito satisfeitos com esta edição da feira”.
Anderson Verta – Gerente Regional de Vendas da Sany
“Ficamos muito surpresos com a feira, superamos nossas expectativas em volumes de vendas, da exposição da nossa marca. Nesta edição da feira, vendemos mais de 50 equipamentos de linha amarela, sem contar os guindastes. Estamos bem satisfeitos com a participação nesta feira, nosso estande está maior e com mais visibilidade e temos uma projeção de vendas 99% maior que a edição anterior”.
Marcos Almeida – Responsável pelo Marketing da Schwing Stetter
“A feira foi muito boa. Tivemos a visitação de um público extremamente técnico e que era exatamente aquele tipo de profissional que precisávamos atingir, que são as concreteiras e as construtoras. Também foi possível divulgar as qualidades dos nossos equipamentos que estão hoje em uso nos principais projetos de infraestrutura realizados no País, como os da Copa de 2014 e do porto de Suape, em Pernambuco”.
Jacob Thomas – Presidente da Terex Latin America
“A M&T Expo 2012 ofereceu uma excelente oportunidade para a Terex exibir novos produtos e iniciativas voltadas ao mercado e assim comprovar seu significativo comprometimento e investimento na região. Trouxemos 20 máquinas para a exposição e apresentamos o novo guindaste RT555 Progress, montado no Brasil. O evento foi também um grande fórum e nossa equipe aproveitou para se aproximar ainda mais dos clientes e distribuidores para expandir o conhecimento do mercado sobre tudo o que a Terex tem a oferecer”.
Yoshio Kawakami – Presidente da Volvo Construction Equipment Latin America
“O resultado da M&T Expo 2012 foi para a Volvo CE muito positivo, conforme já esperávamos. Mais uma vez a Volvo CE fez um investimento significativo no evento, acreditando na parceria com a Sobratema. Esperamos pela edição em 2015!”
Roberto Martinez – Diretor Comercial da Wacker Neuson
“Penso que foi uma excelente experiência para nós, principalmente para a divulgação de nossa entrada no segmento dos equipamentos compactos que nós trouxemos para o estande. Foi muito bom, pois tivemos acesso a um tipo de cliente que não tínhamos na nossa carteira até agora. Notamos também durante as visitações que recebemos que a frequência é mais profissional. O pessoal que veio para a M&T Expo é bastante profissional, é gente que realmente quer fazer negócio, que quer agregar valor para suas empresas. Estamos realmente muito satisfeitos com os resultados obtidos com a feira”.
Mais informações no site oficial: www.mtexpo.com.br.