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Alpha Esportes: Audi abre temporada do WEC com dobradinha em Silverstone

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Trio formado por Tom Kristensen, Allan McNish e Loic Duval venceu as 6 Horas de Silverstone com apenas 3s4 de vantagem
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Depois da dobradinha nas 12 Horas de Sebring, em março, prova que contou com o pódio do brasileiro Lucas di Grassi, o Campeonato Mundial de Endurance (WEC) iniciou sua temporada neste domingo com as 6 Horas de Silverstone. E o resultado, apesar da concorrência, foi o mesmo: dobradinha da Audi com os R18 e-tron quattro.
E pela primeira vez a Audi levou o famoso RAC Tourist Trophy, que é uma premiação existente desde 1905 e é bastante tradicional no automobilismo britânico, e foi entregue ao escocês Allan McNish, que ao lado do dinamarquês Tom Kristensen teve pela primeira vez formando um trio o francês Loic Duval. Em Sebring, os dois dividiram o carro com o brasileiro Lucas di Grassi.
O trio, que agora lidera o campeonato, tomou a ponta da corrida na última hora de disputa, depois de 151 voltas. McNish, depois de uma troca de pneus, pilotou em ritmo impressionantemente forte para recuperar a liderança e cruzar a linha de chegada com uma vantagem de 3s4 para o R18 e-tron que chegou em segundo.
Desde o início da prova, a batalha era com a Toyota. McNish, no Audi número 2, subiu à liderança pela primeira vez na sexta volta. O carro número 1, com Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer vinha em segundo. No 77º giro, o suíço Fässler tomou a ponta. Logo depois, no entanto, foi detectado um problema com o diferencial dianteiro esquerdo, o que impedia o R18 #1 de usar o sistema híbrido, que acima dos 120 km/h desloca energia elétrica convertendo em potência destinada à tração das rodas da frente.
O revés representou um grande desafio tecnológico para os engenheiros da Audi. Ambos os R18 -etron quattro estavam configurados para contar com uma maior carga aerodinâmica em Silverstone. O restritor de ar menor prescrito pelo regulamento do WEC para 2013 foi uma forma de reduzir a vantagem da marca das quatro argolas no grid. Assim, os engenheiros trabalharam para diminuir esta desvantagem, inclusive no novo motor 3.7 V6 com um tanque de 58 litros de diesel, 20% menor do que o dos carros híbridos empurrados a gasolina, caso da Toyota, que faz menos paradas para reabastecimento nas corridas. Mesmo assim, o duo da Audi venceu a prova com uma volta de vantagem sobre o melhor Toyota.
O próximo compromisso da equipe é com a segunda corrida da temporada, as 6 Horas de Spa Francorchamps, na Bélgica, um dos mais belos e desafiadores circuitos do planeta. Nesta prova, que acontece no dia 4 de maio, a Audi terá três carros: as duas formações que fizeram a dobradinha em Silverstone, mais o carro #3, que terá o brasileiro Lucas di Grassi, o espanhol Marc Gené e o britânico Oliver Jarvis.
Resultado da prova
1) Duval/Kristensen/McNish (Audi R18 e-tron quattro) 197 voltas 
2) Fässler/Lotterer/Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro), a 3s462
3) Buemi/Davidson/Sarrazin (Toyota), a 1 volta
4) Lapierre/Wurz (Toyota), a 1 volta
5) Heidfeld/Jani/Prost (Lola-Toyota), a 4 voltas 
6) Beche/Belicchi/Cheng (Lola-Toyota), a 7 voltas
7) Graves/Pizzonia/Walker (Oreca-Nissan), a 13 voltas
8) Brundle/Heinemeier-Hansson/Pla (Morgan-Nissan), a 14 voltas 
9) Dyson/Kimber-Smith/Marsal (Zytek-Nissan), a 17 voltas
10) Kaffer/Perez Companc/Minassian (Oreca-Nissan), a 18 voltas
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