Vantagens ambientais motivam fábricas de veículos a adotar a matéria-prima
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A aplicação da tecnologia Ecofibra Automotive em veículos recém-lançados no mercado brasileiro, como o Hyundai HB20 (foto), Novo Palio, Nova EcoSport, Novo Citroën C3, contribuíram para o aumento de 57% na produção do material de revestimento interno para veículos, produzido pela Artecola Química com a mescla de polímeros e fibras naturais.
Os veículos refletem a variedade de aplicações do produto. No Hyundai HB20, o Ecofibra Automotive foi utilizado para a produção do porta-pacotes, nos Novo Palio e Citroën C3 nos medalhões das portas. Já na Nova EcoSport, o material está no revestimento dos bancos traseiros.
Além de completamente reciclável, o Ecofibra Automotive tem propriedades acústicas, contribuindo para o maior conforto dos passageiros nos veículos, por reduzir o nível de ruído interno. Outras características do produto são o baixo peso das peças, a flexibilidade de aplicações, o menor tempo necessário para a confecção das ferramentas de produção, a redução de custo, o melhor aspecto visual da peça final e a resistência mecânica e à umidade. Por reduzir o peso das peças do carro, o Ecofibra Automotive contribui ainda para a redução de consumo de combustível do carro e consequentemente diminuição de emissão de CO2.
Evandro Kunst, diretor-executivo de adesivos e laminados especiais da Artecola Química, explica que o uso do produto ratifica a preocupação da indústria automobilística com o meio ambiente.
Além da indústria automobilística, as Empresas Artecola, das quais fazem parte Artecola Química, MVC e Arteflex, são referência na América Latina em adesivos, laminados especiais, plásticos de engenharia e EPI’s para os mais diversos mercados, e adotam a inovação para o desenvolvimento de seus produtos. Com atuação em diversos mercados, como moveleiro, calçadista, construção civil e de papel e embalagens, as Empresas Artecola têm sede em Campo Bom, RS, e mantêm operações industriais no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México.