/home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153
">
Warning: Undefined array key 0 in /home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153
Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/u170270811/domains/alphaautos.com.br/public_html/wp-content/themes/zox-news/parts/post-single.php on line 153
Alpha Notícias: Fundação Volkswagen lança projeto social “Costurando o Futuro” em São José dos Pinhais
45 moradoras de comunidades de baixa renda vizinhas à unidade iniciarão a formação
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A Fundação Volkswagen, que é responsável por investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há mais de 30 anos, lançou hoje, 9 de maio, o projeto “Costurando o Futuro” em São José dos Pinhais (PR), em parceria com a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, por meio do programa Economia Solidária, e com o Instituto de Organização Racional do Trabalho – Idort. O programa oferecerá capacitação técnica e profissional em corte, costura e empreendedorismo a 45 mulheres em situação de vulnerabilidade social vizinhas à fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais: São Judas Tadeu, Ipê, Guatupê e Parque da Fonte.
Ao longo dos próximos 15 meses, as costureiras participarão de oficinas gratuitas focadas na formação técnica em corte e costura, aprendizado em criação e desenvolvimento de portfólio de produtos, noções de administração de negócios e finanças, design, comunicação para ampliar possibilidades comerciais e empreendedorismo social para a estruturação de um negócio próprio.
Além do foco social e econômico, impulsionando a geração de trabalho e renda na comunidade, o “Costurando o Futuro” tem atuação ambiental, praticamente eliminando o descarte de tecidos automotivos em aterros. Nas oficinas, as participantes transformarão em peças, como bolsas e acessórios, tecidos automotivos não utilizados pela Volkswagen do Brasil. O projeto também receberá tecido excedente de produção da marca de camisas Dudalina, que fornecerá o material por meio do seu Instituto Adelina. Com os retalhos, elas poderão executar técnicas como patchwork (trabalho com retalho).
“O projeto criará alternativas de trabalho e renda para 45 mulheres e oferecerá plenas condições para que, ao final da oficina-escola, elas possam formar o seu próprio negócio como empreendedoras sociais. As costureiras poderão atuar como multiplicadoras do conhecimento, dando ao projeto uma maior amplitude”, declarou a diretora da Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola.
A expectativa de estar inserida no mercado de trabalho com novas possibilidades profissionais gera estímulo e transformações individuais.
“O projeto significa a realização de um sonho que eu tinha de costurar e ter o meu próprio negócio. O aprendizado de hoje é só o começo, no futuro, pretendo investir na produção de uniformes escolares e profissionais, pois acredito que há um grande campo a ser explorado”, contou a aluna Silvani Alves Pessoa, dona de casa e moradora do Bairro São Judas Tadeu.
Projeto de sucesso
O “Costurando o Futuro” foi realizado durante três anos em São Bernardo do Campo (SP) e está sendo ampliado para o Paraná com recursos de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto fortalecerá os laços comunitários para que a aprendizagem, as instalações no bairro São Judas Tadeu e o maquinário possam se tornar uma patrimônio da comunidade.
Em São Bernardo do Campo, 160 pessoas receberam formação em corte, costura e empreendedorismo e criaram um portfólio de 37 produtos, entre os quais bolsas, mochilas e porta-objetos, confeccionados com tecidos automotivos e uniformes usados de funcionários que seriam descartados pela Volkswagen do Brasil.
Para garantir a sustentabilidade do projeto, elas formalizaram um empreendimento social para seguir com o trabalho de forma autônoma. Entre o total de participantes de São Bernardo do Campo, um grupo de empreendedoras criou o seu próprio negócio, a microempresa de confecções Tecoste, que significa Tecido, Costura e Arte.
O grupo Tecoste foi integrado à incubadora do Programa Municipal de Economia Solidária, permitindo que essas mulheres continuem recebendo por dois anos formação em empreendedorismo social por meio da Umesp (Universidade Metodista de São Paulo). A Volkswagen do Brasil continua fornecendo gratuitamente ao grupo Tecoste tecido automotivo e uniformes. No decorrer do projeto, outras participantes também conseguiram ingressar no mercado de trabalho ou preferiram atuar de forma autônoma como costureiras.
“Dessa forma, o ‘Costurando o Futuro’ cumpre seu objetivo ao apresentar novas perspectivas aos participantes com base nas três dimensões da sustentabilidade: social, econômica e ambiental. A partir de uma metodologia de sucesso, ampliamos o projeto para São José dos Pinhais, atendendo as necessidades locais, com a certeza de que também estamos oferecendo condições para um futuro promissor a esse grupo de mulheres” explicou o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil e responsável pelo tema Sustentabilidade na empresa, Dr. Eduardo Barros.
Os resultados do projeto “Costurando o Futuro” em São Bernardo do Campo foram apresentados no estande da Volkswagen na Rio + 20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada em junho de 2012.
Desenvolvimento Social
Outra iniciativa da Fundação Volkswagen no estado do Paraná é o “Volkswagen na Comunidade”, um concurso voltado para organizações sociais nas quais colaboradores da Volkswagen são voluntários. A 6ª edição do “Volkswagen na Comunidade” premiará dez projetos sociais desenvolvidos por organizações não-governamentais (ONGs) e sem fins lucrativos com um total de R$ 400 mil (sendo R$ 40 mil para cada, valor que deve ser investido em ações de transformação social). As instituições vencedoras e finalistas também ganharão um curso de Gestão de Projetos Sociais. A novidade, neste ano, é o processo de inscrição totalmente eletrônico, por meio de formulário disponibilizado no site da Fundação Volkswagen (www.fundacaovw.com.br).
No ano passado, a instituição vencedora do Paraná foi o “Pequeno Cotolengo Paranaense”, de Curitiba. O valor recebido do “Volkswagen na Comunidade” foi investido na ampliação do espaço onde é realizado o “Bazar da Amizade”, que contribui com a receita da instituição. Os recursos provenientes do bazar são investidos na aquisição de materiais médico-hospitalares e itens de consumo utilizados pelas pessoas com deficiências múltiplas e paralisia cerebral residentes na instituição.
Fundação Volkswagen
Ao longo dos mais de 30 anos de existência, a Fundação Volkswagen promove e realiza ações que contribuem para a melhoria da qualidade da educação pública e que fomentam o desenvolvimento social de comunidades de baixa renda. A estratégia de atuação baseia-se no desenvolvimento de um trabalho articulado em rede, por meio de parcerias entre os setores público, privado e a sociedade civil organizada (Organizações não-governamentais – ONGs), para, conjuntamente, implementar projetos que influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo.
