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Alpha Notícias: Relatório aponta redução de CO2 nos veículos da Ford

14 de junho de 2013
in Sem categoria
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Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
A Ford reduziu em 37% as emissões de CO2 por veículo em suas fábricas no mundo, entre 2000 e 2012, e planeja um corte de 30% entre 2010 a 2025, com o desenvolvimento de novos produtos, tecnologias e processos de manufatura. O trabalho da marca para reduzir as emissões de CO2 é destacado em seu 14º Relatório de Sustentabilidade anual, divulgado hoje.
As emissões totais das fábricas da Ford já caíram 47% desde 2000, ou 4,65 milhões de toneladas. As emissões geradas pelos seus veículos também caíram 16% por unidade desde 2007, com o lançamento de modelos híbridos e com motores mais eficientes.
A Ford tem planos ainda mais ambiciosos para a redução de CO2 – uma das prioridades destacadas no documento “Blueprint for Sustainability: Our Journey Continues” (Projeto para a Sustentabilidade: Nossa Jornada Continua). Outros assuntos do relatório vão da redução do consumo de água e energia ao corte do volume de resíduos destinado a aterros em suas fábricas ao redor do mundo.
“Nos mais de 30 anos em que estou na Ford assisti a uma verdadeira transformação, com a integração da sustentabilidade em seu plano de negócios, produtos, operações e relacionamento com parceiros”, diz Robert Brown, vice-presidente de Sustentabilidade, Meio Ambiente e Engenharia de Segurança. “O uso de água e energia, redução da geração de resíduos e gases de efeito estufa são apenas algumas das prioridades ligadas à sustentabilidade consideradas em todas as decisões.”
O chefe de operações financeiras da Ford, Bob Shanks, diz que os aspectos de sustentabilidade estão incorporados ao plano de negócios da companhia e estão em sintonia com o seu objetivo de entregar grandes produtos, um negócio robusto e um mundo melhor.
“Estamos muito mais proativos na compreensão da importância da sustentabilidade em um sentido amplo – não apenas em relação aos nossos produtos, mas também à qualidade dos resultados financeiros que eles geram”, diz Shanks, cujos comentários fazem parte do relatório anual.
A Ford divulgou o seu primeiro relatório de sustentabilidade em 1999, voluntariamente, como forma de apresentar as iniciativas sociais, econômicas e ambientais da companhia. Assim como os processos e resultados ambientais da empresa, o relatório também evoluiu – de uma brochura impressa a um documento abrangente e detalhado como é hoje, que exige um website inteiro e pode ser visto aqui.
CO2.
No começo dos anos 2000, a Força Tarefa de Mudança Climática da Ford  identificou a necessidade de atender às mudanças do mercado e regulamentações governamentais, entre vários outros fatores associados à redução das emissões de CO2.
Os investidores também veem com preocupação crescente as mudanças climáticas como fator de risco para as empresas, o que cria uma ligação mais forte entre as informações e iniciativas ligadas ao assunto e o acesso ao capital.
“Além desses imperativos, levamos a fundo a nossa responsabilidade de contribuir para o enfrentamento do desafio das mudanças climáticas”, diz John Viera, diretor global de sustentabilidade e assuntos ambientais da Ford.
 A Ford desenvolveu novos produtos, tecnologias e processos em suas fábricas e criou suas próprias metas ambientais, ao mesmo tempo em que faz a sua parte para ajudar a manter os níveis de CO2 da atmosfera abaixo de 450 partes por milhão – objetivo que muitos cientistas e agências governamentais dizem ser necessário para evitar os efeitos mais sérios das mudanças climáticas.
Os motores Ford EcoBoost – que hoje equipam mais de 600.000 veículos da marca – são um exemplo de tecnologia para redução do consumo de combustível e das emissões de CO2. Desde que chegaram ao mercado, os modelos híbridos Ford C-MAX e C-MAX Energi já evitaram o lançamento de mais de 20 bilhões de gramas de CO2 na atmosfera. O C-MAX Energi emite menos da metade do CO2 gerado por um carro convencional.
O C-MAX Hybrid e o C-MAX Energi fazem parte das seis opções de veículos eletrificados da Ford. Os outros são: Fusion Hybrid, Lincoln MKZ Hybrid, Fusion Energi plug-in e Focus Electric.
Em suas fábricas, a Ford está ampliando em 50% a capacidade do sistema de pintura 3-Wet este ano – levando esse processo ambientalmente mais eficiente para quatro novas plantas em três continentes. O uso desse processo é capaz de reduzir em até 25% a emissão de CO2 nos lugares onde é aplicado.
Nos últimos oito anos, os cientistas da empresa desenvolveram o Ford CO2 Model – uma ferramenta de planejamento de negócios que leva em consideração dados e regulamentações da International Energy Agency, National Center for Atmospheric Research, U.S. Environmental Protection Agency e National Highway Traffic Association, entre outras.
A Ford também trabalhou com pesquisadores da Chalmers University em Gotemburgo, na Suécia, e companhias como a BP para o desenvolvimento do CO2 Model.
E além do CO2
            
O relatório de sustentabilidade Ford é uma mostra abrangente dos esforços da companhia para lidar com a multiplicidade de desafios ambientais em um mundo em rápida transformação. Ele destaca a saúde financeira geral da Ford, a economia de combustível dos veículos da marca, as conquistas de segurança e outros assuntos relacionados à sustentabilidade, como:
O treinamento de 325 fornecedores em gerenciamento de sustentabilidade em 2012, como parte do Código Ford de Direitos Humanos, Condições Básicas de Trabalho e Responsabilidade Corporativa. Cerca de 2.100 fornecedores já foram treinados nesse programa.
A redução do volume de resíduos destinados a aterros em 19% por veículo entre 2011 e 2012, como parte de um plano de cortar em 40% esse número até 2016 (com base em 2011).
A redução do uso de água em 1,95 milhão de metros cúbicos de 2011 a 2012. Com base em estimativas regionais de custo, isso gerou também uma economia de mais de US$ 3 milhões.
A redução no consumo de água para 4,3 metros cúbicos por veículo produzido em 2012 – saindo de 4,7 metros cúbicos em 2011 e 5,1 metros cúbicos em 2010. A empresa tem como meta uma redução de 2% em 2013 e continua a trabalhar para cortar em 30% esse consumo por veículo até 2015 (com base em 2009).
A redução do seu consumo global de água em 62% entre 2000 e 2012 – o equivalente a 37 bilhões de litros.
A adoção de um objetivo de cinco anos para melhorar o uso de energia por veículo globalmente em 25% até o final de 2016 (com base em 2011).
A melhora da sua eficiência energética global em 6,4% em comparação com 2011.
Tags: Alpha AutosDália Comunicação EditorialFord
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