Alpha Teste: Citroën apresenta um C4 Lounge mais potente
Motor THP FLEX e câmbio automático de seis marchas elevam potência do modelo
Texto: Sérgio Dias
Fotos: Divulgação
O Jornal Alpha Autos avaliou o Citroën C4 Lounge, que é conhecido pelo seu belo design e o acabamento de primeira, características da fabricante francesa em todos os seus modelos.
Agora o modelo ganhou, e muito, com o novo motor THP FLEX, bicombustível que abastecido apenas com etanol oferece 173 cavalos de potência e preço a partir de R$78.790,00.
A nova motorização, além de dar mais potência ao modelo, quando aliado a nova geração de câmbio automático sequencial, fica cerca de 7,5% mais econômico do que a versão anterior.
“Com a chegada do C4 Lounge THP FLEX, respondemos com precisão às necessidades e desejos de nossos clientes, que demandam por produtos tecnologicamente avançados e exclusivos, mas sem abrir mão da economia”, explica Francesco Abbruzzesi, diretor geral da Citroën do Brasil.
O desenvolvimento do THP FLEX, primeiro motor com injeção direta turbo FLEX do segmento M1 Sedan – e também do Grupo PSA -, foi fruto do trabalho conjunto dos departamentos de Engenharia da PSA da América Latina e da França, tendo como base a versão anterior a gasolina.
A “Operação THP FLEX”, como foi chamada pelos técnicos, envolveu diretamente 35 profissionais e consumiu 36 meses de trabalho.
Para tanto, foram realizadas inúmeras missões no Brasil (Porto Real, Teresina, São Paulo e Rio de Janeiro), França e Espanha, além de rodagens complementares na Argentina (Buenos Aires e Córdoba). Ao todo, a operação utilizou 40 carros de teste, rodando mais de 600.000 km sob inúmeros ensaios e testes, como de partida a frio, partida a quente, calibrações do carro em dinamômetro, acertos às normas de emissões, provas de fadiga e durabilidade, entre outras.
“No desenvolvimento do motor THP FLEX, partimos do princípio de que o motor já oferecia altos valores de potência e torque. Desta forma, buscamos um compromisso ideal entre potência e economia de combustível”, explica Frederico Frittoli, responsável pelo Projeto C4 Lounge AMLAT.
Entre as alterações necessárias para a transformação do motor THP em FLEX, estão o remapeamento do calculador (central de gerenciamento eletrônico do motor). A nova calibragem foi desenvolvida especialmente para atender às condições brasileiras e o gosto dos consumidores, que apreciam motores elásticos que ofereçam boas retomadas de velocidade.
A injeção direta e a utilização de uma bomba de alta pressão de 200 bar possibilitaram dispensar sistemas adicionais de aquecimento de combustível para a partida a frio. A taxa de compressão foi alterada de 10,5:1 para 10,2:1, atendendo plenamente aos novos parâmetros de funcionamento do motor.
A presença de um novo sensor, de etanol, assegura a leitura perfeita do combustível utilizado para que o sistema desenvolva a estratégia adaptada às condições de rodagem.
Outro destaque é a utilização de uma bomba de combustível pilotada, que se adapta às condições de utilização do motor, otimizando desempenho e consumo.
O resultado é uma potência de 173 cavalos a 6.000 rpm quando abastecido com etanol. O torque máximo, de 240 Nm, já aparece a 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm. Esta característica garante grande prazer ao dirigir, com retomadas ágeis e potentes, principalmente pelo fato de 156 Nm já estarem disponíveis logo a 1.000 rpm.
As principais alterações introduzidas no motor THP (Turbo High Pressure) 16V para transformação em FLEX:
– Calibragem específica de calculador motor;
– Sistema de injeção com bomba de alta pressão (200 bar);
– Adequações para contato com etanol em componentes como cabeçote, válvulas, sedes de admissão e escape, pistões, anéis, bronzinas, tubulações etc.;
– Velas de ignição com índice térmico adaptado ao motor FLEX;
– Bomba de combustível pilotada e reforçada para o contato com o etanol;
– Presença de sensor de etanol (para identificar o porcentual de etanol no combustível), com atuação instantânea para maior eficiência de funcionamento do motor;
– Reforço dos mancais no eixo do turbo;
– Nova cartografia do pedal de aceleração.
O Citroën C4 Lounge THP FLEX também conta com uma nova caixa de câmbio, denominada AT6 III, de última geração. Mais compacta e com menor peso, ela realça ainda mais o conforto e se ajusta perfeitamente ao novo motor, proporcionando trocas suaves e rápidas. A relação de transmissão foi alongada em 11%, com leis de passagens definidas para permitir maior suavidade e economia. Mais eficiente, a caixa de câmbio sequencial AT6 III conta com um novo conversor de torque, com aperfeiçoamentos a favor de uma maior economia de combustível.
Como resultado, o Citroën C4 Lounge THP FLEX ficou ainda melhor de dirigir. “Além da relação mais longa, o câmbio passou a ter a função RDT (Redução de Tração), que diminui as vibrações em marcha lenta quando o câmbio está na posição Drive. Essa função, além do conforto nos grandes congestionamentos, também reduz o consumo de combustível”, afirma Richard Balse, responsável pela área de Síntese Cliente PSA Peugeot Citroën.
Lounge significa “sala de estar, ambiente agradável, aconchegante e refinado”. E é exatamente isso que o Citroën C4 Lounge THP FLEX oferece. Com medidas generosas (4,62 m de comprimento, 1,78 m de largura e 1,50 m de altura), o modelo apresenta visual insinuante e sedutor, além de muito conforto interno.
O C4 Lounge atende plenamente às exigências do consumidor e traduz todos os valores da Citroën. Estilo imponente e moderno, bem-estar a bordo e inúmeras tecnologias embarcadas tornam o C4 Lounge um sedã à altura de modelos de segmentos superiores. Ele foi concebido para que os ocupantes desfrutem com prazer o tempo passado dentro do veículo. Oferece sensação de bem-estar sem precedentes no segmento, com acomodação generosa nos lugares dianteiros e traseiros. Além da distância entre-eixos mais longa do segmento (2,71 m), todos os assentos são envolventes e os encostos traseiros têm reclinação de 29 graus. Os ocupantes contam com vários porta-objetos, aumentando a comodidade. O resultado é ser o sedã com maior espaço interno da categoria. O porta-malas também é amplo e versátil, com capacidade para 450 litros VDA. “Estes fatores explicam o grande Índice de Fidelização que temos obtido em nossa base de clientes, no patamar de 40%”, comemora Laurent Barria, diretor de Marketing da Citroën do Brasil.
Sofisticado por dentro, elegante por fora. Graças a elementos visuais, o sedã apresenta design marcante, na linhagem dos códigos da marca: formas esculpidas, ampla grade, vidro traseiro côncavo, faróis e lanternas com estilo marcante.
O modelo possui luzes diurnas e feixes de LED, elementos que traduzem a modernidade do projeto e reafirmam a posição de vanguarda tecnológica da marca. Estas guias criam uma identidade visual única dentro do segmento, tanto de dia quanto à noite. A grade com o Chevron em destaque se estende até os faróis, transmitindo a impressão de que o carro é mais largo. Os apliques em acabamento cromado confirmam sua vocação de sofisticação e elegância.
A lateral é fluida e se caracteriza pela ausência de frisos, deixando o visual mais limpo. A ousadia da marca se expressa pela presença de vincos acentuados e superfícies esculpidas. O objetivo visual foi alcançar um aspecto que combinasse elementos familiares e esportivos no mesmo veículo. A coluna C é alongada e, graças à curvatura do vidro traseiro, a tampa traseira pode abrir mais, melhorando o acesso ao porta-malas.
Visto de traseira, o sedã exibe personalidade, com balanço traseiro integrado e compacto. O para-choque, com volumoso difusor preto e a saída dupla de escape, reforça a tendência esportiva, enquanto as lanternas afiladas, unidas por uma moldura cromada, transmitem solidez. Os detalhes cromados esculpidos em formas depuradas e as rodas de liga leve engrandecem a silhueta top de linha. Destaque para o novo monograma traseiro “THP FLEX”, verdadeiro cartão verde para o consumo de combustíveis renováveis!
As qualidades se manifestam antes de o motorista assumir o volante. O modelo oferece Start/Stop, de partida sem chave. Além disso, o sistema Keyless detecta a aproximação do condutor e destrava a porta. Para ligar o motor, basta apertar o botão, localizado no painel, à esquerda do volante.
A posição de dirigir é privilegiada e o motorista tem acesso aos principais comandos sem tirar as mãos do volante. Ergonômico, o C4 Lounge propicia conforto de condução, inspirando confiança ao motorista e tranquilidade aos passageiros. A alavanca de câmbio está posicionada de modo a funcionar como uma extensão do braço do condutor. O quadro de instrumentos mescla informações analógicas e digitais. É completo e, dependendo da versão, permite cinco personalizações, que variam do branco ao azul.
A escolha dos materiais internos também seguiu critérios rigorosos, para atender às mais altas expectativas da Qualidade Percebida: as superfícies foram desenvolvidas para agradar aos olhos e ao toque. O painel tem revestimento em Slush (material com toque mais macio, que permite modelagem e textura) e textura Gigaé (grão que alterna zonas foscas e brilhantes). As portas possuem painéis com toque soft, proporcionando maior conforto.
Já os bancos, além do design arrojado e do ótimo acabamento, têm densidade variável, dependendo da área, para assegurar conforto e segurança. Revestidos com couro Zina e na cor Tramontane, recebem couro metalizado ou perfurado (perfuração quadrada), com pesponto duplo e prateado.
No C4 Lounge, há um balanceamento perfeito entre materiais quentes e nobres (de conotação sofisticada) e elementos concretos e frios, que acrescentam tom levemente esportivo.
Tradição nos veículos da Citroën, as suspensões são calibradas para garantir conforto aos ocupantes, mas sem abrir mão da estabilidade. A suspensão dianteira utiliza rodas independentes, eixo Pseudo MacPherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação. Na traseira, o modelo conta com travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra anti-inclinação.
Todo o conjunto de suspensões foi desenvolvido para proporcionar grande estabilidade e filtragem de ruídos, mas sem deixar de lado o conforto, elemento fundamental da marca.
No C4 Lounge, não se notam as imperfeições da estrada. E, além do conforto, o sedã transmite segurança ao volante. A direção eletro-hidráulica é precisa, e as oscilações transversais foram totalmente controladas. O resultado é um veículo que inspira confiança imediata no condutor e nos passageiros.
Outra vantagem é a facilidade para a realização de manobras de estacionamento, graças ao diâmetro de giro de apenas 11,1 metros. Isso, aliado ao sistema de assistência, bem leve em baixas velocidades, facilita o uso urbano. Em altas velocidades a direção é firme e direta.
Por não fazer nenhuma concessão à segurança de seus passageiros, o Citroën C4 Lounge propõe um sistema de frenagem particularmente seguro. O ABS, o Repartidor Eletrônico de Frenagem (REF) e a Ajuda à Frenagem de Urgência (AFU) constituem, de série, um leque de equipamentos de ajuda à frenagem ultracompleto. Equipamentos que ajudarão o motorista nas mais delicadas situações. Controles de estabilidade também de série, como o ESP e o ASR (antipatinagem), asseguram máximo desempenho. A segurança passiva é também de melhor nível com seis airbags, cintos de três pontos de ancoragem ou, ainda, fivelas Isofix nos assentos laterais traseiros.
Confortável e fácil de conduzir, com uma direção precisa, oscilações transversais totalmente controladas e reações eficientes (frenagem de emergência), o Citroën C4 Lounge inspira uma confiança imediata no condutor e nos passageiros.
Estável e fácil de dirigir em qualquer situação, o Citroën C4 Lounge foi concebido para oferecer máximo conforto e bem-estar tanto em uso urbano quanto em viagens. Submetido a uma condução esportiva, oferece reações previsíveis, mas nem por isso menos emocionantes.
O Citroën C4 Lounge agrega tecnologias de última geração e equipamentos de conforto, conveniência e segurança incomuns para um carro de sua categoria.
Entre os principais, podemos destacar:
• Rádio GPS MyWay – Sistema integrado de áudio e navegação, conjugando rádio, CD, MP3, Bluetooth e GPS. Possui tomada USB e entrada auxiliar localizada atrás da alavanca de câmbio;
• Sistema de áudio HIFI de alta qualidade sonora com espacialização ARKAMYS, que garante melhor equalização e distribuição de graves e agudos. Alto-falantes de excepcional qualidade, com potência de 25 W x 4;
• Bluetooth e sistema hands-free − Recebe e emite ligações através do sistema de áudio do veículo. Dependendo do modelo do aparelho, o telefone transmite MP3 para o rádio sem necessidade de uso de fio;
• Painel personalizável − Pode-se alterar a cor dos mostradores, independentemente da cor das telas. Estas cores dividem-se em variantes que vão do branco até o azul;
• SAM – Smart Alert Move (sensor de ponto cego) − O indicador situado no retrovisor externo acende-se para prevenir a chegada de um veículo à zona de detecção de pontos cegos;
• Sistema Keyless − É ao mesmo tempo um acesso eletrônico e um sistema de autorização que habilita certas funções do veículo. Para isso, o sistema eletrônico precisa identificar a chave perto ou dentro do carro. No momento em que um motorista carregando a chave se encontra a aproximadamente 2 metros do carro, a chave é identificada por um sensor de proximidade do veículo e por um gerador de ondas de rádio dentro da própria chave. O veículo é, então, automaticamente destravado quando a maçaneta é puxada. A chave eletrônica pode estar no bolso, na mão ou na bolsa do motorista: não é necessário procurá-la ou inseri-la na fechadura da porta. Além disso, o sistema permite o travamento das portas por meio do mesmo mecanismo. Em caso de vidros ou teto solar aberto, o sistema automaticamente aciona o fechamento dos mesmos;
• Sistema Start/Stop − Permite acionar o motor do C4 Lounge com uma pressão do dedo, como num carro de competição. Para ligar o carro, a chave precisa estar dentro do habitáculo. O volante e a ignição são destravados através de um transponder sem fio, sem a necessidade de colocar a chave na ignição;
Todas as outras operações são feitas dentro da cabine: quando você pressiona levemente o botão no console central, ativa a ignição. Para dar a partida e desligar o motor, basta pressionar o botão de Start/Stop e, ao sair do carro, é preciso apenas pressionar o pequeno botão de trava na maçaneta da porta do motorista para travar o carro novamente;
• Câmera de ré − Localizada no para-choque traseiro, a câmera de ré se ativa ao engatar a marcha à ré e permite visão da traseira do C4 Lounge na tela localizada no centro do painel. O motorista pode se orientar por meio de linhas auxiliares que aparecem na imagem. As linhas verdes mostram a direção geral do veículo, as vermelhas representam o limite do para-choque e as azuis simulam o caminho do veículo se for feita uma manobra de ré com as rodas totalmente viradas;
• Função Restore − Esta função ativa a ventilação durante alguns minutos enquanto o motor estiver desligado. Por exemplo, quando sair do veículo, os passageiros presentes podem beneficiar de uma circulação de ar sem acionar o motor. Esta função encontra-se disponível ao ligar a ignição, assim como ao desligar o motor. A duração e a disponibilidade da função dependem do nível de carga da bateria. Quando a função Restore se encontra ativada, as regulagens de temperatura, fluxo e distribuição do ar são geridas automaticamente em função da temperatura exterior;
• Teto solar eletrônico − A Citroën se destaca por oferecer modelos com habitáculo iluminado e de ampla visão para fora do veículo − casos do Novo Citroën C3 e do C4 Picasso. O C4 Lounge não poderia ser diferente: oferece teto solar com ampla abertura, que ajuda a minimizar a temperatura interna em dias muito quentes, ventila e renova o ar no interior do veículo.
O Citroën C4 Lounge THP FLEX possui 3 anos de garantia contratual e é beneficiado pelo plano de manutenção com Preços Fixos, um programa de pós-venda para as revisões em intervalos regulares de 10.000 km. Por meio dele, além do preço fixo e da precisão na verificação dos itens indicados no plano de manutenção periódica, os proprietários do C4 Lounge terão a possibilidade do parcelamento dos custos em quatro pagamentos mensais.
“Estamos oferecendo um pacote bastante atraente aos futuros clientes do modelo, público que exige mão de obra treinada e capacitada, ferramental adequado e a utilização de peças de reposição originais”, explica Eduardo Grassiotto, diretor de Pós-venda da Citroën.
Acertada previamente com a ABRACIT (Associação Brasileira dos Concessionários Citroën), a Revisão com Preços Fixos terá sempre seus preços afixados em local visível nos showrooms e oficinas das concessionárias, para amplo conhecimento público.

You must be logged in to post a comment Login