Alpha Notícias: Jeep Renegade 2023 entra na era do motor turbo flex



Modelo passa a ser equipado apenas com a motorização T270


Com destaque para a única motorização turbo flex, a Jeep apresentou a linha Renegade para o mercado brasileiro. O modelo é oferecido nas versões Sport T270 Turbo Flex AT6, Longitude T270 Turbo Flex AT6, a inédita S T270 Turbo Flex AT9 4×4 e Trailhawk T270 Turbo Flex AT9 4×4, com preço partindo de R$ 123.990,00 até R$ 163.290,00.

“O Jeep Renegade é a primeira trilha para o mundo de aventura, da conquista da liberdade da Jeep. Ele não é um carro para quem quer ter, mas um SUV para quem quer ‘ser’. Além disso, ainda é um ícone. O Novo Renegade mantém todos os atributos que o tornaram tão desejado desde o seu lançamento e inclui virtudes cada vez mais procuradas, como mais tecnologia, mais capacidade off-road e muito mais performance, com autenticidade única”, afirma Alexandre Aquino, diretor do Brand Jeep para a América Latina.


Com visual apenas atualizado, a nova motorização T270 tem potência de 180 cavalos com gasolina e 185 cavalos com etanol, sendo o motor turbo flex mais potente fabricado no Brasil. Seu torque de 270 Nm com qualquer combustível está disponível desde 1.750 rpm, permitindo mais performance e eficiência tanto no asfalto quanto na terra.

Na linha Jeep ele já equipa versões do Compass e Commander e está disponível com dois tipos de tração: 4×2 com transmissão automática de seis velocidades e a 4×4 com reduzida e transmissão de nove velocidades da alemã ZF.


As versões 4×4 possuem até cinco modos de condução, que ajustam os parâmetros do motor, câmbio e bloqueio de diferencial traseiro conforme o tipo de piso e desejo do motorista. São eles: Auto (Automático), Sport (Esportivo), Snow (Neve, recomendado para pisos muito escorregadios), Sand/Mud (Areia/Lama) e Rock (Pedra) – este último é exclusivo da versão Trailhawk.

O pacote fora de estrada é complementado pelas funções 4WD Low, que prioriza as relações mais curtas do câmbio automático, 4WD Lock, que faz o bloqueio do diferencial traseiro, e o Hill Descent Control, capaz de manter automaticamente a velocidade do veículo mesmo em descidas íngremes.

As versões com tração dianteira chegam de série com o Jeep Traction Control +, sistema de controle de tração que atua em condições em que o veículo tenha piso de baixa aderência com o solo em uma das rodas. Ele aplica torque de frenagem na roda que está escorregando e transfere o torque para outra que esteja em contato com o piso, ampliando o uso do modelo além das ruas das cidades ou estradas asfaltadas.


Outro item de série nas versões 4×2, o modo Sport permite que o motorista aproveite ainda mais toda a performance do motor T270 já que habilita uma calibração diferenciada, com trocas de marchas mais rápidas que passam a ser realizadas em rotações mais altas. Nele, parâmetros como peso da direção, tempo de resposta do acelerador e mapa das trocas de marcha são ajustados para que o condutor aproveite os 185 cv e 270 Nm de torque em qualquer situação, tendo uma direção mais firme e uma experiência de condução mais esportiva.

Oferecido nas cores Granite Crystal, Cinza Sting, Punk’N Orange (exclusiva da versão Trailhawk), Branco Polar, Prata Billet, Azul Jazz e Preto Carbon, a linha Jeep Renegade 2023 passa a contar com os tradicionais faróis circulares em Full LED em todas as versões com luz de direção integrada: ao acionar a seta, toda a borda do conjunto se ilumina, destacando ainda mais o veículo ao mesmo tempo em que aumenta a segurança.

O para-choque frontal tem linhas fortes cruzando a peça horizontalmente e emoldurando os novos faróis auxiliares, também em LED. O conjunto recebeu uma peça proeminente na parte inferior, que destaca a dianteira. A grade de sete fendas agora é emoldurada por reentrâncias em sua base que trazem também elementos do “X” das lanternas.

Na lateral, as novas rodas de liga-leve têm de 17” a 19”, com desenho atrelado à proposta de cada versão. Os retrovisores trazem luzes de direção integradas contornadas por uma peça retilínea com o nome Jeep gravado em ambos os lados do carro, enquanto os badges laterais adotam novos grafismos.


Na traseira, o “X” que virou marca do Renegade e veio dos tanques de combustível extras dos primeiros Jeep, adota um estilo inédito nas lanternas em LED, que são complementadas pelo novo para-choque traseiro.

Por dentro, a linha tem um volante redesenhado e adornado pelo badge Jeep. O novo apoio de braço central soma mais um easter-egg para os fãs do modelo. As palavras “Jeep 1941” gravadas em baixo relevo servem como um lembrete permanente do ano de nascimento da marca que criou o SUV no mundo.

Seu quadro de instrumentos tem a opção Full Digital de 7” com tela customizável que pode ser ajustada conforme o desejo do motorista. Nele é possível ver parâmetros como pressão do turbo, percentual de potência enviada às rodas e até a força G.

Traz ainda sistema multimídia com tela de até 8,4 polegadas com integração sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de carregador de celular por indução com novo resfriamento pela saída de ar-condicionado direcionada, evitando superaquecimento comum nesse tipo de dispositivo.

Outros passageiros ainda podem carregar seus smartphones por meio das três entradas USB, sendo uma do tipo A e uma do tipo C no console central na frente e uma do tipo A para os passageiros do banco traseiro. Isso permite que o usuário possa usar o cabo mais adequado ao seu aparelho, sem a necessidade de adaptadores.


A segurança do Jeep Renegade 2023 ficou ainda maior com os seis airbags de série, chegando a sete nas versões 4×4. O modelo conta ainda com uma gama de equipamentos de segurança ativa de série desde a versão Sport.

Todas as versões serão equipadas com diversos itens de segurança e auxílio à condução. O grande destaque fica pela frenagem autônoma de emergência (AEB), que faz um monitoramento contínuo do tráfego à frente, o assistente de manutenção de faixa (LKA) e a leitura e reconhecimento contínuo das placas de trânsito, indicando no painel a velocidade da via em tempo real.

A segurança é reforçada pelo detector de fadiga, de série em todas as versões. Ele analisa diversos parâmetros do veículo, incluindo o tempo de viagem, e sugere ao condutor uma parada para descanso sempre que é identificado o risco de sonolência ao volante.

O modelo também pode receber a comutação automática do farol alto, que se ajusta conforme o tráfego ao redor para evitar o ofuscamento de outros veículos ao mesmo tempo em que assegura a melhor iluminação da via à frente.

O monitor de veículos no ponto cego (BSM) usa sensores nas laterais para alertar o motorista, por meio de luzes nos retrovisores, da presença de carros ao redor em pontos que podem não ser vistos pelo condutor. O aviso de tráfego traseiro soma mais proteção em manobras e saídas de garagem em ré: quando os sensores detectam a proximidade de carros perpendiculares um alerta é emitido na cabine.

Para completar, o modelo ainda pode receber faróis com comutador automático do facho alto (AHB), e sistema de estacionamento automático Park Assist. Vale dizer que este último, AHB e BSM são de série nas versões Trailhawk e Série S.



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