Connect with us

Pesados

Alpha Pesados: Volkswagen Caminhões e Ônibus segue investindo em projetos sociais

Published

on



Com focos na saúde, esporte, educação, cultura e proteção infantojuvenil, 23 mil pessoas já foram impactadas


A Volkswagen Caminhões e Ônibus – VWCO, com propostas voltadas para saúde, esporte, educação, cultura e proteção infantojuvenil, segue investindo em projetos sociais e somente em 2023 as 11 ações apoiadas pela montadora impactaram cerca de 23 mil pessoas.

“Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são nosso principal guia no apoio à cidadania, bem como no suporte ao voluntariado. Buscamos nos dedicar à inclusão social e também oferecer incentivo à cultura em suas diversas formas. Enquanto instituição, acredito que temos um papel fundamental na construção de um futuro mais sustentável e no bem-estar da sociedade em geral”, comenta Marco Saltini, vice-presidente de Relações Institucionais da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Os programas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná englobam quatro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, e dialogam diretamente com a visão de responsabilidade corporativa da empresa.

Resende, cidade fluminense que há 27 anos sedia a montadora e também sua principal fábrica, é sede de uma de suas principais iniciativas: o apoio à parceria do Resende Futebol Clube com a Pelé Academia.

O projeto Pelé Academia nasceu em 2016 por um desejo do Rei do Futebol após marcar seu milésimo gol e é dedicado à descoberta, preparação e treinamento de jovens atletas em conexão com a educação. Em 2023, com a parceria da VWCO, mais de 900 crianças passaram pelos gramados do centro de treinamento.

“Desde a inauguração do projeto da Pelé Academia, a Volkswagen Caminhões e Ônibus abraçou o legado do rei. Essa é uma parceria que vai além do esporte e envolve toda a comunidade local, proporcionado oportunidades e impactando positivamente a vida das crianças por meio do futebol. É uma honra tê-los como parceiros e reconhecemos o papel fundamental da empresa no apoio e desenvolvimento esportivo e social”, finaliza Eduardo Gomes, diretor executivo da Pelé Academia.

Pesados

Tecnologia torna gestão do pátio de veículos mais inteligente

Published

on

Volkswagen Caminhões e Ônibus e Taggen desenvolvem projeto-piloto utilizando a tecnologia Internet das Coisas

A VWCO – Volkswagen Caminhões e Ônibus, em parceria com a Taggen Industries & Services, dá início a um projeto-piloto na sua fábrica, em Resende (RJ), utilizando a tecnologia de Internet das Coisas (IoT) para uma gestão mais eficiente do pátio de veículos.

Volkswagen Caminhões e Ônibus e Taggen desenvolvem projeto-piloto utilizando a tecnologia da Internet das Coisas

“Nossa estratégia de manufatura está focada na digitalização de nossa fábrica. Já evoluímos bastante e temos diversas frentes de trabalho para fortalecer ainda mais esse progresso. Nesse sentido, esse projeto-piloto vem para consolidarmos estudos de iniciativas que podem gerar ainda mais agilidade na produção dos caminhões e ônibus Volkswagen, aumentando nossa produtividade”, afirma Hugo Souza, diretor de Produção e Logística da VWCO.

O projeto tem como objetivo incorporar avanços tecnológicos para facilitar a geolocalização de caminhões e ônibus entre a linha de produção e os pátios externos, o que trará otimizações dos processos atuais logísticos e melhora no fluxo da produção.

Ele contempla a implementação de um exclusivo sistema de identificação, monitoramento e rastreabilidade dos caminhões e ônibus em produção, em tempo real, entre a linha de produção e pátios. Com mais de 1 milhão de metros quadrados, a fábrica da VWCO requer uma otimização da solução da Taggen justamente para atender à dimensão de sua operação. O alcance em relação à tecnologia anterior será quatro vezes superior, com uma demanda de infraestrutura reduzida a menos de 10% do que será necessário originalmente.

Maximização da eficiência

Advertisement

Dispositivos com tecnologia 100% nacional – os chamados TaggenBeacons – são monitorados por antenas (Taggengateways) parametrizadas com a tecnologia para operação 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

Tudo conectado a uma rede independente e com autonomia de operação via bateria e altamente resistente às intempéries para criar a estrutura do Sistema de Localização em Tempo Real (RTLS – Real Time Location System, em inglês).

Esses dados são acompanhados por uma plataforma em nuvem da Taggen e disponibilizadas para que os profissionais da montadora possam rapidamente mapear a posição de seus veículos. A qualquer tempo, de qualquer celular.

Werter Padilha, CEO da Taggen, explica que a parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus foi facilitada pelos pesquisadores do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), que também são parceiros da startup no desenvolvimento de toda a solução do sistema. Parte dos recursos envolvidos neste projeto-piloto advém do convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii) por meio de sua linha Rota2030.

“Estamos muito felizes com essa parceria com Volkswagen Caminhões e Ônibus que é líder de mercado, uma empresa sempre atenta às inovações que otimizam seus processos e investindo nos avanços da Indústria 4.0 e da IoT. Este é um projeto estratégico que vai proporcionar agilidade, maximização da eficiência e redução de tempo à VWCO. Nossa solução que envolve sistemas em cloud, smartphones e dispositivos IoT já está em estágio de ‘go to market’ e esta primeira etapa com a VWCO é um passo relevante para comprovarmos os ganhos e retornos esperados”, destaca.

Advertisement
Continue Reading

Notícias

Iveco Bus soma mais 1.300 pedidos de ônibus para o “Caminho da Escola”

Published

on

A Iveco Bus já soma mais de 1.300 solicitações de adesão aprovadas para aquisição de veículos pelo programa do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Entre as adesões estão pedidos expressivos de três importantes secretarias de Estado de Educação, da Bahia, Mato Grosso e Pernambuco.

Todos os ônibus da Iveco Bus são equipados com ar-condicionado, oferecendo um ambiente climatizado para os alunos

“Desde que nossos primeiros ônibus escolares foram às ruas, em 2009, nos dedicamos a entregar um transporte escolar confortável, com tecnologia e o melhor custo-benefício da categoria”, afirma Danilo Fetzner, diretor da Iveco Bus para América Latina.

Os veículos da categoria Ônibus Rural Escolar 2 (ORE 2) do Caminho da Escola tem capacidade para 44 estudantes + motorista, ao passo que o que o Ônibus Rural Escolar 3 (ORE 3) transporta 59 alunos + motorista.

Todos os ônibus são equipados com ar-condicionado, oferecendo um ambiente climatizado para os alunos, reduzindo o desconforto em condições extremas de temperatura, além de dispositivo de poltrona móvel, em que o passageiro com pouca mobilidade embarca e desembarca sentado.

Advertisement

Além do chassi reforçado, que garante durabilidade e resistência para terrenos difíceis, os modelos vêm com balanços dianteiro e traseiro reduzidos, proporcionando maior manobrabilidade e estabilidade, otimizando a segurança em estradas irregulares; bloqueio de diferencial automático, para uma tração excepcional em condições severas de terrenos, oferecendo controle e segurança; e suspensão reforçada, resultando em um desempenho superior em estradas de terra, garantindo conforto e minimizando o desgaste do veículo.

“O número crescente de adesões ao Caminho da Escola confirma que trilhamos o caminho certo, disponibilizando ao mercado uma solução robusta para o programa, vital para o desenvolvimento do país e dos municípios”, finaliza Fetzner.

Recentemente, a IVECO BUS lançou um website com informações detalhadas sobre os modelos da marca disponíveis pelo programa. Acessando o endereço www.ivecobus.com.br/caminhodaescola/, prefeituras e secretarias de todo o país tem acesso à dados, fotos, fichas técnicas e prazos estimados de entrega dos produtos.

Continue Reading

Notícias

Scania vai sortear caminhão 500 mil fabricado no Brasil

Published

on

A Scania escolheu uma forma especial de premiar um cliente com um caminhão histórico: uma promoção via Scania Consórcio, com 200 cotas, em que um dos compradores vai ganhar num sorteio o caminhão 500 mil fabricado pela marca no País.

O sorteio será na data em que a fabricante vai celebrar seus 67 anos de presença no País

“Viabilizar a aquisição dos produtos e serviços da marca é a missão da Scania Serviços Financeiros. Por essa razão, estamos muito contentes em participar desse momento histórico presenteando um dos clientes com esse veículo único, por meio do nosso Consórcio”, afirma Martin Sörensson, presidente da Scania Serviços Financeiros Brasil.

Quem adquirir uma das cotas poderá levar para casa o chamado Caminhão 500k. O sorteio será no dia 2 de julho de 2024, data em que a Scania vai celebrar seus 67 anos de presença no Brasil.

O caminhão número 20 mil foi um modelo L 111, fabricado em 1976

O Caminhão 500k será um modelo 460 R Super 6×2, com pintura exclusiva e personalizada em grafismos especiais, pacote de itens de conforto, defletor, faróis de led, faróis de milha inferiores e de longo alcance na grade e no teto, saias laterais e rodas de alumínio.

No interior da cabine Highline, o acabamento é de alto luxo com geladeira, climatizador e central multimídia de tela colorida de sete polegadas. Nas tecnologias embarcadas estão o Actcruise (piloto automático com previsão ativa), o acelerador inteligente (ou controle de aceleração) e freio de cabeçote CRB, de série na gama Super, que garante melhor desempenho de frenagem auxiliar (350Kw).

Advertisement

No pacote de soluções de serviços, o cliente ganhará o Scania Pro Control por três anos, mais conectividade. O ganhador do sorteio receberá o veículo com documentação e IPVA 2024 já pagos.

O 500k será fabricado em abril na unidade fabril de São Bernardo do Campo

O veículo será fabricado em abril na unidade fabril de São Bernardo do Campo (SP). Os interessados podem procurar uma concessionária da marca ou obter informações no site https://www.consorcioscania.com.br.

“Um caminhão único merece uma ação especial. Temos certeza de que esta promoção será muito disputada pelos interessados. Além disso, vamos comemorar com o Caminhão 500k os 42 anos de história do Scania Consórcio, o pioneiro de veículos comerciais no Brasil, e criado em 1982”, finaliza Sörensson.

Continue Reading

Trending