Notícias
ZF prepara produção em série de extensores de alcance para VEs

A ZF está desenvolvendo uma nova geração de extensores de alcance para veículos elétricos, prevista para entrar em produção em 2026. O sistema combina um gerador a combustão acoplado a um motor elétrico, que fornece energia à bateria do veículo quando necessário.
Desenvolvimento visa otimizar eficiência e reduzir custos para fabricantes e consumidores
A chamada “ansiedade de autonomia”, que preocupa motoristas sem acesso a infraestrutura de carregamento adequada, ainda influencia muitos compradores na escolha de um carro elétrico. “Embora a autonomia totalmente elétrica dos carros de passeio seja de cerca de 500 km em média, a ‘ansiedade de autonomia’ ainda influencia uma ampla gama de compradores ao escolher seu próximo veículo”, explica o Dr. Otmar Scharrer, Vice-Presidente Sênior de P&D de Tecnologias de Powertrain Eletrificado.
A tecnologia já foi implementada anteriormente em táxis de Londres, mas agora está sendo aprimorada. Os novos modelos eRE e eRE+ oferecem flexibilidade em desempenho e arquitetura elétrica, com potência variando de 70 a 150 kW. “Eles representam uma alternativa real às baterias maiores – e, portanto, mais caras – ou híbridos plug-in”, afirma Scharrer.
Com benefícios como menor consumo de combustível e emissões reduzidas de CO₂, os extensores de alcance apresentam vantagens para montadoras e consumidores. A China lidera a adoção da tecnologia em veículos REEV, enquanto montadoras nos EUA e na Europa também começam a investir na solução. “O mercado de veículos totalmente elétricos não se desenvolveu como previsto há alguns anos”, diz Scharrer. “Para esta fase intermediária, os extensores de alcance podem ser a solução ideal.”
ZF prepara produção em série de extensores de alcance para VEs
O desenvolvimento da ZF visa atender às demandas do setor automotivo, permitindo a instalação de baterias menores e mais acessíveis e otimizando os ciclos de produção das montadoras.