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Steer-By-Wire da ZF será produzido na Europa a partir de 2026
Em meio à transformação tecnológica do setor automotivo, a ZF anuncia a entrada oficial da tecnologia Steer-By-Wire no mercado europeu. Em parceria com a Mercedes-Benz, a empresa prevê para 2026 o início da produção em série de veículos equipados com este sistema, eliminando a conexão mecânica entre volante e rodas e abrindo espaço para novas funcionalidades. A estreia na Europa ocorre após aplicações bem-sucedidas na China, onde a NIO já utiliza o sistema em seu modelo ET9.
Parceria entre ZF e Mercedes-Benz inaugura nova fase da direção automotiva
A conexão puramente eletrônica entre componentes de direção redefine a experiência ao volante, viabilizando manobras mais precisas e integração com sistemas autônomos. Segundo Philippe Gasnier, Head de Pesquisa e Desenvolvimento da Divisão de Soluções para Chassis da ZF, “Com nossa experiência em sistemas de direção, permitimos que as montadoras de todo o mundo desbloqueiem todo o potencial dinâmico de seus veículos”. A tecnologia, desenvolvida com redundância para segurança, também promete flexibilidade em projetos de cockpit e volante.
O sistema se baseia em atuadores mecatrônicos que substituem o eixo mecânico. Um motor elétrico recria o torque e a sensação da estrada, enquanto algoritmos ajustam a relação de direção conforme a velocidade e o tipo de condução. Este controle digital permite configurações como volantes mais planos e ângulos reduzidos entre 180 e 210 graus. Stéphane Cassar, Head do grupo de produtos Steer-By-Wire, afirma que “Graças a este sistema mecatrônico e seu software de controle especializado, conseguimos eliminar por completo – e mais importante, precisamente – a folga mecânica inerente encontrada nos mecanismos de engrenagens”.
A tecnologia também viabiliza adaptações de interior, reduzindo ruído e facilitando a montagem. Diferentemente dos sistemas convencionais, ela não depende de molas ou amortecedores adicionais, pois tudo é calibrado por software. O conceito Twin Worm, que utiliza dois acionamentos controlados de forma independente, fornece um dos mais altos índices de precisão em sua categoria.
Além de aprimorar a condução, o Steer-By-Wire viabiliza autonomia de nível 4 e acima, com funções como direção automatizada de emergência. A arquitetura digital favorece a integração com ADAS, superando os limites dos sistemas mecânicos atuais. A ZF enfatiza que, com software em vez de peças, é possível escalar produção e preservar identidade de direção entre modelos.
Steer-By-Wire da ZF será produzido na Europa a partir de 2026
Complementando o Steer-By-Wire, o sistema EasyTurn da ZF dobra o ângulo de direção das rodas dianteiras, reduzindo o raio de giro para menos de sete metros. “Enquanto dependermos de ligações mecânicas, acabamos atingindo os limites físicos do ângulo de direção necessário. Esse não é mais o caso do Steer-By-Wire”, comenta Peter Kontermann, gerente de projetos da solução. O conjunto se mostra vantajoso para veículos urbanos, entregas e transportes em espaços reduzidos.