Lando Norris iniciou o fim de semana decisivo da F1 em Abu Dhabi com vantagem nos treinos livres, liderando ambas as sessões com pneus macios e colocando pressão sobre os demais candidatos ao título. A performance do piloto da McLaren destacou-se em um cenário de estratégias variadas e condições de pista em evolução, que devem influenciar diretamente a classificação e a corrida final da temporada.

Primeiras sessões revelam equilíbrio entre candidatos e importância da escolha de pneus

“Os tempos do primeiro dia em Abu Dhabi estão alinhados com as simulações: cerca de meio segundo mais rápidos em comparação com o ano passado. Em ambas as sessões, observamos alguns casos de granulação, principalmente no pneu dianteiro direito, o que acelera ligeiramente a degradação”, afirmou Simone Berra, engenheiro-chefe da Pirelli, ao comentar sobre o comportamento dos compostos utilizados.

O TL1, realizado às 13h30, ocorreu em condições mais quentes. Norris foi novamente o mais rápido, seguido de perto por Verstappen. Piastri não participou da sessão, cedendo seu carro para Pato O’Ward, em cumprimento à regra que obriga cada equipe a disponibilizar o carro a novatos em dois treinos durante o ano. Nove estreantes estiveram presentes, e todos os três compostos foram utilizados.

No TL2, às 17h00, a temperatura da pista era de 28 graus. A maioria dos pilotos iniciou com pneus médios, mas os primeiros tempos mais rápidos vieram de Isack Hadjar e Oliver Bearman, ambos com pneus macios. Verstappen foi o primeiro dos candidatos ao título a trocar para os macios, antes de realizar simulações de corrida com médios. No fim da sessão, todos os carros estavam com macios, e Norris garantiu a liderança com 0s3 de vantagem. Bearman terminou em quarto, enquanto Piastri ficou em 11º.

Berra destacou que os pneus médios e duros mostraram maior consistência em ritmo de corrida, enquanto os macios se mostraram mais adequados para voltas rápidas. A evolução da pista, com borracha sendo depositada pelas corridas de apoio, deve reduzir a granulação e recolocar o composto C5 macio como opção.

Pirelli aponta cenários estratégicos para corrida final da temporada da F1

“Uma estratégia de uma única parada parece ser a mais provável. No entanto, à medida que o fim de semana avança, uma estratégia de duas paradas também pode se tornar uma possibilidade”, explicou o engenheiro.

A McLaren e Alonso, da Aston Martin, optaram por não utilizar os pneus duros no TL2, preservando um conjunto extra para a corrida. Segundo Berra, o C3 duro oferece desempenho semelhante ao C4 médio, com diferença de apenas dois décimos de segundo, enquanto a diferença entre médios e macios é de sete a oito décimos.

Na Fórmula 2, Roman Stanek conquistou a pole position para a corrida principal, reforçando a busca da Invicta pelo bicampeonato de equipes. A sessão foi marcada por disputas intensas nos minutos finais, às 15h30. Arvid Lindblad, da Campos Racing, garantiu a pole para a corrida sprint ao se classificar em 10º lugar. A sprint será realizada às 16h15 de sábado, enquanto a corrida principal ocorrerá no domingo às 13h15. Quatro pilotos participaram dos treinos da F1 antes da classificação da F2, incluindo Jak Crawford, segundo colocado.

O uso dos supermacios foi predominante, com vantagem inicial significativa, mas duração limitada. A estratégia para a corrida principal deve alternar entre largadas com médios ou supermacios, dependendo da expectativa de safety car. O circuito de Yas Marina, modificado há quatro anos, apresenta baixa aderência, permitindo múltiplas opções de tática.