Alpha Notícias: Cinco construtoras apresentam propostas para passarelas na Nova Tamoios Planalto
Texto: Assessoria de imprensa
Desenvolvimento Rodoviário S/A abriu os envelopes contendo as propostas técnicas e comerciais para a construção de 12 passarelas e 24 paradas de ônibus na Rodovia Nova Tamoios Planalto. Orçada em R$ 39,3 milhões, a obra está dividida em seis lotes e deve ser iniciada em cerca de quatro meses. Cinco empresas concorrem à licitação publicada em 18 de junho. Elas podem apresentar propostas para todos os lotes e vencer em até dois. Concorrem as empresas PH Engenharia Indústria e Comércio Ltda, Engenharia e Construção CSO Ltda, ETC Empreendimentos e Tecnologia em Construções S/A, Firpavi Construtora e Pavimentadora S/A e Preserva Engenharia.
As novas passarelas serão construídas ao longo dos 49 km da Nova Tamoios Planalto, juntamente com seus respectivos abrigos de ônibus, em locais regularizados, que permitem a travessia de pedestres sobre a rodovia com total segurança. Atualmente funcionam três passarelas, construídas durante a duplicação do trecho de Planalto, concluída em janeiro.
A obra terá prazo de conclusão de 10 meses (incluindo dois para a elaboração dos projetos), a partir da emissão da ordem de serviço.
As passarelas e as paradas de ônibus serão localizadas nos seguintes trechos da rodovia: km 19,1, km 21,8, km 24,2, km 28,2, km 29, km 32,1, km 36,8, km 40,06, km 42,7, km 50,14, km 52,35, km 60,11.
Nova Tamoios Planalto
A duplicação da Nova Tamoios Planalto foi entregue no dia 24 de janeiro, entre o km 11,5 e o km 60,5. As obras foram iniciadas em maio de 2012 e aumentaram a capacidade de tráfego da via em 98%. Foram investidos R$ 1,1 bilhão.
A Nova Tamoios Planalto possui barreiras de concreto dividindo as duas pistas, telas anti-ofuscantes, acostamentos com 3 metros de largura, retornos e passagens em desnível. O traçado foi aperfeiçoado, com retificação de curvas acentuadas e de rampas íngremes. Todas essas inovações garantem maior segurança para motoristas e moradores dos municípios da região, reduzindo o risco de acidentes, principalmente as colisões frontais. A capacidade viária do Planalto passou de 1.820 para 3.600 veículos por hora.
Foram eliminados todos os cruzamentos em nível na pista. Os retornos e acessos aos municípios são feitos por passagens subterrâneas ou viadutos implantados a cada três quilômetros, aproximadamente. Ao todo foram construídos 23 dispositivos com esta finalidade, além de sete pontes paralelas às existentes nos ribeirões Pantanhão e Canoas, no reservatório de Paraibuna e nos rios Paraibuna e Fartura.
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