Campeonato será realizado em São Paulo com a participação de ao menos 20 países 

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

O “A Chance to Play – O Direito de Brincar” acaba de anunciar a realização do 1º Mundial de Futebol de Rua no Brasil, que reunirá, entre 1º e 12 de julho de 2014, times de ao menos 20 países para atuar na modalidade, que promove a cultura de paz e a cidadania. O campeonato será realizado na cidade de São Paulo, com a participação de times de países como África do Sul, Argentina, Colômbia e Alemanha, além do Brasil. O “Futebol de Rua” faz parte do programa “A Chance to Play”, realizado pelo Comitê Mundial dos Trabalhadores da Volkswagen e pela ONG terre des hommes – Alemanha, com apoio da Volkswagen. 

“A realização do Mundial de Futebol de Rua no Brasil é uma grande oportunidade para que jovens com culturas e experiências de vida diversas possam se encontrar para promover a paz, usando a linguagem universal do futebol”, afirma afirma Tuto Wehrle, coordenador do “A Chance to Play – O Direito de Brincar” e da ONG terre des hommes – Alemanha.

A ação ocorrerá em duas etapas: na primeira fase, classificatória, ocorrerá em diversas unidades do complexo educacional, esportivo e cultural CEUs (Centro Educacional Unificado), em bairros da periferia da cidade, e em uma arena no Largo da Batata, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. 

Na segunda fase, os times disputarão em sistema eliminatório, no Largo da Batata, até chegar à final, que ocorrerá no dia 12 de julho, na região central de São Paulo, na Avenida Ipiranga. O campeonato conta com apoio da Prefeitura de São Paulo e é realizado pela instituição Futebol e Desenvolvimento (também conhecida como FuDe), a ONG Ação Educativa e pelo Movimiento de Futbol Callejeiro.

No evento, o público terá a oportunidade de conhecer melhor a metodologia sociopedagógica do “Futebol de Rua”, que utiliza o esporte como ferramenta educativa e de promoção de uma cultura de paz. Por meio do programa “A Chance to Play – O Direito de Brincar”, a instituição Futebol e Desenvolvimento e a ONG Ação Educativa estão multiplicando a metodologia do “Futebol de Rua” em áreas próximas às quatro fábricas da Volkswagen do Brasil: São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP – unidade de motores) e São José dos Pinhais (PR). 

Países confirmados para o Mundial de Futebol de Rua: Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Peru, Colômbia, Panamá, Equador, Guatemala, Costa Rica, Bolívia, África do Sul, Gana, Alemanha, Espanha, Filipinas, Austrália, Israel e Estados Unidos.

Mais informações: www.mundialfutebolderua.org

Conheça o “Futebol de Rua”

A instituição argentina Fundação Futebol e Desenvolvimento (FuDe) é referência para a metodologia sociopedagógica do “Futebol de Rua” e responsável por articular a rede latino-americana de “Futebol de Rua”. O “Futebol de Rua” utiliza o esporte como elemento educativo, de cidadania e transformação social, permitindo que as crianças e os adolescentes sejam os protagonistas das atividades. As regras variam de acordo com as realidades e necessidades das comunidades onde o “Futebol de Rua” está sendo aplicado, mas há alguns princípios básicos a serem seguidos. 

Na metodologia, o jogo tem três tempos. No primeiro, os participantes discutem quais serão as regras da partida, sendo que essas devem envolver ações de cidadania, como respeito ao outro time, além do sistema de pontuação. O segundo tempo é o jogo de futebol. O último tempo é uma discussão sobre o jogo, cujo resultado não é contabilizado apenas pela quantidade de gols marcados, mas também pelo respeito às regras definidas no primeiro tempo. É nesse momento que as duas equipes avaliam se os acordos iniciais foram cumpridos e todos têm a oportunidade de falar como se sentiram durante o jogo, se existiu respeito, solidariedade, cooperação, tolerância e se foi promovido um “jogo limpo”.

Outra característica do “Futebol de Rua” é que a partida não tem juiz, mas um mediador. De acordo com a metodologia, todos os participantes são responsáveis por cumprir o que estabeleceram, gerenciando possíveis conflitos e praticando valores como respeito, solidariedade, tolerância e cooperação. Em algumas situações, gols feitos a partir de jogadas em equipe valem mais pontos do que gols feitos a partir de jogadas individuais. Em outros, gols de pessoas com deficiência valem mais pontos. 

Sobre o “A Chance to Play – O Direito de Brincar”

O “A Chance to Play – O Direito de Brincar” é parte da cooperação e solidariedade existente há mais de quatorze anos entre trabalhadores da Volkswagen e crianças vulnerabilizadas em seus direitos fundamentais. Por meio desse programa, os trabalhadores da Volkswagen expressam sua participação solidária na luta pela efetivação dos direitos da criança e do adolescente. As arrecadações são feitas por campanhas internas promovidas pelos funcionários, como o programa mundial “Uma Hora para o Futuro”, por meio do qual os trabalhadores doam o valor equivalente a uma hora de trabalho no ano. A organização alemã de apoio à infância terre des hommes coloca sua experiência de mais de 45 anos de trabalho a serviço do acompanhamento do programa e dos projetos. O “A Chance to Play – O Direito de Brincar” conta também com o apoio da empresa Volkswagen e tem Maurício de Sousa, reconhecido cartunista e criador da “Turma da Mônica”, como padrinho de sua versão brasileira. 

O “A Chance to Play – O Direito de Brincar” foi lançado no Brasil em janeiro de 2013. O programa chegou com o histórico de sucesso da África do Sul, onde realizou ações em benefício de cerca de 40 mil crianças e adolescentes.

Os 12 projetos sociais que estão sendo realizados pelo “A Chance to Play – O Direito de Brincar” no Brasil utilizam o futebol e o ato de brincar como ferramentas de transformação social para promover educação, cidadania e cultura de paz. As iniciativas são promovidas no entorno das quatro plantas produtivas da Volkswagen do Brasil: São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP – unidade de motores) e São José dos Pinhais (PR). 

Para lançar os projetos, foram firmadas parcerias com organizações sociais reconhecidas pelo trabalho que já realizavam em prol do desenvolvimento de crianças e adolescentes. A meta do programa é promover condições para que as entidades parceiras deem continuidade aos programas permanentemente, consolidando redes locais e influenciando políticas públicas. A Fundação Volkswagen, responsável pelos investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 34 anos, capacita as ONGs parceiras para realizarem os trabalhos sociais com excelência.