• Login
No Result
View All Result
Alpha Autos
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
No Result
View All Result
Alpha Autos
No Result
View All Result
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato

Alpha Notícias: Primeira picape da Ford completa 80 anos

admin by admin
5 de março de 2014
in Sem categoria
Share on FacebookShare on Twitter


“Utilitário-Cupê” foi desenvolvido na Austrália e apresentado em 1934 

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa

A Ford está comemorando 80 anos de pioneirismo em picapes, tradição que começou com a criação de um utilitário na Austrália e levou ao desenvolvimento de veículos como a Série F e a Ranger, impulsionando a liderança da marca. O conceito moderno das picapes, depois exportado para o mundo e reinterpretado por outros fabricantes, ganhou uma legião de fãs em toda parte.

Como todas as boas ideias e o primeiro Modelo T, o primeiro utilitário baseado em um carro de passeio surgiu de uma necessidade. Em meados de 1933, o diretor da Ford na Austrália, Herbert French, recebeu a carta da esposa de um fazendeiro de Gippsland, Victoria.

Ela dizia: “Meu marido e eu não podemos comprar um carro e um caminhão, mas precisamos de um carro para ir à igreja no domingo e um caminhão para levar os porcos ao mercado na segunda-feira. Você pode nos ajudar?” O que a cliente queria era um veículo com o conforto de um carro de passageiros que também pudesse transportar carga. 

French passou a carta a um jovem projetista, Lewis Bandt, que estava na companhia há poucos anos. Ele tinha apenas 23 anos, mas já mostrava talento para o design, vocação que lhe deu prestígio até se aposentar em 1975. Bandt morreu em 1987, depois de se envolver em um acidente dirigindo uma versão restaurada do utilitário que ajudou a torná-lo famoso.

Na época, o utilitário criado por Bandt foi considerado revolucionário. Até o início dos anos 1930, muitos fabricantes e preparadores tinham construído carrocerias de “utilitários” de madeira ou metal, usando chassis de carros. O Modelo T de Henry Ford era um dos favoritos e suas variações “Buckboards” e “Utility Runabouts” eram vistas em fazendas e entregando produtos em cidades de todo o mundo.

Nascimento do utilitário

A diferença do projeto de Bandt é que ele desenvolveu seu utilitário como um cupê – para dois passageiros, com painéis de aço, janelas de vidro e caçamba de aço integrada na traseira. Ele combinou as laterais de uma picape em uma carroceria cupê, o que resultou em um perfil mais limpo e maior área de carga.

Bandt desenhou o utilitário em um quadro negro de 10 metros, com capacidade de carga de 545 kg e distância entre-eixos de 2.845 milímetros. Ele completou o projeto original em outubro de 1933 e rapidamente produziu dois protótipos para testes. Em janeiro de 1934, o utilitário da Ford entrou em produção, batizado por Bandt como “utilitário-cupê”. Dois deles foram enviados para o Canadá e chamaram a atenção de Henry Ford.

Os desenhos originais do veículo em escala real estão arquivados na Austrália e uma versão reconstruída foi preservada em um museu na cidade rural de Chewton, perto de Melbourne.

O utilitário tinha motor V8, câmbio manual de três velocidades, suspensão com feixe de molas transversais e amortecedores na dianteira e molas semielípticas para serviço pesado e amortecedores na traseira.

A cabine era a mesma do cupê de quatro portas do Ford Modelo 40. Mas, em vez do porta-malas traseiro ou “dicky seat”, Bandt instalou uma caçamba com armação de madeira e painéis externos de aço soldadas à cabine, formando laterais de contorno suave. O veículo rapidamente se tornou um sucesso nas comunidades rurais e vendeu 22.000 unidades entre 1940 e 1954.

Segundo a filha de Bandt, dra. Ros Bandt, o mérito de seu pai foi casar a beleza do design com a praticidade para o dia a dia, em um veículo acessível. “Não posso imaginar o que deve ter sido, naquele tempo dilacerado pela guerra na década de 1930, ter a visão de criar um utilitário acessível para ajudar nas tarefas diárias, tanto no trabalho como no lazer, vencendo as distâncias”, disse.

“Meu pai criou um veículo de trabalho elegante e brilhante. Este é o legado que ele deixou para todos os agricultores e proprietários que dependem de seus utilitários em todo o mundo. Em suas palavras, ele queria que a esposa do fazendeiro e os porcos tivessem um passeio glorioso.”
Tags: Dália ComunicaçãoFordJornal Alpha AutosMarcel AgarieRos BandtSérgio Dias
Previous Post

Alpha Notícias: Hyundai realiza no Brasil a campanha Before Service

Next Post

Alpha Notícias: McLaren 650S Spider

admin

admin

Next Post

Alpha Notícias: McLaren 650S Spider

Please login to join discussion
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato
Copyright © desde 2008, Alpha Autos - Conta com o apoio de Portal Hortolândia.

Copyright © desde 2008, Alpha Autos - Conta com o apoio de Portal Hortolândia.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Notícias
  • Esportes
  • Motos
  • Testes
  • Pesados
  • Serviços
  • Geral
  • Outros
  • Contato

Copyright © desde 2008, Alpha Autos - Conta com o apoio de Portal Hortolândia.