Alpha Notícias: Detran.SP marca presença no Campus Party Brasil 2014
No local tem um simulador que mostra a reação de motoristas sob efeito de álcool
Texto: Assessoria de Imprensa
Os fãs de tecnologia que participam da sétima edição da Campus Party Brasil, que acontece até 2 de fevereiro no Anhembi, poderão ter contato com um simulador de direção veicular, semelhante ao que será utilizado pelas autoescolas nos novos processos de habilitação em todo o país.
A diferença é que o equipamento à disposição dos campuseiros na área de simuladores da #CPBR7 tem um software especial, que simula os efeitos das diferentes dosagens de álcool nos motoristas.
O usuário registra algumas informações básicas como peso, idade, sexo e quantidade de bebida ingerida. A partir daí, o percurso é iniciado, e o motorista vai percebendo como mudam os reflexos, a percepção de obstáculos e a habilidade em controlar um veículo após a ingestão de bebida alcóolica.
Além de expor o simulador, o Detran.SP vai iniciar na Campus Party 7 uma campanha de alerta sobre o perigo do uso do celular ao volante.
“O grande objetivo de nossas ações é conscientizar o público jovem, que participa em peso desse que é o maior evento de tecnologia do mundo, sobre a importância da direção segura”, afirma o diretor-presidente do Detran.SP, Daniel Annenberg.
Simuladores de direção
Começou avigorar em todo o país a regulamentação federal que prevê a obrigatoriedade de cinco aulas de 30 minutos em simulador de direção veicular como parte do processo de primeira habilitação na categoria “B” (carro), para candidatos que iniciaram a capacitação em 2014.
Também terão que passar pelas aulas no equipamento os condutores que desejam adicionar a categoria “B” à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou que tiveram que reiniciar o processo de habilitação pela cassação do documento por infração de trânsito.
O simulador de direção veicular recria condições adversas que, possivelmente, o condutor irá vivenciar nas ruas. Simula, por exemplo, a direção sob m ás condições climáticas, como chuva intensa e névoa. Testa ainda as habilidades do condutor em pistas não pavimentadas, em vias com presença de animais, e avalia a relação do futuro condutor com demais agentes do trânsito, como pedestres e ciclistas.