Outros
Alpha Esportes: Roberto Lorena destaca evolução na F-2000 em Mid-Ohio
Brasileiro celebra crescimento diante das dificuldades
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
O brasileiro Roberto Lorena (Cia. Athletica) teve um fim de semana de desafios durante a penúltima rodada dupla da F-2000 Championship Series, disputada em Mid-Ohio, nos Estados Unidos. Competindo pela segunda vez no circuito em um mesmo mês, o piloto de 18 anos e sua equipe, a HP-Tech Motorsports, enfrentaram algumas dificuldades que proporcionaram um grande aprendizado e maturidade tanto em situação de treino quanto de corrida.
Aproveitando o que foi desenvolvido no carro durante a última etapa disputada no local, Lorena e a HP-Tech tinham uma linha a seguir quanto ao ajuste do equipamento, melhorando-o a cada sessão. Porém, no sábado, dia da primeira corrida, a variação do tempo pregou uma peça. “A baixa temperatura durante a classificação nos pegou desprevenidos e não conseguimos fazer mudanças suficientes, ficando apenas em nono”, relata Lorena, que, na corrida, se viu tendo de trabalhar dobrado.
“Tínhamos novamente um carro muito bom, mas o alto consumo de pneus devido ao asfalto abrasivo não nos permitiu passar da sexta posição – o mesmo problema que enfrentamos na última etapa. Em Mid Ohio, ou se larga na frente, ou se paga o preço de uma pilotagem muito agressiva”, analisa o competidor natural de Itu (SP), que conseguiu reverter a situação nos preparativos para a segunda corrida do fim de semana, que aconteceu no domingo.
“Lembrando da mudança de temperatura, conseguimos um carro muito bom, que nos permitiu classificar em quarto, após ter até mesmo ficado em primeiro por algum tempo. O tráfego durante voltas boas limitaram um resultado melhor para a tomada, e também queríamos poupar ao máximo os pneus”, conta Lorena, mostrando ter aprendido a lição sobre a variação da temperatura, que pode influenciar radicalmente no desempenho do equipamento.
Contudo, na corrida complementar, uma nova situação inesperada fez novamente o brasileiro apresentar um grande desempenho em ritmo de prova: “Fiz uma boa largada, chegando a disputar pelo segundo lugar, mas logo na primeira volta cometi um erro que nos colocou em 29º e último. Apesar das corridas serem curtas, consegui recuperar 16 posições, e terminar em 13º. Não é o resultado que gostaríamos, mas foi bom ver a evolução no carro”, resume o piloto, que sustentou a quarta posição no campeonato após mais duas provas.
Por fim, Lorena ressaltou o crescimento feito nesta temporada, sua primeira na F-2000, após um ano competindo na divisão inferior, a F-1600. “A parte mais gratificante foi confirmar com a equipe minha evolução ao longo da temporada. Nas primeiras provas ainda focávamos a maior parte dos esforços na minha pilotagem, porém passamos por uma transição gradativa, e hoje a maior parte do trabalho está no carro. Estamos chegando em um ponto na minha passagem pela F-2000 em que estamos tendo de levar o limite do carro ao meu, o que valoriza tudo o que fizemos durante o ano. Também estou conseguindo passar cada vez mais e melhores informações sobre o carro, além de também participar ativamente nas decisões sobre o acerto”, completa.
A corrida em Mid-Ohio também coroou o norte-americano Tim Minor com o título, enquanto Kyle Connery e John LaRue venceram as duas provas. O encontro final da temporada 2013 da F-2000 Championship Series acontece entre os dias 23 e 25 de agosto, em Summit Point, nos Estados Unidos.