Alpha Notícias: Consórcios de máquinas e implementos agrícolas ultrapassa 67 mil participantes
Semelhanças entre o planejamento rural e os consórcios são as razões do crescimento do mecanismo no agronegócio
Texto: Assessoria de Imprensa
Levantamento feito pela assessoria econômica da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios no setor de veículos pesados apontou que atualmente há cerca de 67 mil consorciados no de máquinas e implementos agrícolas. Com cotas variando de R$ 4 mil a R$ 1,3 milhão, os participantes ativos dividem-se em 68% de pessoas físicas, 31% de pessoas jurídicas e 1% de prestadores de serviços.
“Uma das principais características do participante do agronegócio é o planejamento agrofinanceiro, situação que se assemelha às do Sistema de Consórcios, considerado como opção para quem planeja o futuro”, esclarece Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios. “Por essa razão”, continua, “compreende-se a grande procura pelo mecanismo e sua adequação com vistas aos resultados positivos na propriedade rural”.
Uma das particularidades do setor, motivada pela sazonalidade das culturas, é a diversificação de formas de pagamento da parcela que pode ser feita das seguintes formas:
1 – Mensal: pagamento normal de acordo com sistemática indicada no plano do consorciado; e
2 – De acordo com a safra: para adequação ao período da colheita da safra, as parcelas podem se trimestrais, semestrais ou por até mesmo por adiantamento de safra. Há ainda aquele pagamento com reforço, isto é, meia parcela mensal com reforços trimestrais ou semestrais.
“Ao se preocupar com a estratégia de plantio e de colheita”, explica o presidente da ABAC, “o produtor rural inclui a necessidade de aquisição de veículos, máquinas e implementos, da forma mais econômica, algo que, com taxa de administração média de 0,145% ao mês em prazo médio de 95 meses, torna o consórcio de equipamentos agrícolas indicado aos que objetivam melhor lucratividade no seu agronegócio”.
A mesma pesquisa indicou prazos de duração dos grupos que variaram de 18 a 120 meses. Ou seja, são várias as opções à disposição de quem atua no agronegócio.
A importância deste setor está comprovada pelos dados registrados em março deste ano: total de 202 mil participantes do setor de veículos pesados registrados em março deste ano, dos quais 33%, ou aproximadamente 67 mil, tinham como objetivo adquirir bens relacionados ao agronegócio. As ações de planejamento a médio e longo prazos, práticas básicas da agricultura, levam o produtor rural a buscar a integração da tecnologia embarcada com mecanismos de autofinanciamento como o consórcio, visando obter custos finais menores capazes de competir em mercados externos ou interno.
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.