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Alpha Notícias: Cetesb concede licença ambiental para Trecho Leste do Rodoanel

Obras seguem a todo vapor  com previsão de entrega inalterada, para março de 2014
Texto: Assessoria de Imprensa
A Cetesb concedeu a Licença Ambiental de Instalação dos lotes 8, 9 e 10 do Trecho Leste do Rodoanel. A partir da emissão dessa documentação, que era aguardada desde abril, a SPMar, concessionária responsável pela construção, já pode dar início às obras nessas áreas. O ritmo dos trabalhos pode ser mantido a todo vapor, possibilitando a manutenção do cronograma de entrega da obra para março de 2014.
Somadas, os três lotes, que ficam entre as cidades de Arujá e Itaquaquecetuba, correspondem a 10 quilômetros do total de 43,5 quilômetros de extensão total do Trecho Leste do Rodoanel, cerca de 23%. As pistas desses lotes farão a interligação do Rodoanel com as rodovias Ayrton Senna (SP-070) e Presidente Dutra (BR-116). Os demais sete lotes do projeto já estão em andamento, com status de orbas dentro do cronograma original.
Veja as principais obras dos três trechos liberados pela Cetesb:
Lote 8 – Terá cerca de quatro quilômetros de extensão e fica em Itaquaquecetuba. Nele serão construídas as alças de acesso para a Rodovia Ayrton Senna (SP 70) e terá também um viaduto;
Lote 9 – Serão construídos pouco mais de quatro quilômetros de pistas. Ficará entre as rodovias Ayrton Senna (SP 70) e Presidente Dutra (BR-116). Parte está localizada no município de Itaquaquecetuba e parte em Arujá;
Lote 10 – Com aproximadamente dois quilômetros, fica na área do município de Araujá. Será feito viaduto e alças de acesso para ligação com a Rodovia Presidente Dutra (BR-116).
Trecho Leste
O Trecho Leste deve receber 48 mil veículos por dia quando iniciar operação, cortando os municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Mauá, Poá, Ribeirão Pires e Suzano. Estima-se que entre 60% e 70% do fluxo seja de veículos pesados. O traçado inicia na interligação com o Trecho Sul na saída da Avenida Papa João XXIII (em Mauá) e termina na Rodovia Presidente Dutra (em Arujá), interligando as Rodovias João Afonso de Souza Castellano (SP 66), Ayrton Senna (SP 70) e Presidente Dutra (BR 116). Atualmente há 48 frentes de obras em andamento.
Em conexão com o Trecho Sul e o Sistema Anchieta-Imigrantes viabilizará uma ligação mais rápida e eficiente com o Porto de Santos e o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Também será uma alternativa para desafogar o Corredor Jacú-Pêssego, que liga a zona leste da capital à região do ABC. A estimativa é que a redução no tempo de viagem pelas novas pistas seja de cerca de uma hora no horário de pico.