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Alpha Notícias: Índice mostra que satisfação com indústria automobilística cai 3 pontos percentuais em fevereiro

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Texto: Assessoria de Imprensa
Em fevereiro, a satisfação dos consumidores com a indústria automobilística registrou queda de 3 pontos percentuais, passando de 63,2% em janeiro para 60,2%. A informação é do Índice Nacional de Satisfação do Consumidor, medido pela ESPM e criado pelo professor pesquisador da escola, Ricardo Pomeranz. Na análise de 96 empresas de 24 setores, o indicador fechou o segundo mês do ano com retração de 0,6 ponto percentual, atingindo 43,4%.
As razões que explicam a queda na satisfação foram, segundo o estudo, os comentários na internet sobre roubos e assaltos, que somaram 8,9% de todas as publicações, e as campanhas publicitárias que não agradaram aos consumidores, caso de três comerciais de marcas diferentes que geraram centenas de posts negativos. Neste setor, o INSC analisa GM, Fiat, Ford e Volkswagen.
Primeiro e único indicador brasileiro com dados totalmente levantados na internet, o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor registrou, em fevereiro, queda na avaliação de 17 dos 24 setores pesquisados:
– lojas de departamento                             61,6% (-2 pontos percentuais)
– indústria automobilística                          60,2% (- 3 pontos)
– bebidas                                                    82,6% (- 1,1 ponto)
– personal care                                            76,1% (- 2 pontos)
– alimentos                                                 72,4% (- 4,5 pontos)
– eletroeletrônicos                                       60,4% (- 0,3 ponto)
– indústria farmacêutica                              73,3% (- 2,5 pontos)
– saneamento básico                                   38,8% (- 1,4 ponto)
– energia elétrica                                         26,9% (- 0,7 ponto)
– indústria digital                                       67,7% (- 0,2 ponto)
– gás                                                           53,1% (- 3,2 pontos)
– seguradoras                                             63,9% (- 2,3 pontos)
– telefonia fixa                                            38,6% (- 2,3 pontos)
– bens de consumo                                     67,4% (- 3,1 pontos)
– hospitais e laboratórios                            57,3% (- 10,3 pontos)
– transportes metropolitanos                      31,6% (- 3,8 pontos)
– telecom                                                    23,6% (- 6 pontos)
Os demais setores analisados registraram alta
– supermercados                                         75,5% (+ 3,8 pontos)
– vestuário                                                  75,5% (+ 1,5 ponto)
– construtoras                                             52,4% (+ 7,3 pontos)
– convênios médicos                                   58,3% (+ 10,2 pontos)
– aviação                                                     64,3% (+ 2,4 pontos)
– drogarias                                                  77,9% (+ 0,1 ponto)
– bancos                                                     47,1% (+ 4,7 pontos)
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