Modelo nasceu com motor refrigerado a ar com 1.300 cm³ e 47 cv 

Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa

O Gol nasceu com duas portas. Era assim a primeira versão do carro mais vendido no Brasil em todos os tempos, lançada em 1980 com motor dianteiro refrigerado a ar com 1.300 cm³ e 47 cv (derivado do Fusca) e câmbio de quatro marchas. Na época, carros com duas portas eram preferidos pelo consumidor brasileiro, e o novo carro da Volkswagen respeitava isso. Criado pensando no Brasil e nos motoristas brasileiros, Gol foi desenvolvido levando em conta as condições de uso no País, juntamente com as necessidades e aspirações dos consumidores nacionais, enfatizando a resistência, economia e durabilidade. Tudo isso com capacidade para levar cinco pessoas e bagagem com conforto e um visual moderno e equilibrado, capaz de despertar a atenção por onde passasse. Para completar, um nome com profunda ligação emocional em um País onde a paixão pelo futebol transcende os limites do esporte. 

As linhas do primeiro Gol foram inspiradas nas do Passat, modelo global de porte médio da Volkswagen que revolucionou o mercado nacional e fazia grande sucesso na época. Com carroceria tipo hatch e perfil aerodinâmico, o primeiro Gol era oferecido nas versões S e L. Já em 1981, o Gol duas portas ganhou um motor mais potente, com 1,6 litro e 67 cv, também refrigerado a ar e, já mostrando sua vocação para veículo de trabalho, uma versão furgão, em que as janelas traseiras eram fechadas. 

Assim como o modelo quatro portas, a história de sucesso do Gol duas portas é pontuada pela oferta de séries especiais, criadas para assinalar momentos históricos importantes ou trazer inovações almejadas pelos consumidores. 

Em 1982, o Gol duas portas ganhou sua primeira versão especial, para marcar a realização da Copa do Mundo na Espanha. O Gol Copa foi o precursor de muitas outras séries comemorativas, dedicadas a temas especiais ou com pacotes de equipamento diferenciados voltados a públicos específicos, que viriam ao longo dos anos seguintes. 

A primeira versão do Gol com motor de quatro cilindros em linha, com refrigeração líquida, com 1,5 litro e câmbio de cinco marchas, foi lançada em 1984. Logo em seguida viriam os motores 1,6 litro e o primeiro Gol GT, com 1,8 litro. Em 1995, os fãs da banda inglesa Rolling Stones puderam comemorar a primeira temporada brasileira do grupo a bordo do Gol Rolling Stones. 

Trata-se de uma trajetória marcada por uma contínua evolução tecnológica, durante a qual o modelo trouxe para o País novidades que revolucionaram a indústria nacional. Em 1989, por exemplo, o Gol GTI foi o primeiro carro produzido no Brasil a contar com o sistema de injeção eletrônica. 

O Gol “Bolinha” 

A primeira grande transformação do Gol aconteceu em 1994, com o lançamento da segunda geração do modelo, desenvolvida a partir de pesquisas com milhares de proprietários do carro. O design arredondado e inovador logo motivou o apelido carinhoso de Gol “Bolinha”. 

Lançado na versão duas portas, o Gol Geração II ganhou mais espaço interno, porta-malas maior, mais segurança e menor nível de ruído, já adaptado aos novos padrões mundiais de proteção ambiental, com componentes antipoluentes, utilização de materiais recicláveis e produtos naturais. Foi só em 1998, já em sua segunda geração, que o Gol passou a ter versão quatro portas. 

Geração III 

Lançada em maio de 1999, a terceira geração do Gol deu ao carro novas linhas, com um caráter mais esportivo. A nova linha também introduziu novos padrões de qualidade na fabricação do carro: maior uniformidade nas junções dos painéis da carroceria, reforço estrutural minimizando as torções do monobloco, maior uso (70%) de chapas zincadas, resistentes à ferrugem, e novos tecidos e materiais de revestimento interno. O Gol Geração III foi o primeiro carro do segmento, no Brasil, a oferecer cinco anos de garantia contra a corrosão e também sistema Total Flex, trazendo maior flexibilidade para o abastecimento de combustível. 

Gol G4 

A quarta geração do Gol chegou em agosto de 2005. O carro mais vendido do Brasil ganhou um design com linhas mais limpas e arredondadas, reforçando seu caráter de robustez e esportividade. A nova traseira do Gol G4 também contribuiu para isso, com a adoção de elementos circulares nas lanternas e de um novo aerofólio, integrado à tampa do porta-malas. Os para-choques integrados à carroceria contribuíram para dar uma impressão de maior porte, além de melhorar a visibilidade. Na dianteira, o novo design destacava o elemento em “V”, alinhando o carro com a identidade mundial da marca Volkswagen. 

Com o lançamento da quinta geração, o Novo Gol (2008), o Gol G4 continuou no mercado também na versão duas portas, de grande aceitação principalmente como veículo de trabalho por sua resistência e confiabilidade e baixo custo de manutenção. 

E, em 2010, com foco na mobilidade sustentável, a Volkswagen lançou o Gol Ecomotion, mais uma versão com duas portas, com diferencial alongado, pneus com menor resistência à rolagem e indicador de consumo instantâneo de combustível no painel de instrumentos. Na linha 2013 do Gol G4 recebeu novas calotas aro 13”. O modelo passou a oferecer como novidade no pacote opcional Trend, com novos detalhes internos cromados no farol, lanternas traseiras escurecidas, três alças de segurança no teto, luz de cortesia no porta-malas e volante de quatro raios. O modelo recebeu também novos pacotes opcionais, como rodas 14” de liga-leve e faróis dianteiros de neblina.