FPT
Connect with us

Outros

Alpha Esportes: Pilotos de rali se destacam nos campeonatos da Porsche

Published

on

Sylvio de Barros, campeão da categoria Challenge, já disputou ralis como o Dakar e o Sertões
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa
Quem prestasse atenção nas listas de inscritos para as provas do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil realizadas como preliminares do GP do Brasil de F1 notaria a presença significativa de pilotos oriundos de competições fora-de-estrada. Um deles, Sylvio de Barros, conquistou o título da categoria Challenge. Guilherme Spinelli, um dos maiores campeões de rali no Brasil, fez sua estreia na categoria Cup. Outros participantes, como Carlos Ambrósio, Tom Valle e Xarlis Mud, também correram nos ralis antes de passar para o cockpit dos Porsche.
Para Sylvio, o momento mais especial do final de semana foi a conquista do título. Mas a experiência em off-road (fez vários ralis com motos) foi valiosa em um momento decisivo da prova. Sylvio ocupava o segundo lugar e disputava a liderança com Fernando Barci quando este rodou. Para evitar uma colisão, Sylvio saiu pela grama. Perdeu posições e voltou em quarto, posição que àquela altura já lhe garantiria o título. “Sem dúvida, o conhecimento de rali ajudou naquele momento. Eu sabia que, se acelerasse ali, rodaria. O comportamento do Porsche é muito traseiro e lembra muito a forma de se pilotar uma moto. Se você acelerar antes da hora, a traseira ‘vai embora’ e você roda”, comenta.
Guilherme Spinelli, tetracampeão do Rali dos Sertões e um dos brasileiros de maior destaque nas recentes edições do Rali Dakar (sempre com automóveis), estreou na categoria Cup e terminou em 13° lugar. Ele já havia corrido no asfalto fazendo provas de longa duração com carros como Ford GT e protótipos Mitsubishi e Radical. Mesmo assim, a participação na Cup lhe apresentou uma série de novidades. “Eu nunca havia feito uma largada antes”, explica. “Andar ‘no bolo’, disputando posições, também foi novidade. Nas provas longas, eu nunca havia largado e só peguei o carro quando já tínhamos alguma vantagem sobre outros competidores. Olhar no retrovisor foi uma novidade completa para mim!”, brinca. Sobre o Porsche, não poupou elogios: “O carro é sensacional, muito bom de guiar. Gostei bastante e espero participar de outras corridas”, conta o piloto, que nesta prova substituiu Eduardo de Souza Ramos.
Sobre a diferença entre andar num rali e andar em um autódromo, Sylvio e Guilherme dão as mesmas impressões: enquanto no rali (em especial o cross country, em que não há possibilidade de fazer levantamento de percurso) improvisa-se o tempo todo, no autódromo a pilotagem deve ser muito precisa. “No off-road nunca conhecemos o terreno que está por vir, sempre temos de andar com muita cautela e abaixo do limite. Em autódromos, vamos ao limite e conhecemos cada centímetro da pista”, comenta Sylvio. “Eu e o Carlinhos (Ambrósio) estávamos acostumados a andar sem conhecer o terreno. Temos hoje uma sensação de conforto, se comparado ao que tínhamos nos ralis.”
A conquista do título da Porsche Challenge foi o ponto alto da carreira de Sylvio nas competições. “Em 1995, fui campeão do Sertões na categoria Production, de moto. Depois disso, meu melhor resultado foi um oitavo lugar na geral. Comecei a correr de Porsche em 2009 e não fazia ideia de que um dia eu pudesse me sentir confortável no carro, tirar o melhor dele e ser campeão em um ano supercompetitivo”, comemora. Para o futuro, Sylvio mira em novos títulos na Challenge e, quem sabe, em completar um rali Dakar. “Fui para lá em 2007 e caí em Marrocos. Voltei machucado para o Brasil. Retornei ao Dakar em 2008, mas ele foi cancelado por causa das ameaças de ataques terroristas na África. Quem sabe um dia eu consiga completar de carro o Dakar…”, finaliza.
As provas finais do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil acontecerão neste final de semana em Interlagos. A programação é a seguinte:
Quinta-feira, 8 de dezembro
13:00 às 13:45 – treino opcional Porsche Cup
14:00 às 14:45 – treino opcional Porsche Challenge
15:00 às 15:45 – treino opcional Porsche Cup
16:00 às 16:45 – treino opcional Porsche Challenge
Sexta-feira, 9 de dezembro
11:00 às 11:45 – treino livre oficial 1, Porsche Cup
12:00 às 12:45 – treino livre oficial 1, Porsche Challenge
14:00 às 14:45 – treino livre oficial 2, Porsche Cup
15:00 às 15:45 – treino livre oficial 2, Porsche Challenge
16:00 às 16:45 – treino classificatório, Porsche Cup
17:00 às 17:45 – treino classificatório, Porsche Challenge
Sábado, 10 de dezembro
10:20 – largada Porsche Cup, prova 16 (25 minutos mais uma volta)
12:20 – largada Porsche Challenge, prova 11 (25 minutos mais uma volta)
13:20 – largada Porsche Cup, prova 17 (25 minutos mais uma volta)
Advertisement