Empresa padroniza visualmente toda a sua linha de caminhões
Texto e Imagem: Assessoria de Imprensa
A Mercedes-Benz, pela primeira vez em sua trajetória de 55 anos no País, renova totalmente e ao mesmo tempo, todo o seu portfólio de caminhões, ônibus e veículos comerciais leves Sprinter para 2012.
“Não estamos apenas modernizando, atualizando e melhorando os nossos produtos. Muito além disso, uma nova Mercedes-Benz está surgindo, ainda mais forte e competitiva. Inauguramos assim, de forma marcante, uma nova era para a nossa Empresa”, afirma Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO para a América Latina.
De acordo com o executivo, a renovação simultânea de toda a linha de veículos comerciais é uma medida inédita não só para a Companhia, como também para a indústria automobilística nacional.
“Estamos introduzindo avançadas tecnologias, como o BlueTec 5, novos motores para atendimento ao PROCONVE P-7 e uma inédita identidade visual dos veículos”, diz Ziegler. “Com isso, agregamos ainda mais qualidade e excelência aos nossos caminhões, ônibus e comerciais leves, buscando contribuir para que os nossos clientes alcancem maior eficiência e resultados em suas atividades de transporte de cargas e passageiros, aumentando assim a sua rentabilidade”.
BlueTec 5 é a tecnologia para caminhões e ônibus PROCONVE P-7
Com sua linha de veículos comerciais 2012, a Mercedes-Benz lança no País exclusivas e avançadas tecnologias para atendimento à nova legislação PROCONVE P-7, norma equivalente ao rigoroso padrão EURO 5, que entrará em vigor no Brasil a partir de 1º janeiro de 2012.
Para caminhões e ônibus, a Empresa irá utilizar a tecnologia BlueTec 5, amplamente testada pela Mercedes-Benz do Brasil durante mais de três anos. Foram mais de 52 mil horas de testes em bancos de prova e cerca de 10.500.000 quilômetros de testes de durabilidade em veículos, sendo 6.500.000 quilômetros com caminhões. Equipados com motores que atendem ao PROCONVE P-7, mais de 100 veículos foram utilizados nos testes de operação, nas mais diferentes e severas condições.
O BlueTec 5 comprovou ser uma tecnologia eficaz, confiável, econômica, amigável ao meio ambiente e com excelente desempenho, além de ser utilizada com sucesso na Europa desde 2005, tendo hoje mais de 300.000 caminhões e mais de 25.000 ônibus com BlueTec 5 circulando por ruas e estradas em todo o mundo.
Entre diversos requisitos, o PROCONVE P-7 exige a redução de 80% nas emissões de Material Particulado e de 60% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio (NOx), em relação à legislação atual. Para diminuir o volume de emissões de NOx e ainda obter menor consumo de combustível, a tecnologia BlueTec 5 inclui o uso de ARLA 32 (Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo) no escapamento do veículo para pós-tratamento dos gases de escape por redução catalítica seletiva (SCR).
O ARLA 32, que é armazenado num reservatório específico no veículo, converte o NOx em Nitrogênio puro e em vapor de água, que são inofensivos à natureza, melhorando a qualidade do ar.
BlueEFFICIENCY é a solução da Mercedes-Benz para o Sprinter
A exclusiva tecnologia BlueEFFICIENCY utiliza sistema de recirculação dos gases de escape (EGR), que insere gás de escape dentro do cilindro visando reduzir a temperatura e, consequentemente, a formação de NOx. Como o Sprinter utiliza um motor diesel de alta rotação, no qual o trabalho a plena carga não é constante, esta solução mostrou-se robusta e eficaz, atendendo à legislação PROCONVE P-7.
Além do ganho ambiental, a tecnologia BlueEFFICIENCY contempla também um pacote de eficiência que visa a otimização do funcionamento do motor, proporcionando economia no consumo de combustível e, consequentemente, mais rentabilidade para o cliente.
Motores mais potentes, econômicos e ecológicos
Os novos motores Mercedes-Benz para atendimento ao PROCONVE P-7 não só reduzem as emissões de poluentes, como também oferecem menor consumo de combustível, mais potência e torque, ou seja, mais desempenho e menor custo operacional para o transportador.
A partir do lançamento da linha 2012, a Mercedes-Benz irá utilizar os motores OM 651 LA e OM 924 LA de 4 cilindros, além dos propulsores de 6 cilindros OM 926 LA, OM 457 LA e OM 501 LA. Todos oferecem reduzido consumo e elevados valores de potência e torque.
Os novos motores Mercedes-Benz destacam-se ainda pelos maiores intervalos de troca de óleo. Isso reduz os custos operacionais e aumenta a disponibilidade do caminhão, ou seja, mais rentabilidade para os clientes.
Nova identidade visual dos caminhões reforça o conceito de família
A linha de caminhões Mercedes-Benz 2012 traz um forte impacto visual, graças ao design inédito e moderno das cabinas, especialmente a grade frontal e os conjuntos óticos de farois.
Com base no top de linha Actros, que se diferencia no mercado por seu perfil arrojado, foi criada uma identidade similar para todos os modelos, reforçando o conceito de família e acentuando a imagem de modernidade e força dos caminhões da marca.
Às já conhecidas famílias Accelo, Atego, Axor e Actros, juntam-se agora os caminhões Atron, sucessores de modelos campeões na preferência dos clientes. Adicionalmente, novos modelos e versões se integram à mais completa linha do mercado de caminhões, como os leves Accelo 815 e 1016 para 8 e 10 toneladas de PBT, respectivamente, e os novos entreeixos na família Axor.
Três modelos inéditos ampliam a linha de ônibus
Com o lançamento da linha de ônibus 2012, a Mercedes-Benz renova e amplia o mais completo portfólio do Brasil, passando a oferecer 20 modelos de veículos para transporte urbano e rodoviário, sendo 3 deles inéditos, com os quais oferece soluções para novas demandas dos clientes. Todos os novos chassis contam com a tecnologia BlueTec 5.
Entre as destaques da linha de ônibus 2012 está o lançamento do chassi OF 1724, nova solução da marca para o transporte urbano, intermunicipal, fretamento e rodoviário de curtas distâncias.
A Mercedes-Benz também traz inovações para o segmento de alta capacidade de transporte de passageiros, como o sistema BRT (Bus Rapid Transit) e os corredores exclusivos. A Empresa está apresentando os chassis O 500 MDA e UDA para ônibus articulados. Estes novos modelos podem receber carroçarias até 23 metros, para mais de 200 passageiros.
Novo Sprinter oferece mais tecnologia, conforto, segurança e capacidade de transporte
Com a apresentação da nova geração dos veículos comerciais leves Sprinter, que chega ao País a partir de abril de 2012, a Mercedes-Benz passará a oferecer aos seus clientes padrões ainda mais elevados de tecnologia, segurança, conforto e capacidade de transporte.
Com design moderno, arrojado e cada vez mais atrativo, aliado ao sofisticado acabamento interno, o novo Sprinter oferece ao segmento de comerciais leves um elevado nível de conforto e ergonomia. A nova família de vans, furgões e chassis com cabina traz ainda uma motorização ainda mais potente, econômica e ecológica, que atende à legislação PROCONVE P-7 com a tecnologia BlueEFFICIENCY. Além disso, conta com maior PBT e entreeixos, o que assegura maior capacidade de transporte.
O novo Sprinter destaca-se também por seu elevado padrão de segurança, o que inclui o inovador sistema ESP Adaptativo®, que, por meio da integração dos conhecidos ABS e ASR aos sistemas EBV e BAS, garante maior estabilidade e reduz o risco de acidente, mesmo em condições críticas de operação. Adicionalmente, maiores airbags, estrutura com absorção de impactos e maiores parabrisas e retrovisores aumentam o nível de segurança do veículo.
Os veículos Sprinter são reconhecidos pelos clientes por sua rentabilidade, graças a vantagens como baixo consumo de combustível, reduzido custo operacional e excelente valor de revenda. Além disso, conquistou uma imagem muito positiva também por sua agilidade no trânsito, vantagem especialmente importante no tráfego intenso dos grandes centros urbanos.
Além de sua tradicional liderança em vendas de veículos comerciais, a Mercedes-Benz do Brasil também se destaca pelo pioneirismo e inovação, caso, por exemplo, da preparação da tecnologia BlueTec 5 para atendimento ao PROCONVE P-7. Durante mais de três anos, estiveram envolvidos nesse trabalho mais de 500 engenheiros e técnicos do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Empresa. Localizado na planta de São Bernardo do Campo, este é o maior do setor de veículos comerciais na América Latina e o maior da Daimler fora da Alemanha.
O desenvolvimento do novo portfólio de caminhões, especialmente das famílias Accelo, Atego, Atron e Axor, também ficou a cargo do CDT. Atualmente, em parceria com outras áreas da Empresa, a equipe atua na nacionalização do Actros, que é um projeto original da Alemanha. Esse envolvimento confirma o papel da unidade brasileira como forte parceiro da rede mundial de desenvolvimento de caminhões da Daimler.
Os engenheiros e técnicos brasileiros também trabalham permanentemente com o desenvolvimento do uso de combustíveis alternativos ao diesel de petróleo. Entre essas experiências incluem-se, com sucesso, testes em bancos de prova e em veículos com diesel de cana e biodiesel. Os ganhos ambientais proporcionados pela utilização desses biocombustíveis são potencializados ainda mais pelos motores com tecnologia BlueTec 5 da Mercedes-Benz.
Devido à competência, conhecimento e experiência de suas equipes, bem como aos modernos recursos tecnológicos, a Mercedes-Benz do Brasil é o centro mundial de competência da Daimler para desenvolvimento e produção de chassis de ônibus, sendo referência para todas as unidades do grupo.
Nova fábrica de caminhões Mercedes-Benz
Maior fabricante de veículos comerciais da América Latina, a planta de São Bernardo do Campo é a maior da Daimler fora da Alemanha e única do grupo a reunir, num só local, a produção de chassis de ônibus, caminhões e agregados, como motores, câmbios e eixos, além de cabinas de caminhões.
A partir de 2012, a Mercedes-Benz dá um novo salto histórico na produção de caminhões no Brasil. Além de ampliar a capacidade da planta de São Bernardo do Campo, onde passará a concentrar a fabricação de chassis de ônibus e dos caminhões Atego, Atron e Axor, a Companhia irá expandir a produção de caminhões Actros e Accelo para a unidade de Juiz de Fora.
A maior rede de concessionários e o mais completo pós-venda
Os clientes da Mercedes-Benz contam com a abrangente cobertura da maior Rede de Concessionários do País, presente em todo o território nacional. São mais de 200 pontos de atendimento, que oferecem serviço especializado, mão de obra qualificada e o mais completo pacote de produtos e serviços de pós-venda, entre eles, Mercedes Assistance 24 horas, peças genuínas, produtos remanufaturados da linha RENOV, como motores, câmbios e embreagens, e contratos de manutenção.
A Rede de Concessionários está totalmente treinada e preparada para as novas linhas de caminhões, ônibus e comerciais leves Sprinter e para as novas tecnologias e motores. Isso inclui mão de obra especializada, estrutura adequada e amplo estoque de peças de reposição genuínas.
Sucesso com Actros e Axor, FleetBoard é testado em ônibus
O sistema de gestão de frota FleetBoard, avançada tecnologia da Mercedes-Benz disponível para caminhões pesados Actros e Axor, já vem sendo testado em ônibus urbanos, ampliando o alcance do produto no mercado brasileiro.
Entre vários benefícios, o FleetBoard propicia uma redução de até 10% no consumo de combustível. Permite também a análise do comportamento do motorista ao volante, fornecendo dados que o auxiliam a alcançar uma condução econômica, preventiva e com melhor desempenho. A ferramenta oferece mais vantagens aos frotistas, como diagnóstico remoto de falhas e manutenção preventiva, auxiliando na redução dos custos de manutenção.
O acesso aos dados e informações da frota é extremamente simples, bastando apenas um computador com Internet, o equipamento do FleetBoard no veículo e a contratação dos serviços.