Alpha Pesados: A importância de cuidar corretamente dos pneus do caminhão
Muitos motoristas deixam para trocar os pneus de seus caminhões somente quando eles estão muito gastos e para tentar economizar ainda mais, não fazem o alinhamento e o balanceamento, o que diminui a vida útil, desalinha outras peças e ainda aumenta os gastos com combustível, além de reduzir a segurança e o conforto.
“Caminhões andam por longas distâncias e por diferentes tipos de estradas, sem contar que são equipamentos de transporte, essenciais para a logística das empresas e para a economia do país. Por essa razão, a manutenção tem de ser feita com regularidade, evitando-se assim desgastes desnecessários, prevenindo acidentes e aumentando a produtividade”, afirma Hovani Argeri, diretor geral de Operação da Via Trucks, concessionária DAF.
O valor de um pneu pode até parecer alto, mas ao compararmos com outras peças chegamos à conclusão de se tratar de um produto de durabilidade extraordinária. Só para efeito de comparação, o pistão, por exemplo, trabalha dentro de uma padrão o tempo todo, assim como outras partes internas do motor. O pneu não.
É comum estar rodando em uma pavimentação quente em dia de calor e repentinamente ser surpreendido por uma chuva que reduz bruscamente a temperatura. Se essa mudança ocorrer dentro do motor as peças empenam, mas o pneu, ao contrário, continua firme. Não importa se o pavimento é liso, ondulado, esburacado, quente, frio, com óleo ou outras substâncias estranhas na pista, ele é feito para resistir a tudo isso e durar dezenas de milhares de quilômetros.
Veja abaixo as dicas para o caminhoneiro cuidar bem dos pneus de seu veículo de trabalho:
Calibragem
É uma tarefa que deve ser rotineira. O correto é encher o pneu de acordo com o que indica o manual do veículo. Nem mais nem menos. Pneu murcho tem mais atrito com o solo, tornando a direção mais pesada, desgastando mais a borracha e outras peças da suspensão, além de resultar em maior consumo de combustível. O pneu pode murchar por defeito na válvula, furo causado por prego, ou mesmo por causa do clima frio, que contrai o ar em seu interior. Muita pressão também gera desgastes e ainda desestabiliza o caminhão, além do que, pneus excessivamente cheios podem estourar com mais facilidade, principalmente em dias quentes, quando o ar em seu interior se expande.
Rodízio
O rodízio possibilita que os pneus desgastem por igual, mantendo a boa estabilidade, a segurança e o conforto. Deve ser feito periodicamente conforme indicação do fabricante.
Alinhamento e balanceamento
Dois procedimentos que normalmente são feitos em conjunto. Sempre que o motorista perceber que o veículo está puxando para um lado é importante dar uma paradinha na oficina para fazer o alinhamento. Normalmente, o desalinhamento ocorre quando há fortes impactos na suspensão, causados por buracos, depressões ou lombadas. O balanceamento também é importante. Caminhão desbalanceado trepida muito e perde tração. A negligência no alinhamento e no balanceamento reduz a segurança e aumenta exponencialmente o desgaste dos pneus.
Suspensão
Como a suspensão trabalha em conjunto com os pneus é preciso manter em dia a manutenção das molas, amortecedores, eixos. Lembre-se que pneu desgastado interfere negativamente no desempenho da suspensão assim como a suspensão com problemas pode prejudicar o jogo de pneus.
Freios e rodas
Mantenha-os em dia, pois o freio tem seu ponto certo de frenagem sem travar as rodas. E as rodas não podem estar danificadas, pois isso contribuiu para a redução da pressão dos pneus.
Seguindo essas dicas, o caminhoneiro trabalha com mais segurança e conforto e o veículo fica mais produtivo e econômico. Mas para isso, o serviço deve ser feito em oficinas de qualidade.