Outros
DEKRA apoia lançamento da Câmara Setorial de Vistoria Veicular criada pelo SESCON-SP
A primeira atitude do órgão foi em favor da obtenção da liminar que protege as ECV (Empresas Credenciadas de Vistorias) da decisão do Denatran, que determinava a suspensão da aceitação dos seus laudos. “O SESCON-SP é uma entidade de grande credibilidade e respeito, tanto na esfera pública quanto privada. Seu engajamento em prol das empresas de vistoria veicular comprova a relevância e o potencial deste setor, que investe fortemente para oferecer um serviço de qualidade aos consumidores”, ressalta Luis Neca, diretor Comercial da DEKRA.
Em conformidade com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), todo veículo quando é vendido, necessariamente, precisaria passar por vistoria para verificar os itens básicos de segurança e a procedência. Pela falta de infra-estrutura nos Estados (DETRAN) e Municípios (CIRETRAN), esta providência foi negligenciada e acabou sendo um grande facilitador para as quadrilhas de roubo de veículos, que facilmente conseguem recolocá-los no mercado.
Diante deste cenário, foi criada a Portaria Denatran 131, estabelecendo que esta vistoria passasse a ser realizada por uma empresa de inspeção de vistoria de veículos devidamente capacitada, responsável pela emissão do laudo. Recentemente, o Detran-SP estabeleceu que não mais aceitariam laudos de transferência realizado pelas ECV´s mesmo as empresas credenciadas pelo DENATRAN, medida que foi revogada por ação do SESCON-SP.
“A liminar obtida pelo órgão comprova que as vistorias realizadas pelas ECV garantem o bem-estar do consumidor. Isso porque o serviço ocorre de forma ágil, com infra-estrutura adequada, com equipamentos de última geração e segurança. A DEKRA, por exemplo, segue os padrões de sua matriz, Alemanha, oferecendo aqui a mesma qualidade de serviço efetuada na Europa. Esse padrão garante também um laudo preciso, inibindo fraudes e evitando a comercialização de veículos roubados”, completa Neca.