Connect with us

Outros

PPG apresenta pesquisa sobre tendência de cores para automóveis

Published

on

Cor prata é a mais popular para veículos em todo o mundo
Texto: Imprensa PPG

A PPG – multinacional no segmento de tintas – por meio de suas divisões Refinish e OEM, anuncia para o mercado as tendências de tonalidades para carros até 2015. Para chegar a estes resultados, um grupo responsável pelo desenvolvimento de cores da empresa estuda permanentemente as tendências mundiais.

Pelo décimo ano consecutivo, o prata foi a cor mais popular para veículos em todo o mundo. A popularidade desse tom tem crescido desde 1990, quando a PPG iniciou as pesquisas na área. Na América do Norte, o prata, o cinza e o carvão tiveram um aumento expressivo em popularidade e subiram para 31% este ano. A cor somou 25% em 2009 e 20% em 2008.

Tendência no Brasil – O brasileiro investe em cores sóbrias, como prata, preto, cinza e branco. Essas preferências nacionais se estenderão para os próximos cinco anos, principalmente as duas primeiras tonalidades. Amarelo, laranja, turquesa, azul e verde, em suas variações, são os hits para o segmento de carros esportivos e de aventuras, como já presentes em propagandas e ruas.

Advertisement

Mas, em contrapartida, também existirá uma tendência para o aumento dos brancos com pigmentos especiais, metálicos e perolizados, que poderão reduzir a preferência pelos prateados e brancos chapados.

A tendência mundial serão tonalidades mais limpas e transparentes, como diz o Gerente de Vendas da PPG, Fabrício Vieira. “Começaremos a ver muitos tons claros ao redor do mundo, principalmente os pigmentos xirálicos, que são os metalizados, perolizados ou de efeito, para aumentar a segurança na direção, principalmente à noite.”

“Como nos próximos anos, vamos fabricar muitos veículos para o mercado local e, para muitos destes consumidores, será o primeiro “zero quilômetro”, a importância desta compra leva-os à escolha de cores mais elegantes e valiosas, por isso veremos muitos perolizados”, comenta o Supervisor do Laboratório de Desenvolvimento de Cores Automotivas PPG Alex Lair de Amorim.