A quarta passagem do Rally de Regularidade pela cidade de Blumenau reuniu 54 carros, comandados por proprietários de veículos

Texto e Foto: Imprensa Peugeot

A Copa Peugeot teve hoje (01/08) a quarta disputa do Rally de Regularidade da temporada 2010. E o palco para essa festa, organizada pela Peugeot Sport Brasil especialmente para o cliente da Marca, foi o município de Blumenau, localizado no Vale do Itajaí, a 130 km da capital catarinense.

Após alguns dias de sol e temperaturas agradáveis, a cidade despertou sob forte chuva e clima frio na manhã deste domingo. Essa mudança, contudo, não se refletiu no espírito competitivo dos clientes Peugeot inscritos para a prova: às 7h, a concessionária Strasbourg já recebia os três primeiros veículos do grid, que contou com 54 carros no total.

A disposição de pilotos e navegadores para participar do rali já havia se mostrado no “curso de navegação”, oferecido gratuitamente pela direção esportiva da Peugeot na última quinta-feira (29/07): cerca de 50 pessoas estiveram na revenda para aprender lições básicas sobre a dinâmica da prova e a leitura da planilha.

A largada do rali foi dada na concessionária Strasbourg, parceira da Peugeot Sport Brasil na organização da prova na região, a partir das 9h, com intervalos de um minuto entre cada veículo. Dali, todos seguiram por um percurso de aproximadamente 90 quilômetros, que passou também por estradas de terra do município de Pomerode.

O ponto de encerramento do Rally de Regularidade foi o Restaurante e Buffet Staloch (anexo à Associação Cultural Esportiva CREMER), no bairro de Vila Nova, em Blumenau. No local, todos receberam medalhas e participaram do almoço de confraternização, enquanto aguardavam o momento mais importante do dia: a divulgação dos resultados e, mais que isso, a subida ao pódio dos campeões.

A disputa foi bastante acirrada, principalmente entre os cinco primeiros colocados, que apresentaram números muito próximos na pontuação final. Mas quem levou a melhor e conquistou a vitória foram os primos Fernando e Silvio Jovita (carro 14), que perderam apenas 125 pontos no decorrer do percurso, ficando três pontos à frente do segundo colocado (André Ristow e Daniel Bressiani, carro 29).

A dupla, que havia ocupado o quarto lugar na prova de 2009, veio com força total dessa vez e conseguiu abocanhar o topo do pódio. Uma vitória que, de acordo com Fernando, o piloto da dupla, foi totalmente inesperada: “Esperávamos conseguir ao menos chegar entre os cinco primeiros, mas não imaginei que ganharíamos. O resultado foi muito bom, bem melhor que o esperado”, disse ele.

Para Silvio, que atuou como navegador, o percurso mais longo possibilitou “acertar a mão” e atender às exigências de um trajeto como o de hoje, bastante escorregadio em função da chuva que caía desde o início da madrugada. “Apesar de não ser nossa primeira vez, o grau de dificuldade foi o mesmo porque trocamos as funções”, afirmou ele, que havia sido piloto no ano passado.

O Rally de Regularidade premiou também uma dupla que já é bem conhecida na competição: o casal Reginaldo e Adriana Valim (carro 18), que mora em Uberlândia, mas tem acompanhado a Copa Peugeot por diversas regiões do país.

Na prova deste domingo eles conquistaram o terceiro lugar do pódio, pela terceira vez. Coincidência ou não, os resultados têm sido um impulso para que a dupla continue competindo: “Acho que se ganharmos um dia vamos acabar não participando mais, então está muito bom assim”, brincou Reginaldo, que pilota o veículo a partir das instruções que recebe da esposa, sua navegadora.

Outro conhecido da Copa Peugeot é o catarinense Rafael François, que também vem participando de várias etapas. Com a pretensão de vencer “em casa”, teve um imprevisto com seu veículo Peugeot 106 quando se deslocava de Florianópolis para Blumenau, o que o impediu de participar.

Mas não perdeu o espírito esportivo: ele topou apenas assistir à prova, e ainda deu uma força para a equipe Peugeot Sport Brasil na adesivagem dos veículos antes da largada. Essa relação é, sem dúvida, resultado do clima de amizade e descontração que envolve o rali da Marca.

Rally de Regularidade: mais que uma competição, uma ação de cunho social

A Peugeot Sport Brasil arrecadou 2,5 toneladas de alimentos não perecíveis a partir da colaboração dos clientes que participaram do Rally de Regularidade, que contribuíram com duas cestas básicas no ato da inscrição.

Esta ação, praticada em todas as etapas da temporada, mostra que além de garantir diversão a quem participa das provas, o rali também tem uma importante função social. Toda a arrecadação será distribuída a entidades carentes da região, por meio da Assistência Social da Prefeitura de Blumenau.

O que é o Rally de Regularidade: uma prova que não requer qualquer preparação específica no carro ou mesmo experiência em rali – vence quem melhor seguir as indicações de trajeto transmitidas pela organização. Nela, os participantes têm a oportunidade de conhecer o universo do rali de forma segura e muito divertida, sob o comando de seus próprios veículos Peugeot.

Classificação Rally de Regularidade – Etapa Belo Horizonte / Ouro Branco (MG)

1º Lugar – Fernando Jovita / Silvio Rodrigo Jovita (carro 14) 2º Lugar – André Ristow / Daniel Bressiani (carro 29) 3º Lugar – Reginaldo Valim Ramos / Adriana Barboza Valim (carro 18) 4º Lugar – Alexandro Eduardo Fernandes / Ana Cristina Muller (carro 48) 5º Lugar – Luís Fernando Bortolini / Jeferson Luiz Venturi (carro 30)

A Copa Peugeot 2010 terá continuidade nos dias 11 e 12 de setembro, em Petrópolis (RJ).