Outros
Ecovias passa a operar com dois novos guinchos de última geração
A partir dessa semana, mais dois guinchos modernos começam a prestar atendimento no Sistema Anchieta-Imigrantes
Texto: Imprensa Ecovias
A Ecovias acaba de receber mais dois guinchos para remoção de cargas e veículos pesados em todo o Sistema Anchieta-Imigrantes; outros dois veículos desse porte haviam chegado ao sistema em janeiro desse ano. Os quatro veículos não têm equivalentes na América Latina e apresentam capacidade de arrastar até 123 toneladas, quase três vezes mais que um guincho pesado comum, que suporta até 45 toneladas.
Esses novos guinchos contam com o que há de mais moderno na área. Os mecanismos são hidráulicos, o que aumenta a precisão e oferece autonomia maior; os comandos podem ser acionados pelo operador a até 100 metros de distância, conferindo mais segurança na operação; e a carroceria e o equipamento são feitos de aço naval, aumentando a resistência e reduzindo o peso.
A diferença entre os guinchos que chegaram nessa semana e seus dois “irmãos mais velhos” é a razão entre força e agilidade. Enquanto os veículos que chegaram em janeiro focam na força, os novos se concentram em agilidade. Por isso, são 1,5 metros mais curtos, o que de acordo com o analista do centro de controle de operações Christian Tanimoto Barros é uma vantagem. “Pela menor dimensão do caminhão, em trechos como o da serra da Anchieta em que alguns pontos há duas faixas de rolamento sem acostamentos, ganhamos agilidade e capacidade de manobra, essenciais no atendimento”.
Esses novos guinchos nasceram do esforço da Ecovias em superar os problemas do dia-a-dia no sistema, que conta hoje com caminhões maiores e mais pesados, chegando a 80 toneladas. Como não havia no Brasil equipamento de reboque que pudesse dar conta de pesos tão altos, a concessionária orientou a elaboração de um equipamento exclusivo, partindo dos modelos já conhecidos. Todos os detalhes foram pensados de forma a facilitar a operação. Por exemplo, com dois redutores independentes, um contêiner pode ser destombado facilmente ancorando cada redutor em um ponto.