Connect with us

Outros

Campbell Scientific do Brasil desenvolve maleta de testes para medir em campo o desempenho de motores a diesel

Published

on

Equipamento mede parâmetros de temperatura, pressão, rotação, altitude, posição e velocidade

Texto: Imprensa Campbell Scientific do Brasil

A Campbell Scientific do Brasil acaba de desenvolver três maletas de testes multifuncionais para a Cummins – maior fabricante independente de motores a diesel do mundo. A maleta é utilizada para testar em campo o desempenho de motores a diesel e mede os seguintes parâmetros: 20 itens de temperatura; 8 de pressão, 2 de rotação, altitude, posição e velocidade – esses últimos, via GPS.
Segundo João Moretto, engenheiro de aplicações da Cummins do Brasil, a grande vantagem da maleta, além dessas funções de aquisição de dados do motor, é a portabilidade. “A maleta ocupa pouco espaço. Além disso, não há necessidade, por exemplo, de ligá-la numa fonte de energia, visto que possui uma fonte própria recarregável”, avalia Moretto. Para o engenheiro, o fato de a maleta ter todos os conectores incorporados é mais uma vantagem. “A maleta possui todas as características esperadas. É fácil de usar, não é pesada e é muito resistente. Outra questão importante é o tempo que ganhamos com o equipamento. A facilidade das conexões em painéis dá uma velocidade maior a operação, fazendo com que ganhemos até um dia de trabalho durante a fase de preparação dos testes”, finaliza Moretto.
De acordo com o engenheiro, com o intuito de promover melhorias no processo de aquisição de dados para testes em campo, a Cummins buscou equipamentos mais compactos e flexíveis. “Após algumas conversas com a Campbell Scientifc do Brasil, chegamos a uma configuração de maleta”, lembra. “O novo equipamento foi testado recentemente em uma colheitadeira de laranjas Jacto e o resultado foi muito positivo. Utilizamos no teste um motor mecânico de 150 hp, de seis cilindros”, afirma o engenheiro.
Os principais clientes da Cummins do Brasil são divididos entre automotivos e industriais. Os principais automotivos são Ford, Volks e Agrale (caminhões e micro- ônibus). Na área industrial os clientes são a Komatsu, a CNH (grupo Case New Holland) a Dynapac e a Jacto. A maleta será usada para medir o desempenho de motores de todas essas empresas.
“A maior parte dos equipamentos da maleta foram fabricados pela Campbell Scientific Inc., sendo a integração realizada pela Campbell do Brasil”, afirma o diretor da Campbell Scientific do Brasil, o engenheiro agrônomo Andrea Dehó.