Imprensa Behr
O Grupo Behr recebeu, pela segunda vez, o Gold Ford World Excellence Award 2008, prêmio máximo da Ford Motor Company para seus melhores fornecedores. O que garantiu o reconhecimento foram o elevado nível de qualidade, a pontualidade na entrega e o custo competitivo. Essas características também fazem do Grupo um dos maiores fabricantes e fornecedores globais de equipamentos originais de sistemas de refrigeração de motor e ar-condicionado para veículos de passeio e comerciais leves e pesados.
No Brasil, a subsidiária nacional é responsável pelo abastecimento das linhas de montagem da Ford no País há mais de 10 anos, equipando a família Cargo, além de ter participado do fornecimento para os Ford Fusion e Edge, hoje feito pela filial no México. Para Max Davis Forte, CEO da Behr Brasil, este reconhecimento é fruto dos constantes investimentos anuais do Grupo em Pesquisa & Desenvolvimento, que equivalem a no mínimo 7% de suas vendas nos últimos anos, valor superior à média praticada no mercado. “Este percentual de investimento é imprescindível para a sustentação da companhia, além de proporcionar o desenvolvimento de novos mercados”, explica o CEO.
O Gold Ford World Excellence Award soma-se a outras premiações cedidas pelas principais montadoras do mundo à Behr nos últimos anos. Especificamente na unidade brasileira, destacam-se o Certificado de Mérito Mercosul e Supply Award da General Motors, Fornecedor de Destaque da Agrale, Supply Award da Volkswagen, Menção Honrosa do Prêmio Qualitas Fiat, Q1 Ford e Filtros Mann.
História do Grupo Behr e Ford Motor Company
Em 1926, Julius Friedrich Behr conheceu Henry Ford, iniciando-se aí o contato para futuros negócios. A primeira negociação deu-se a partir de uma afiliada da Ford em Berlim para fornecimento de trocadores de calor pra o modelo A. No ano de 1930 foram fornecidos diariamente 90 trocadores de calor para o Ford A.
Manfred Behr, filho do fundador do Grupo Behr, viajou no mesmo ano para Manchester, para visitar a fábrica da Ford em Londres. A bem-sucedida visita possibilitou o início da cooperação com a Ford Central Européia.
Nos anos 30 começou a fundação da planta da Ford em Colonia. O primeiro carro de passeio produzido nesta fábrica foi o Rheinland, com 4 cilindros. Foram 5.600 exemplares entre 1934 e 1936, equipados com trocadores de calor Behr.
Após a Segunda Guerra mundial, a planta de Colonia voltou a produzir veículos de passeio, o Tannus, o primeiro carro alemão da Ford a contar com a combinação aquecedor/ventilador. A sensação do Salão de Automóvel de Frankfurt – IAA em 1951 foi esse veículo.
Hoje, a Behr é um dos fornecedores mais influentes na Ford na América do Norte e foi escolhida como parceira do segmento “Premium” da Ford, onde é chamada “Premier Automotive Group”. A Behr continua fornecendo para a Volvo e Land Rover e aumentando os negócios com a marca Ford, trabalhando para tornar-se o maior fornecedor de ar-condicionado.