Connect with us

Notícias

Volkswagen indica uso de couro de cânhamo industrial

Published

on

Volkswagen indica uso de couro de cânhamo industrial

A Volkswagen entrou em cooperação com a start-up alemã Revoltech GmbH com o objetivo de pesquisar e desenvolver materiais sustentáveis ​​baseados em cânhamo industrial. Eles podem ser usados ​​como um material de superfície sustentável em modelos da marca a partir de 2028.

“Em nossa busca por novos materiais, estamos muito abertos a novas ideias de muitas indústrias diferentes. No Desenvolvimento Técnico, colocamos um forte foco em soluções inovadoras, criativas e sustentáveis ​​para o desenvolvimento holístico e econômico de veículos”, diz Kai Grünitz, Membro do Conselho da Marca Volkswagen para Desenvolvimento Técnico.

Couro de cânhamo industrial é um material inovador e sustentável poderá ser usado nos interiores de automóveis da marca já em 2028

Volkswagen indica uso de couro de cânhamo industrial

O material feito de cânhamo 100% de origem biológica usa resíduos da indústria regional de cânhamo. Ele pode ser produzido em plantas industriais existentes e reciclado ou compostado no final de sua vida útil em um automóvel. As primeiras apresentações do material inovador já receberam uma resposta e feedback muito positivos dos clientes.

“O uso sustentável de recursos é um pilar fundamental em nossa estratégia ACCELERATE e, portanto, está firmemente ancorado em nossa mentalidade e em nossas ações. Nosso objetivo claro é fundir os desejos dos clientes, os requisitos de sustentabilidade e os interesses corporativos”, afirma Andreas Walingen, Chefe de Estratégia da marca Volkswagen.

Ele acrescentou que a cooperação entre a Revoltech e a Volkswagen foi um bom exemplo dos benefícios para startups e empresas estabelecidas a serem obtidos a partir da combinação direcionada de seus respectivos pontos fortes, com o objetivo de deixar novos recursos prontos para uso em automóveis o mais rápido possível.

Advertisement

“Nosso inovador material de superfície LOVR, que estamos desenvolvendo e testando para a indústria automotiva em cooperação com a Volkswagen, é escalável e inovador para a sustentabilidade no setor automotivo”, explica Lucas Fuhrmann, CEO e cofundador da Revoltech GmbH.

Mais sobre o couro de cânhamo industrial

Junto com a start-up Revoltech GmbH, a equipe de pré-desenvolvimento da marca Volkswagen está trabalhando em uma inovação de material como um substituto para couro sintético.

Este material feito do que é conhecido como cânhamo industrial cultivado para a indústria alimentícia é um material de superfície de camada única totalmente natural e 100% biológico chamado LOVR (as letras significam sem couro, sem óleo, vegano e à base de resíduos) que está sendo desenvolvido especificamente com a indústria automotiva em mente.

As fibras de cânhamo e um adesivo totalmente biológico são combinados usando uma tecnologia especial e processados ​​para se tornarem um material de superfície. Este material verdadeiramente circular é proveniente de campos regionais de cânhamo e é totalmente reciclável ou compostável quando atinge o fim de sua vida útil. É produzido a partir de resíduos da indústria do cânhamo que não têm mais uso. Além disso, pode ser fabricado em plantas industriais existentes, permitindo assim uma rápida escalabilidade – e, portanto, também é adequado para uso em produção em larga escala.

Os departamentos de Tecnologia de Materiais, Design e Desenvolvimento de Componentes da Volkswagen, a Volkswagen Group Innovation e a start-up Revoltech GmbH estão reunindo seu know-how para incluir o máximo de perspectivas possível no trabalho de desenvolvimento.

Advertisement

Aplicações potenciais estão sendo identificadas em colaboração com o Desenvolvimento de Componentes. O possível uso em projetos de veículos a partir de 2028 está previsto. O material recebeu feedback muito positivo em pesquisas com clientes.