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Suzulight: o primeiro passo da Suzuki na indústria automotiva

Em outubro de 1955, a Suzuki Motor Corporation iniciou a produção do Suzulight, seu primeiro carro, após receber aprovação do presidente da Yanase Auto, então referência no setor automotivo japonês. O modelo compacto foi entregue pessoalmente por Michio Suzuki a um médico que realizava visitas domiciliares de bicicleta, marcando o início de uma nova fase para a empresa.
Sete décadas após seu lançamento, Suzulight ainda é um marco na indústria de veículos leves
A trajetória do Suzulight começou bem antes de sua produção. Os primeiros estudos sobre o veículo datam de 1937, mas foram interrompidos com o início da Segunda Guerra Mundial. Somente em 1954, após a fundação da Suzuki Motor Co Limited, o desenvolvimento foi retomado, impulsionado pelo espírito “Yaramaika” da região de Enshu, que incentiva a inovação e a determinação.
Com menos de três metros de comprimento e pesando pouco mais de 500 quilos, o Suzulight foi pioneiro no Japão ao adotar a configuração de motor dianteiro e tração dianteira. Seu motor de 360 cm³ e 15 cavalos de potência, aliado à suspensão independente por molas helicoidais e ao sistema de direção por pinhão e cremalheira, destacava-se pela inovação técnica.
Os primeiros testes de estrada do Suzulight incluíram um trajeto de 300 quilômetros pelo terreno montanhoso de Hakone, entre Hamamatsu e Tóquio, uma região com vias ainda não pavimentadas. Ao chegar ao destino, a equipe apresentou o carro à Yanase Auto, cujo presidente avaliou o desempenho por horas antes de autorizar sua produção.
Inicialmente, a Suzuki fabricava entre três e quatro unidades por mês. No início de 1956, a produção já alcançava 30 veículos mensais. O sucesso do Suzulight consolidou a empresa na indústria automotiva e estabeleceu a base para a produção de veículos compactos, segmento no qual a Suzuki se tornou referência mundial.
Suzulight: o primeiro passo da Suzuki na indústria automotiva
Atualmente, a Suzuki Motor Corporation fabrica mais de três milhões de veículos anualmente, com previsão de atingir quatro milhões até 2030. A estratégia de desenvolver modelos leves continua vigente, refletida em plataformas como a Heartect, presente em diversos automóveis da marca.