A ZF Friedrichshafen AG, grupo global de tecnologia automotiva, intensificou seu processo de reestruturação e realinhamento estratégico no primeiro semestre de 2025. A empresa, sediada em Friedrichshafen, Alemanha, apresentou os resultados financeiros do período na última quinta-feira, revelando uma queda na receita de vendas, mas um aumento significativo na lucratividade. O movimento ocorre em meio a um cenário desafiador para o setor automotivo, marcado por estagnação na produção global de veículos, lenta expansão da eletromobilidade e incertezas comerciais.
Grupo alemão intensifica reestruturação e apresenta aumento na margem de lucro
Durante a apresentação, o CEO da ZF, Dr. Holger Klein, afirmou que a companhia está conduzindo o programa de reestruturação mais abrangente de sua história. “Estamos priorizando totalmente a lucratividade, a competitividade e nos posicionando para enfrentar os desafios do futuro”, declarou. A estratégia inclui ajustes na capacidade de produção, revisão de estruturas corporativas e avaliação do portfólio de produtos com foco em retorno sobre o capital investido.
Entre janeiro e junho de 2025, a ZF registrou receita de vendas de €19,7 bilhões, uma queda de 10,3% em relação ao mesmo período de 2024. A redução foi impactada pela transferência da unidade de montagem de eixos para a joint venture ZF Foxconn Chassis Modules GmbH. Apesar disso, o EBIT ajustado subiu para €874 milhões, com margem de 4,4%, frente aos 3,5% do ano anterior. O fluxo de caixa livre ajustado também apresentou melhora, atingindo €465 milhões, contra um resultado negativo de €494 milhões em 2024.
O CFO Michael Frick destacou a emissão de um título de €1,25 bilhão com vencimento em cinco anos como uma medida que reforça a segurança financeira da empresa. “Esse novo título nos dá mais segurança de planejamento para os próximos anos e mais tempo para a reestruturação estratégica da empresa”, afirmou. A dívida líquida da ZF totalizava €10,5 bilhões em 30 de junho, com margem de liquidez de aproximadamente €8 bilhões.
A força de trabalho global da ZF foi reduzida em mais de 11 mil equivalentes em tempo integral (FTEs) desde o início de 2024, incluindo 5.700 na Alemanha. Outros 4.700 colaboradores estão em processo de aposentadoria parcial ou regular. “Estamos progredindo e continuaremos a atuar com a maior responsabilidade possível neste processo de redução”, disse Klein. A possibilidade de demissões futuras não foi descartada, dada a dinâmica de mercado em algumas unidades.
ZF acelera reestruturação e foca em eficiência operacional
A empresa também anunciou mudanças em seu portfólio tecnológico. Tecnologias como os shuttles autônomos deixarão de ser desenvolvidas, enquanto áreas como Soluções para Chassis, Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial serão fortalecidas. A Divisão de Eletrônicos e Sistemas ADAS poderá passar por parcerias estratégicas, e a Divisão de Powertrain Eletrificado será submetida a um programa específico de reestruturação.
A ZF LIFETEC, antiga divisão de Sistemas de Segurança Passiva, foi desmembrada e agora atua como marca independente. A empresa segue avaliando opções estratégicas para seu desenvolvimento, diante das condições econômicas desfavoráveis para IPOs ou parcerias.
A ZF estará presente na IAA Mobility, em Munique, de 9 a 12 de setembro. Entre os destaques, estão o conceito Chassis 2.0, com atuadores inteligentes conectados em rede, e a nova plataforma SELECT e-drive, voltada para veículos híbridos e elétricos. Também será apresentada uma versão aprimorada da transmissão automática de oito velocidades.