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Ford aposta em nova plataforma para democratizar veículos elétricos

A Ford apresentou um projeto de engenharia e manufatura voltado à produção de veículos elétricos acessíveis em escala global. A iniciativa, que combina tradição industrial com inovação tecnológica, marca o início de uma nova fase para a montadora, com o lançamento previsto de uma picape elétrica média em 2027. O modelo será produzido na Fábrica de Louisville, nos Estados Unidos, e exportado para outros mercados.
Nova picape elétrica será produzida nos EUA com foco em exportação e eficiência
“Adotamos uma abordagem radical para um desafio muito difícil: criar veículos acessíveis que agradem os clientes em todos os aspectos importantes – design, inovação, flexibilidade, espaço, prazer de dirigir e custo de posse, com trabalhadores americanos”, afirmou Jim Farley, presidente e CEO da Ford. A nova Plataforma Universal de Veículos Elétricos e o Sistema Universal de Produção foram desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar, com atuação descentralizada e foco em soluções de engenharia de base.
A picape elétrica será construída sobre uma arquitetura que utiliza baterias prismáticas de fosfato de ferro-lítio (LFP), livres de cobalto e níquel. Essas baterias formam parte estrutural do veículo e contribuem para a redução de peso e aumento da durabilidade. A plataforma apresenta 20% menos peças, 25% menos fixadores e permite uma montagem 15% mais rápida em comparação com modelos anteriores.
O sistema de produção também foi reformulado. A tradicional linha de montagem foi substituída por uma “árvore de montagem”, em que três subconjuntos são produzidos simultaneamente e depois integrados. Grandes peças de alumínio fundido substituem componentes menores, e a bateria estrutural é montada separadamente com os elementos internos do veículo. Essa abordagem reduz a complexidade e melhora a ergonomia dos operadores.
“Colocamos nossos empregados no centro e recriamos a fábrica do zero”, declarou Bryce Currie, vice-presidente de Manufatura das Américas da Ford. A fábrica de Louisville será expandida em 4.800 metros quadrados e receberá atualizações digitais que permitirão maior eficiência logística e escaneamentos eletrônicos de qualidade.
Ford aposta em nova plataforma para democratizar veículos elétricos
A Ford investirá cerca de US$ 2 bilhões na planta de Louisville, além dos US$ 3 bilhões já anunciados para o BlueOval Battery Park Michigan, responsável pela produção das baterias LFP. O total de investimentos chega a US$ 5 bilhões. A expectativa é que a nova picape ofereça mais espaço interno, aceleração equivalente à de um Mustang EcoBoost e capacidade de transporte ampliada, com frunk e caçamba adaptáveis.
“Nos inspiramos no Modelo T – o carro universal que mudou o mundo”, disse Doug Field, diretor de EVs, digital e design da Ford. Segundo ele, a nova arquitetura elétrica zonal abre possibilidades inéditas na indústria, com foco em dirigibilidade e competitividade de custos. Detalhes como preço, autonomia e tempo de recarga serão divulgados posteriormente.
Com essa iniciativa, a Ford busca consolidar um modelo de negócio sustentável e lucrativo, com foco na produção nacional e na inovação em larga escala. A estratégia representa uma tentativa de superar os desafios enfrentados por montadoras em projetos anteriores de veículos acessíveis.