A segurança de veículos utilitários de grande porte foi colocada à prova pela ANCAP SAFETY, que realizou uma análise inédita sobre a eficácia dos sistemas de prevenção de colisões em picapes. O estudo comparativo envolveu cinco modelos amplamente comercializados na Austrália: Ford F-150 (atualizado), RAM 1500, Toyota LandCruiser 79 Series, Toyota Tundra e Chevrolet Silverado 1500.

Estudo inédito revela desempenho de sistemas de prevenção de colisões

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“Veículos maiores representam uma ameaça maior aos demais usuários das vias do que os carros de passeio. A melhor forma de reduzir o risco potencial de fatalidades e lesões graves é garantir que esses veículos façam o melhor possível para evitar uma colisão”, afirmou Carla Hoorweg, CEO da ANCAP. A executiva destacou que o estudo estabelece um novo parâmetro para o segmento e oferece diretrizes para fabricantes aprimorarem seus sistemas de segurança.

A crescente presença de picapes em áreas urbanas, especialmente em regiões escolares e vias residenciais, tem gerado preocupações na comunidade. A ANCAP aplicou práticas internacionais de avaliação para incentivar melhorias tecnológicas. Os testes foram realizados com padrões superiores aos exigidos por regulamentações, revelando variações de desempenho entre os modelos, mas também oportunidades de evolução.

O Ford F-150, com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2026, obteve a maior pontuação (81%) e recebeu classificação Platinum. O RAM 1500 ficou em segundo lugar, com 70% e selo Gold. Os modelos da Toyota, LandCruiser 79 Series e Tundra, alcançaram 55% e 50%, respectivamente, sendo classificados como Silver. O Chevrolet Silverado 1500 obteve 27%, recebendo o selo Bronze.

Esses resultados servirão de base para o desenvolvimento de um novo protocolo de avaliação, com previsão de ampliação para mais variantes a partir de 2026. Futuras fases poderão incluir testes físicos de proteção em colisões, complementando a análise de prevenção.

ANCAP divulga avaliação de segurança em picapes grandes

Nos Estados Unidos, dados indicam que colisões fatais envolvendo picapes são quatro vezes mais frequentes em curvas do que com carros de passeio. Além disso, veículos com capôs acima de um metro de altura têm 45% mais chance de causar fatalidades em atropelamentos.

A ANCAP atua desde 1992 na avaliação de segurança de veículos leves, incluindo utilitários. A introdução do programa Large Utilities ADAS Safety Comparison representa um avanço na cobertura de modelos com maior massa e capacidade de reboque, que têm ganhado espaço entre consumidores urbanos e rurais.

Historicamente voltadas ao transporte de cargas e reboques, essas picapes passaram a ser utilizadas por famílias e profissionais em centros urbanos. A popularização desses modelos trouxe à tona debates sobre riscos associados ao seu porte e impacto na segurança viária.

A ANCAP reforça que os dados objetivos obtidos ao longo dos anos têm impulsionado melhorias significativas na indústria automotiva, contribuindo para a redução de traumas nas estradas e promovendo maior proteção aos usuários.