A Mercedes-Benz anunciou o lançamento da edição especial Actros Evolution Série 15 Anos, composta por apenas 15 unidades, em comemoração à trajetória do caminhão extrapesado Actros rodoviário no mercado brasileiro. O modelo, já disponível para comercialização, marca uma celebração técnica e simbólica da evolução do veículo desde sua introdução no país.

Mercedes-Benz apresenta edição comemorativa com motor de 530 cavalos e pacote completo de segurança

“O Actros Evolution é a melhor versão do nosso top de linha rodoviário já vendida no País”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. Segundo o executivo, o modelo representa um processo contínuo de aprimoramento técnico, voltado à confiabilidade e eficiência operacional. “Vamos então comemorar os seus 15 anos com essa série muito especial”, complementa.

A série limitada inclui 10 unidades do Actros Evolution 2553 LS 6×2 e 5 unidades do Actros Evolution 2653 S 6×4. Ambos são equipados com o motor OM 471 de terceira geração, com potência de 530 cavalos e torque de 2.600 Nm, o mais potente da marca no Brasil desde a introdução da versão Proconve P8 (Euro 6). O motor apresenta redução de ruído e vibração, além de economia de combustível de até 8% em relação ao OM 460 Euro 5.

O design exclusivo da série inclui pintura na cor cinza morsa, emblema Evolution nas portas, adesivos comemorativos e rodas de alumínio brilhante. A cabine Top Space oferece altura interna de 1,84 m, painel digital de 12 polegadas, MirrorCam de segunda geração, ar-condicionado digital e noturno, geladeira de 25 litros e carregamento de celular por indução.

A segurança é reforçada com os pacotes completo e básico, que incluem sistemas como ABA 5 com reconhecimento de pedestres, assistente de ponto cego, piloto automático adaptativo, airbag para o motorista, controle eletrônico de estabilidade, sensores de chuva e iluminação, entre outros.

Série limitada de 15 unidades marca os 15 anos do Actros rodoviário no Brasil

A suspensão traseira varia conforme o modelo: pneumática com 4 bolsas por eixo e CMT de 62 toneladas no 2553 6×2, e metálica Tuftrac com CMT de 80 toneladas no 2653 6×4. “A suspensão metálica assegura mais estabilidade para o caminhão em atividades robustas”, explica Ferrarez. “O cliente escolhe o que é melhor para ele.”

O Actros Evolution também incorpora defletores de ar específicos para aplicações baú e graneleiras, transmissão automatizada Powershift 3 Advanced, controle preditivo do trem de força (PPC), bateria de alta ciclagem de 230 Ah, filtro coalescente com alto poder de filtragem e kit de robustez para operações mistas.

O modelo 2553 6×2 atende à legislação que autoriza semirreboques de 4 eixos com PBTC de até 58,5 toneladas, ampliando a produtividade e reduzindo custos operacionais. A Mercedes-Benz reforça, com essa edição especial, a continuidade de sua estratégia voltada ao transporte rodoviário e aplicações mistas, como o agronegócio.