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Alpha Notícias: Ford apresenta o supercarro Mustang GTD 2025 com mais de 800 cavalos de potência

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Modelo foi desenvolvido pela Ford Performance e a Multimatic e terá produção limitada a partir do final de 2024


A Ford apresentou o Mustang GTD 2025, um carro de alta performance de edição limitada, homologado para as ruas, inspirado no Mustang GT3 e programado para correr em Le Mans no próximo ano.

“O Mustang GTD destrói todas as noções preconcebidas do que é um supercarro. É uma nova abordagem para nós. Não projetamos um carro de rua para as pistas, criamos um carro de corrida para as ruas. O Mustang GTD pega a tecnologia do nosso Mustang GT3 de competição, a envolve numa carroceria de fibra de carbono e a libera nas ruas”, diz Jim Farley, presidente e CEO da Ford.


Todas as peças de precisão do Mustang GTD foram especialmente projetadas. Cada forma é determinada pela função. Ele foi projetado com um propósito: ser mais rápido na pista, com mais tecnologia que os carros de corrida nos quais se baseia. Muitas pessoas que participaram do seu desenvolvimento também estão por trás dos Mustangs de corrida e do GT vencedor de Le Mans. Ele foi feito para ser o Mustang de rua mais rápido de todos os tempos.

O Mustang GTD tem uma incrível força descendente para rodar plantado no asfalto, graças à aerodinâmica ativa e à aderência dos enormes pneus, montados em uma avançada suspensão dianteira de braços curtos e longos, com altura dupla, e suspensão traseira multi-link. Ele para com autoridade graças aos freios de carbono-cerâmica, tem transmissão de oito marchas com dupla embreagem montada na traseira e eixo de transmissão de fibra de carbono leve para oferecer uma distribuição de peso próxima de 50/50. Tudo isso movido a uma velocidade espantosa por um V8 de 5,2 litros supercharged, com potência estimada de mais de 800 cavalos.


“Quando você olha para a engenharia, a aerodinâmica e como o trem de força funciona, o Mustang GTD é um foguete de rua”, diz Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports.

O Mustang GTD foi projetado pela Ford em parceria com a Multimatic, que desenvolveu o Mustang GT3, o Mustang GT4 e o Ford GT vencedor de Le Mans. Ele incorpora décadas de avanços de engenharia, gerados pelo aprendizado contínuo em corridas, e está destinado a ser uma parte icônica da história do Mustang e da Ford.

O Mustang GTD usa um V8 supercharged de 5,2 litros, desenvolvido especialmente com entradas duplas de ar e o primeiro sistema de cárter seco em um Mustang de rua, para manter o motor lubrificado em curvas contínuas e exigentes. A linha vermelha de rotação do motor, a mais de 7.500 rpm, gera notas excepcionais, reforçadas pelo sistema de exaustão com válvula ativa de titânio opcional. É o Mustang homologado para as ruas mais potente já desenvolvido pela Ford.


Toda a potência do motor é enviada para as rodas traseiras por meio de um eixo de transmissão de fibra de carbono, conectado a uma transmissão traseira de oito marchas para uma distribuição de peso próxima de 50/50 na frente e na traseira.

O desempenho do Mustang GTD é aprimorado pela suspensão semiativa de última geração, que pode variar tanto a força de mola como a altura do curso. O amortecedor com válvula adaptativa de acionamento hidráulico, com dupla regulagem de mola e altura, permite aprimorar o desempenho nas ruas e nas pistas de forma independente. A suspensão permite um ajuste quase 40 mm mais baixo no modo Track e, no geral, tem um curso quase quatro polegadas maior que o do Mustang GT.

A suspensão dianteira com braços curtos e longos melhora a rigidez lateral e a dinâmica, especialmente em curvas com alta força G. A suspensão traseira é do tipo integral link “pushrod” com balancim. Os amortecedores internos com válvula adaptativa e as molas são dispostos em um padrão cruzado horizontal, integrados a um subquadro tubular forte e eficiente em termos de peso. Essa arquitetura exclusiva cria uma relação de movimento da haste ao amortecedor de 1:1, fazendo o carro responder com precisão às condições da pista.

A aderência e estabilidade nas curvas do Mustang GTD vêm dos pneus dianteiros com 325 mm de largura – mesma largura dos pneus traseiros do Ford GT – e traseiros com 345 mm. Eles são montados em rodas de alumínio forjado de 20 polegadas, ou rodas de magnésio forjado opcionais, que oferecem a combinação ideal de peso e durabilidade com design semelhante ao do Mustang GT3.


Por trás dessas rodas estão os enormes freios Brembo de carbono-cerâmica, otimizados para dissipar o calor e garantir frenagens consistentes. O freio traseiro conta com dutos de resfriamento montados abaixo da suspensão.

O Mustang GTD traz uma tecnologia nova na Ford, de controle de tração variável no modo pista. Ela permite ampliar os limites do carro, modulando a potência do motor e a atuação do controle de tração. Os ajustes podem ser feitos sem tirar as mãos do volante, permitindo ao motorista combinar os recursos com a sua habilidade de direção.

O Mustang GTD usa uma arquitetura elétrica avançada, trazida do novo Mustang de sétima geração, para oferecer o que há de melhor em conectividade, vários modos de direção personalizados e atualizações de software over-the-air. Essas tecnologias funcionam em harmonia para oferecer uma experiência de direção emocionante, com padrão inigualável de controle.

A cabine traz materiais de acabamento premium, incluindo camurça Miko combinada com couro e fibra de carbono e monitores digitais que mantêm o motorista envolvido e no total comando. Os bancos Recaro, otimizados para os dias de pista, são complementados por “paddle shifters”, seletor de câmbio rotativo e placa de série feitos com titânio reaproveitado de peças de caças Lockheed Martin F-22. O banco traseiro foi removido para reduzir o peso e criar espaço de carga.

O Mustang GTD será oferecido com várias combinações de cores internas e vários pacotes externos opcionais. Ele poderá ser encomendado em qualquer cor, incluindo amostras fornecidas pelo cliente. Isso permitirá criar modelos exclusivos e dar ao carro uma presença marcante, o mais próximo possível de um Mustang GT3 de competição para as ruas.


O Mustang GTD estará disponível no final de 2024, começo de 2025, com produção limitada e preço estimado a partir de US$ 300.000. A sua montagem será iniciada na fábrica da Ford em Flat Rock e depois finalizada à mão pelas equipes da Ford Performance e da Multimatic nas instalações da Multimatic em Markham, Canadá, com o mesmo apuro dos modelos de corrida.
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